quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Chegamos ao número 2

by Thais Pantarotto
Primeiramente gostaria de agradecer o apoio recebido pela criação da Newsletter, mais uma vez gostaria de frisar que ela é nosso, está aberta e faz questão de receber contribuições de todos. Escrevam algumas linhas sobre a nossa natação e mande para gente. Nessa edição temos a apresentação de algumas categorias, o calendário das primeiras competições e um ótimo texto do Taba, além dos últimos acontecimentos e dos que estão por vir. Aproveitem o número 2.

Frase do Técnico

"Grandes resultados requerem grandes ambições."
(Heráclito)

Aconteceu

Travessia Wet-n-Wild (dia 23)
by Ricardo Pantarotto
Aconteceu no último sábado (23), no parque aquático Wet-n-Wild a I Etapa do Campeonato Paulista de Águas Abertas, onde tivemos a presença das equipes do Infantil e Juvenil.
Além de participarem da travessia de 1km, aproveitaram o resto do dia no parque aquático. Essa iniciativa faz parte do "Projeto Ação" do grupo do Juvenil, que segundo o técnico Taba “tem por objetivo, uma vez por mês realizar uma atividade competitiva juntamente com uma atividade social”. Todos participantes que completaram a travessia ganharam medalhas de participação e os três primeiros de cada categoria troféus. Apesar desse tipo de prova não ser a especialidade desses atletas e muitos terem nadado esse tipo de prova pela primeira vez, obtivemos ótimos resultados, com presença em 14 dos 24 pódios, inclusive com duas trincas. Os resultados podem ser conferidos no site da FAP (ver link na sessão Links Úteis)
Confira as fotos no site www.maratonaaquatica.br e os pódios abaixo:
Infantil 1: (F)
(M)
Ana Flavia Celino (3º)
Caio Pantarotto (2º)
Infantil 2: (F)

(M)

Camila Zattar (1º)
Tatyana Der Agopian (3º)
Fernando Kuteken (2º)
Jose Eduardo Moreira (3º)
Juvenil 1: (F)


(M)
Amanda Cruz (1º)
Leticia Pires (2º)
Luiza Sodre (3º)
Matheus Martini (3º)
Juvenil 2: (F)
(M)


Alina Dumas (3º)
Yuri Garanito (1º)
Bruno Barbosa (2º)
André Itiberê (3º)
Opinião do técnico
by Álvaro Taba (técnico Juvenil)
"Apesar de sermos totalmente "lesos" para nadar travessias.... a equipe deu um show, não só de performance mas também de atitude e diversão. Muitos relataram de sua felicidade por terem realizado esse trajeto e com satisfação e alegria por poder estar lá se divertindo e competindo."

Opinião do nadador
by Lucas Miranda (Juvenil 2)
"As equipes do infantil e juvenil do Pinheiros participaram neste final de semana da 1ª Etapa do Circuito Paulista de Águas Abertas, que aconteceu em um lago de águas escuras, em forma de “L”, no parque aquático Wet’n Wild. Esta prova de travessia foi uma experiência inédita para mim e para a maioria dos meus amigos. A largada foi tumultuada, com muitos escorregões e tombos na margem do lago. Eu e meus amigos definimos, como estratégia, sair rápido, atropelando quem estivesse na nossa frente, para que depois de alguns metros, pudéssemos manter um ritmo mais tranqüilo, fora do “crowd”. Porém, acho que todos planejaram a mesma coisa e a saída foi uma verdadeira guerra, com socos, chutes, puxões e atropelamentos para todo lado. Apesar de tentarmos seguir as orientações dos organizadores da prova, muitos de nós acabaram errando o percurso, nadando em direção da bóia errada. Como não consegui sair do meio da confusão, como planejado, a orientação ficou muito difícil e decidi então seguir acompanhando o bolo. Só depois da metade da prova, quando comecei a enxergar as bóias, é que pude imprimir um ritmo mais tranqüilo, nadando com uma técnica um pouco melhor. Apesar de todas as dificuldades, a experiência foi muito divertida e todos da equipe do Pinheiros, apesar de novatos neste tipo de prova, conseguiram resultados excelentes. Depois de tudo isso ainda pudemos aproveitar o dia no parque. Foi muito legal e espero poder fazer mais provas de travessia, pois valem como treinamento, passeio e muita diversão."

Opinião da nadadora
by Giulia Lourenço ( Infantil 2 )
"Tudo foi muito bom. É claro que ter acordado às 5 da manhã não foi muito legal...mas valeu!!! Espero que se torne uma "tradição" a participação do Pinheiros nessa competição com jeito diferente, porque até quem foi só para brincar, acabou saindo satisfeito com o resultado da travessia. De resto, só vou falar que apesar das filas imensas nos brinquedos, a gente se divertiu muito. Bom... Parabéns para o pessoal que conseguiu um pódio, e espero que essas seja a primeira de muitas travessias para a gente se lembrar!! "

Quase vaga Olímpica.........na vela
by Ricardo Pantarotto
O atleta do Juvenil, João Jorge Zarif, de 15 anos, deu um tempo nos treinos para se preparar para a disputa da vaga olímpica da classe Finn (Vela). As regatas foram muito disputadas e ele ficou em segundo, apenas um ponto atrás do primeiro colocado que ficou com a vaga olímpica. Acho que o comentário do Taba (técnico do Juvenil) diz muito sobre o objetivo da natação pinheirense: “Veja o que nossos atletas aprendem com nosso treino....Nossa meta é prepará-los, sem saber para o quê? Mas que estejam preparados para superar-se sempre”

Vai Acontecer

Prof. Diego Lopez também vai casar
by Diego Lopez (técnico Mirim)
Pegando o "vácuo" e não querendo deixar o Treinador Tiago Moreno para trás, dia 08 de Março o Treinador Diego Lopez também se casará. Será uma cerimônia somente no civil em cartório, porém, o que vale é que depois dessa data o "time dos casados" ganhará mais um reforço... agora são "Todos X Arilson Soares".

Pizzada
by Thais Pantarotto
Dia 29/02 as 20:00hs na Pizzaria do cube, vai acontecer a primeira pizzada do ano. Esperamos todos prestigiando esse evento de integração entre as equipes. Lembrando que além dos atletas, os pais também estão convidados. O esquema é o mesmo de sempre, onde atletas desacompanhados pagam R$15,00. O valor foi reajustado, pois não estava cobrindo as despesas.

Projeto Padrinho
by Álvaro Taba (técnico do Juvenil)
Nesta semana começa o “Projeto Padrinho” com a participação das equipes petiz e juvenil. Este projeto tem por objetivo a integração das equipes, a referência para atletas menores e o desenvolvimento da auto-correção para atletas maiores. Ele acontece toda 4ª feira as 15:30, seguindo o seguinte cronograma:
  • 27/02: estilo de borboleta
  • 05/03: estilo de costas
  • 12/03: estilo de peito
  • 19/03: estilo de crawl

Equipes

Equipe Mirim volta com tudo
by Diego Lopez (técnico Mirim)
No dia 11 de Fevereiro (Segunda feira), a categoria mirim (nascidos em 00/99/98) retornou aos Treinos. Após três semanas, já temos quase 100 crianças !! Esse número "nunca jamais foi visto nesse clube" (como sempre diz o nosso Presidente Lula nos seus discursos...) durante o primeiro semestre de qualquer ano desde 1996. Isso comprova o trabalho bem introsado entre a Escolinha e o Competitivo nos últimos tempos. VAMOS COM TUDO !!

Formação das Equipes Infantil e Juvenil

by Ricardo Pantarotto
Vamos aproveitar esse espaço para apresentar os atletas de cada categoria.
As equipes do Infantil e Juvenil já estão fechadas, no Infantil vamos ter 35 atletas, 15 no Infantil 1 e 20 no Infantil 2. Já no Juvenil vamos ter 30 atletas, 13 no Juvenil 1 e 17 no Juvenil 2.

Infantil (35 atletas)
Técnico: André Simões Ferreira (AMENDOIM)

::Infantil 1 (15 atletas)
Ana Flavia Celino
Giuliana Bonilha
Júlia Fiks
Maria Eduarda
Paula Gurgel
Veridiana Carvalho
Alexandre Miyake Silva
Bruno Jacob
Caio Pantarotto
Eduardo Fróes
João Pedro Souto Maior
Lucas Manglano
Guilherme Halabi
Nestor Nilson A. Junior
Victor Vaccaro
Yussef Elias

::Infantil 2 (20 atletas)
Camila Zattar
Cecilia Zaccarelli
Gabriela Tofeti
Giulia Lourenço
Paloma Giuliani
Patricia Santa Fé
Tábata Dalio
Tatyana Agopian
Breno Buckup
Caio Itiberê
Fernando Kuteken
João Pedro Steiner
José Eduardo C. Moreira
Leonardo Alcover
Luca Dompieri
Lucas Lara
Marcelo Mesquita
Murilo Gustineli
Pedro Tortamano
Thiago Salles

Juvenil (30 atletas)
Técnico: Álvaro Taba

::Juvenil 1 (13 atletas)
Amanda Macedo Cruz
Ana Clara Toscano
Isabela Café
Júlia Sodré
Luiza Sodré
Júlia Prezotto
Letícia Todesco
Olivia Soares
Eduardo Vaz Guimarães
Giovani Braga
Marcos Pereira Epperlein
Matheus Martini
Rogério Bonatti

::Juvenil 2 (17 atletas)
Alina Dumas
Marina Bernardini
Laura Prado
Marina Gurgel
Marina Santa Fé
Franko Jonker
Hana Farahat
Victória Frascino
André Itiberê
André Tokeshi
Bruno Barbosa
Lucas Dib
Gerson Pereira da Silva
Lucas Miranda
Murilo Monteiro
Pedro Pereira Epperlein
Yuri Garanito

“LIMITE!”

by Álvaro Taba (Técnico Juvenil)
(extraído do Manual Geral de Treinamento do Juvenil)
Você REALMENTE está fazendo de tudo para alcançá-lo? Você acredita no fato de que treinar forte, praticar musculação, fazer muito alongamento, dormir, comer, e se hidratar corretamente podem levar a sua vitória pessoal na natação? Quanto tempo por dia você utiliza para tentar diminuir a distância entre o que você faz e o que realmente quer fazer? Existe o atleta racional? Um atleta pode pensar durante a prova? Você acredita que só o fato de estafar seu corpo pode levá-lo a ser rápido e resistente?

Estudos científicos dizem que, nem sempre, os puxados treinamentos são suficientes para tornar um atleta verdadeiramente competitivo. Ayrton Senna, Michael Jordan, Oscar Schmidt, Alexander Popov, enfim, são atletas exemplos claros de uma alta capacidade de concentração, por isso são destaques no que fazem (ou fizeram), são capazes de tomar decisões em milésimos de segundos e, por incrível que pareça, sempre tomam a decisão certa, mas como isso? É possível raciocinar em uma fração de segundos? Por que nadadores como Ian Thorpe, Michael Phelps, Kitagima, Peter Hoogenband são tão eficazes dentro das piscinas? O que é liderar uma prova? Você já liderou uma prova? Você acha que quando nada, apenas seu corpo está se esforçando? Em que, os atletas de alto nível pensam quando estão nadando? "E você, PENSA enquanto compete?"

Acredito que todas essas questões são importantes, quando tentamos, periodicamente, modificar algo que se chama LIMITE. É altamente provável que um nadador imagina durante a realização de uma prova, possa Influenciar no resultado da sua execução, ou conseqüentemente no resultado final. É difícil interpretar que a resistência ao sofrimento de um final de prova, possa ser atribuída somente ao treinamento físico. Analisando parcialmente, o sucesso parece ser determinado a partir da tolerância psicológica de cada um. Então, vamos lá, acreditem em todos os sonhos e objetivos traçados, mas faça VERDADEIRAMENTE por merecer.

Aniversariantes de Março

04 Juliana Godoy Marques - Infantil 2
06 Caio Pantarotto - Infantil 1
06 Thomas Rainer - Petiz 2
09 Breno Buckup - Infantil 2
10 Lucas Lara - Infantil 2
10 Rafael Cardoso - Petiz 2
13 Gabriela Cunha - Petiz 1
17 Matheus Martini - Juvenil 1
29 Victória Frascino - Juvenil 2
30 Letícia Todesco - Juvenil 1
31 Nestor Amancio Junior - Infantil 2

Trocas, Doações e Afins

by Rachel Miranda
As Trocas e Doações continuam. Muitos matérias já foram trocados e doados, se você tem materiais da natação que não servem mais, ou não são mais usados, e não sabe o que fazer. Faça a doação que nós encaminharemos para quem está precisando. Encaminhe um email para a Rachel Miranda (rachelmiranda@uol.com.br) que ela recolherá e fará a distribuição. E se você estiver precisando de algum material, antes de comprá-lo entre em contato no mesmo email.
Temos no nosso “estoque”: um pé de pato 37/38, e um 38/40

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Apresentação

by Thais Pantarotto
Essa é a newsletter da natação de base do Pinheiros. É uma iniciativa extra-oficial dos pais, técnicos e atletas. A idéia é enviá-la quinzenalmente. Nela teremos, novidades, curiosidades, resultados de competições de todas as categorias, calendário das competições, notícias internas e outros assuntos de interesse da natação Pinheirense. O principal objetivo é a integração das categorias de base.
Esse espaço, está aberto e espera a contribuição de pais, parentes, técnicos, amigos e atletas. Todos podem contribuir escrevendo artigos sobre os eventos que acompanharam, notícias de interesse da comunidade, sugestões, dicas, etc. Enfim estão todos convidados a contribuir.
Para receber a newsletter basta enviar um email para newsletter.natacao.ecp@gmail.com o titulo “Assinar”.

Frase do Técnico

"Um caminho de mil quilômetros começa com o primeiro passo"
(Lao-Tsé)

Aconteceu

by Thais Pantarotto
No dia 26/01/08 aconteceu o casamento do nosso querido técnico do petiz, Tiago Moreno com sua noiva Aline. Os atletas pinheirenses compareceram em peso na cerimônia religiosa, que foi coroada no seu final com o grito de guerra da natação. Parabéns Tiago.

by Thais Pantarotto / Marina Santa Fé
Durante o Carnaval aconteceu em Mococa (SP), na Associação Esportiva Mocoquense, a III Carnaval Week Mococa 2008, clínica de natação comandada pelo técnico do Juvenil Álvaro Taba e esse ano compareceram 75 atletas. Contou com a presença maciça das categorias Infantil 2 e Juvenil do Pinheiros.
Segue o comentário da Marina Santa Fé (Juvenil 2) que esteve lá:
"Esse ano, fui pela segunda vez à Mococa no carnaval. Dessa vez, havia bem mais gente do que em 2006 e o treinamento foi bem mais intenso, mas com certeza todos nós que fomos nas outras vezes, ou para os que foram só nessa, aprendemos bastante. Ouvimos palestras feitas pelos técnicos, uma outra que foi feita pelos atletas Raphael Santos e Raphael Rodrigues, vimos um filme, treinamos duro, até brincamos e todas essas atividades nos levaram a refletir sobre o que realmente queremos na natação, os nossos objetivos dentro dela, como conseguiremos alcançá-los, o que iremos fazer após conquistá-los e principalmente que, devemos tentar nos superar a cada dia. Tenho certeza de que todos que foram para lá, voltaram diferentes, que irão usar tudo o que aprendemos para serem cada vez melhores e também, muito mais focado no esporte que praticamos."
As fotos da clinica podem ser conferidas no site da Associação Esportiva Mocoquense.

Vai Acontecer

by Ricardo Pantarotto
O calendário das competições deste ano ainda não foi definido. A Newsletter conta com um espaço permanente (coluna da esquerda) com os próximos eventos e competições. E também resultados das mesmas.

Equipes

by Ricardo Pantarotto
Os técnicos estão finalizando a organização formal das equipes para a temporada 2008, informaremos em breve sua composição. Os técnicos das categorias de base são:
  • Mirim: DIEGO Lopez
  • Petiz: TIAGO Moreno
  • Infantil: André Simões Ferreira (AMENDOIM)
  • Juvenil: Álvaro TABA

Novidades

by Thais Pantarotto
No início desse ano foi criado pela diretoria de natação um novo cargo, Assessora de Natação. As novas assessoras são:
  • Ligia Santinho (Mirim)
  • Rachel Miranda (Petiz)
  • Thais Pantarotto e Lilian Gurgel (Infantil)
  • Elisa Santa Fé e Lilian Gurgel (Juvenil)
As assessoras darão apoio diretamente aos técnicos, auxiliando em vários aspectos, como por exemplo a organização de viagens, e facilitando a comunicação entre eles e a diretoria.

Aniversariantes de Janeiro e Fevereiro

Janeiro
04 Lucas Dib - Juvenil 2
08 Julia Martini - Petiz 2
10 Lara Mixéu - Petiz 2
12 Tábata Dalio - Infantil 2
16 Giulia Lourenço - Infantil 2
31 André Itiberê - Juvenil 2

Fevereiro
01 Isabella Camargo - Petiz 2
02 Ana Flávia Celino - Infantil 1
03 Giovani Braga - Juvenil 1
08 Camila Souto Maior - Petiz 1
08 Gabriel Sacardo - Petiz 2
12 Rodrigo Passos - Petiz 2
14 Caio Itiberê - Infantil 2
17 Isabella Scherer - Petiz 2
18 Yuri Garanito - Juvenil 2

Trocas, Doações e Afins

by Rachel Miranda
Quem tem materiais da natação que não servem mais, ou não são mais usados, e não sabe o que fazer. Faça a doação que nós encaminharemos para quem está precisando. Encaminhe um email para a Rachel Miranda (rachelmiranda@uol.com.br) que ela recolherá e fará a distribuição. E se você estiver precisando de algum material, antes de comprá-lo entre em contato no mesmo email.