quinta-feira, 24 de abril de 2008

Objetivos Alcançados

by Ricardo Pantarotto

Conforme havia mencionado na edição anterior, alguns objetivos seriam alcançados com a Seletiva Kim Mollo. Com certeza houve uma surpresa muito positiva com a classificação de 28 atletas, muitos classificados alcançaram pela primeira vez esse objetivo tão almejado por todos.

Mais importante do que o recorde de atletas, é que todos nadaram muito bem, com seriedade e dando tudo de si em busca de um objetivo, seja para superar seus recordes pessoais ou para realizar o sonho de participar de uma seleção.

Foi muito bacana presenciar essa competição e ver a alegria de todos a cada classificação, porém como existe um número limitado de vagas, muitos que nadaram bem acabaram não sendo convocados.

Existem muitos objetivos pela frente, e agora é partir com tudo para o próximo.

Frase do Técnico

"Não sabendo que era impossível, foi lá e fez".
( Jean Cocteau )

Aconteceu

Seletiva para o Kim Mollo
by Ricardo Pantarotto

Aconteceu no fim de semana de 12 e 13 de Abril, no Clube Paineiras, a tão esperada seletiva para a formação da seleção que irá representar a 1ª Região no Torneio Inter-Regional (Troféu Kim Mollo) que acontecerá em Mococa nos dias 16 a 18 de Maio.

Esse ano as equipes se superaram conseguindo um número recorde de convocações, 28 atletas selecionados num total de 72 vagas (no ano passado foram 19 selecionados). Foram 10 atletas no Petiz, 11 no Infantil e 7 no Juvenil.

Além dos que conseguiram vagas, todos foram muito bem, confira a análise dos técnicos na sessão Equipes.

Confira as fotos do Petiz e Infantil no meu álbum de fotos.

Lista dos 28 Pinheirenses selecionados para o Kim Mollo 2008:

Petiz 1
.Letícia Cassia Silva (100L)
.Wesley Gemente (400L, 100L, 100M, Rev)
.Vitor Gonçalves (100L, 100P, Rev)

Petiz 2
.Isabella Scherer (100B, 100P)
.Isabella Camargo (100B, 100L, Rev)
.Julia Salto Martini (100P, 200M, Rev)
.Fernanda Gonçalves (100L, 100C, 200M, Rev)
.Gabriel Santos (100P)
.Rodrigo Amaral Passos (100C, Rev)
.Thomas Rainer (100B, 100C, Rev)

Infantil 1
.Ana Flavia Celino (100B, 100C)
.Julia Fiks Salem (100B, 50L, Rev)
.Veridiana Carvalho (100L, 100P, 200M, Rev)
.Alexandre Miyake Silva (50L, Rev)
.Caio Pantarotto (400L, 100B, 100L, Rev)
.João Pedro Souto Maior (100P)
.Yussef Elias (400L, 100C, 50L, Rev)

Infantil 2
.Cecília Zaccarelli (100P, 200M)
.Tatyana der Agopian (400L)
.Leonardo Alcover (100B, 100L, 50L, Rev)
.João Pedro Steiner (100B, 100C, 50L, Rev)

Juvenil 1
.Ana Clara Pereira (100C, 200M)
.Letícia Todesco Pires (100B, 100L, 50L, Rev)

Juvenil 2
.Marina Santa Fé (100L, 50L, Rev)
.Victória Frascino (100P, 100C, 200M)
.André Itiberê Silva (400L, 100L, Rev)
.Gerson Pereira Silva (100B, 100L, 50L, Rev)
.Yuri Garanito (100B, 100C, 200M)

Vale destacar também a participação da Camila Zattar (Infantil 2), Patricia Santa Fé (Infantil 2), Matheus Martini (Juvenil 1) e Murilo Monteiro (Juvenil 2) que ganharam suas provas mas não puderam ser convocados por já terem participado de seleções reginais e nacionais.

Parabéns a todos e boa sorte em Mococa.


Opinião do Técnico
by Thiago (técnico Petiz)

"Fiquei muito feliz com os resultados, não apenas com os que se classificaram para a Seleção Regional, mais principalmente pela competitividade que demonstrou toda equipe, principalmente os Petiz I, que tiveram evoluções muito significativas, onde prova que estamos no caminho certo.

Pena que a seleção não tem vagas para todos, como podemos ver que João Facciotti e Marina Miranda, mesmo tendo excelentes performances nos treino e na competição, não conseguiram se classificar."


Quarteto Mirim no Festival Gustavo Borges
by Diego Lopez

No dia 12 de Abril (Sábado de manhã), foi realizado o Festival Gustavo Borges, no Conjunto Desportivo Baby Barione (DEF da Água Branca). Foi disputada somente a prova de 50m L em diversas categorias para ambos os sexos. Os nossos atletas conquistaram ótimos resultados pessoais !! Acompanhem abaixo (tempo não oficial):

- Luis Gustavo Borges (Mirim 1): 47”93
- Isabel Khoul (Mirim 2): 41”87
- Arion Santinho (Mirim 2): 37”31
- Rafael Bernardini (Mirim 2): 42”03

PARABÉNS A TODOS !!


Vai Acontecer

Festival Projeto Futuro no próximo Sábado (26/4)
by Diego Lopez

No próximo sábado, dia 26 de Abril (Sábado a tarde), nós teremos o Festival Competitivo “Projeto Futuro” na Piscina do Poli esportivo do ECP das 13hs15 às 17hs45.

Nesse evento, teremos provas de 25m CO e 25m L onde o Pinheiros disputará com outras quatro entidades (Acad. Kainagua, Col. Sto. Américo, Rachel Natação e Escola de Natação da USP).

Todos ganharão medalhas de acordo com o seu tempo e não da sua colocação. Todas as crianças que nadam com o Prof. Diego Lopez, estão sendo convocadas para esse importante evento !!


Regional Infantil e Juvenil no Domingo (27/4)
by Ricardo Pantarotto

Atenção dessa vez a competição vai ser no domingo.

No próximo domingo 27 de abril acontece o Regional Infaltil a Sênior no Baby Barione.

Os atletas do Infantil só vão nadar as provas da manhã. Dará tempo de comer a macarronada e ver o jogo do Palmeiras.


2ª Etapa do Circuito de Mirins (10/5)
by Diego Lopez

Ainda estamos aguardando as informações de horário e local da segunda etapa do Circuito de Mirins, que será realizada dia 10 de Maio. Porém, já definimos os convocados para que os papais possam ir se programando. Confiram abaixo:

- Bruna Bianchi, Arthur Amaral, Luis Gustavo Borges, Murilo Andrade, Ana Carolina Prieto, Catarina Spinelli, Fernanda Âmbar, Giovana Rogozyk, Isabel Khoul, Marina Klasing, Marina Schafter, Natali Jacobo, Antonio Manssur, Arion Santinho, Bruno Vicola, Filipe Magalhães, Franco Melo, Guilherme Rainer, João Pedro Spinelli, Jorge Mahfuz, Luis Felipe Spinelli, Pedro Xavier e Rafael Bernardini.


Torneio Inter-Regional (Troféu Kim Mollo) (16-18/5)
by Thais Pantarotto

Para quem foi selecionado, o Troféu Kim Mollo acontece nos dias 17 e 18 de Maio, sendo que a seleção deve seguir para Mococa na manhã de sexta (16), conforme convocação que deve ser encaminhada pela delegacia da 1a Região.

Para quem quiser ir assistir é bom reservar já o hotel, pois são poucos e alguns já não tem mais vagas.


Regional Petiz e Infantil (17/5)
by Thais Pantarotto

No sábado 17 de Maio teremos o Regional Petiz e Infantil em local a ser definido.


Aquathlon em Santos (31/5)
by Diego Lopez

Ainda estamos aguardando outras informações do Aquathlon (Natação e Corrida) que será realizada dia 31 de Maio (Sábado de manhã) na Ponta da Praia (próximo ao Aquário) em Santos nas distâncias de 300m de Natação e 1Km de Corrida. Porém, já definimos os convocados para que os papais possam ir se programando. Confiram abaixo:

- Catarina Spinelli, Natali Jacobo, Rafaela Graber, Arion Santinho, Antonio Manssur, Guilherme Rainer, João Pedro Spinelli, Luis Felipe Spinelli, Matheus Caltabiano, Nicolas Graber, Pedro Herman, Rafael Bernardini e Rodrigo Nascimento.


Equipes

Relatórios das Competições

A seguir os relatórios das performances das equipes nas últimas competições

Juvenil - Torneio Regional Absoluto - 7ª região FAP - 04/04/2008
Unisanta/Santos/SP - piscina de 50m

by Alvaro Taba

No dia 5 de abril foi realizado a terceira competição da equipe Juvenil ECP na piscina de 25 metros da Universidade de Santa Cecília. O regional de juvenil a sênior da 7ª região serviu para terminar a série de competições preparatórias para a seletiva do Kim Mollo, além de treinar o “clima” de competição, foi laboratório mais uma vez para novas provas dos nadadores, principalmente de 50 metros. O esperado era uma melhora ou manutenção dos melhores tempos. Cada atleta participou de 3 provas.

Analise de performance da equipe:

Excelente....22%
Bom..........08%
Regular......13%
Inicial......38%
Faltas.......19%


Performance



Como as competições mais importantes e o próprio treinamento não têm provas de 50m como o principal foco, muitos atletas não costumam nadar essas provas, e por conseqüência não possuíam tempos para as mesmas. Mesmo com a maioria nadando provas de velocidade, não foram deixadas de lado provas de 200 e 400 para testes e treinos de passagens e freqüências.


Juvenil - Seletiva Kim Mollo - 1ª região FAP - 12 e 13/04/2008
CPM/São Paulo/SP - piscina de 25m

by Alvaro Taba

A seletiva do Kim Mollo realizada nos dias 12 e 13 de Abril foi a primeira competição visando a melhora dos resultados nas principais provas de cada atleta. A semana anterior à competição houve uma queda no volume e intensidade aeróbia, com manutenção de estímulos aláticos de alta intensidade. Cada atleta participou de 3 provas.

Analise de performance da equipe:

Excelente....40%
Bom..........15%
Regular......05%
Inicial......19%
Faltas.......11%


Performance



Os resultados foram ótimos, com a melhora dos tempos em várias provas, sendo que agora muitos atletas estão se aproximando dos objetivos para o primeiro semestre. Apesar dessa melhora, algumas provas, principalmente do Juvenil I, ainda estão muito defasadas com tempos pouco competitivos.


Petiz - Seletiva Kim Mollo - 1ª região FAP - 12 e 13/04/2008
CPM/São Paulo/SP - piscina de 25m

by Tiago Moreno

A seletiva do Kim Mollo serviu como um primeiro teste de competição mais “séria” para muitos atletas, principalmente para o Petiz I. Mesmo sendo uma competição no meio da temporada, ela têm grande importância na formação esportiva servindo de experiência como uma “competição mais difícil” para os nadadores. Cada atleta participou de 3 provas.

Analise de performance da equipe:

Excelente....60%
Bom..........05%
Regular......02%
Inicial......32%
Faltas.......00%


Performance



Excelentes resultados por parte da equipe que acabou classificando 10 atletas para a final do Kim Mollo. Por estarem em fase de crescimento era esperada uma melhora natural dos tempos em relação aos anteriores, mas a melhora técnica foi tão boa que os tempos melhoraram mais do que o esperado.




Critérios de classificação de performance.
“Excelente”: quando o mesmo melhorou o seu tempo na prova.
“Bom”: se ficou próximo do seu melhor tempo.

“Regular”: caso não tenha obtido “Excelente” ou “Bom”.
“Inicial”: quando não tinha tempo anterior para comparação.

“Falta” quando não participou da prova.

Resultado da Enquete

by Ricardo Pantarotto

Saiu o resultado da nossa primeira enquete:

Você acha que o novo traje LZR Racer da Speedo deve ser proíbido nas Olimpíadas ?

Resultado:
Sim - 34%
Não - 66%

Enquete



Ou seja, segundo a opnião da maioria o LZR Racer não deve ser proíbido nas Olimpíadas. Vamos ver o que a FINA decide.

Aniversariantes de Maio

02 Rodrigo D'essen Stacchini - Petiz 1
04 Gabriel da Silva Santos - Petiz 2
04 Eduardo Prado Froes - Infantil 1
15 Pedro Fagundes Herman - Petiz 1
18 Leticia de Cassia Assis Da Silva - Petiz 1
18 Bruno Felipe de Sousa Barbosa - Juvenil 2
20 Wesley Gemente - Petiz 1
22 Fernanda Davini Paller - Petiz 2
23 Helena Secaf Dos Santos - Petiz 1
23 Tatyana Kahanevic Der Agopian - Infantil 2
28 Mariana Raquel A Lima Zylbersztajn - Petiz 2
29 Julia Prezotto Silva - Juvenil 1
29 Marina Bonfiglioli do Amaral Gurgel - Juvenil 2


PS: Se faltou algum aniversariante favor nos informar para que possamos corrigir a lista e o site.

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Primeiros Objetivos

by Ricardo Pantarotto

As coisas começam a esquentar......

No final Março,a equipe Mirim teve sua primeira competição, com vários atletas já alcançando o objetivo de se classificar para as finais. Confira a cobertura completa nessa edição.
No próximo fim-de-semanda teremos uma das disputas mais importantes das categorias de Base, a Seletiva Kim Mollo. Essa competição é com certeza o objetivo de muitos os atletas e técnicos. Preparamos um especial sobre essa importante competição.
Sem esquecer é claro da aventura de nossos atletas na Turquia, mais um objetivo cumprido.

Aproveitem !!!

Frase do Técnico

"Quando você tem uma meta, o que era obstáculo passa a ser uma etapa de um de seus planos."
( Gerhard Erich Boehme )

Aconteceu

1ª Etapa do Circuito de Mirins (dia 30/03)

Criançada Pinheirense Invade Clube Espéria
by Diego Lopez (técnico Mirim)

No último Domingo de Março (30), 17 crianças da natação pinherense participaram da primeira etapa do Circuito de Mirins, realizado no Clube Espéria pela manhã.
Fomos uma das maiores delegações participantes do evento e conquistamos ótimos resultados. Foram disputadas provas de 50m L (Crawl) e 50m Peito.
Destaques para: Bruna Bianchi (Mirim 1), Natali Jacobo (Mirim 2) e Arion Santinho (Mirim 2) que se classificaram em ambas as provas. Luis Felipe Spinelli (Mirim 2) classificou-se no Crawl e Rafael Bernardini classificou-se no Peito.
Também vale destacar os ótimos resultados dos nossos revezamentos nas provas de 4 x 50m L. Conquistamos a 3ª colocação (Bruna Bianchi, Natali Jacobo, Ana Pietro e Fernanda Âmbar) no Mirim 2 feminino, a 3ª (Guilherme Rainer, Arion Santinho, Rafael Bernardini e Luis Felipe Spinelli) e 7ª (Antonio Mansur, Pedro Xavier, Filipe Magalhães e João Pedro Spinelli) colocações no Mirim 2 masculino.

A torcida dos pais na Arquibancada também foi um ponto que vale ressaltar. O prêmio da garotada veio depois com a já tradicional parada no Mc´Donald antes do retorno ao clube. Todos os resultados estão em anexo.

PARABÉNS A TODOS !!


by Álvaro Taba (técnico Juvenil)

Fiquei muito feliz por ver a novamente a equipe de mirim do prof Diego na I etapa do circuito de mirim da 1ª região da FAP. Realizado no dia 30/03/2008 na piscina do Clube Espéria / SP. Essa etapa os atletas tiveram que nadar os estilos crawl e peito, na metragem de 50m para o crawl, 50m peito para os mirins 1 e 2 e 25m peito para os pré mirins.
A equipe do ECP mostrou bastante organização, usaram muito bem o aquecimento externo com todo grupo em círculo, na piscina através de orientações sobre posicionamento de saídas, viradas, chegadas, técnica de nado, informações sobre os procedimentos de comandos que os árbitros usam e principalmente no controle do grupo, para ir ao banheiro, dirigir ao balizamento e cuidados com bolsas e frio. Notou-se também a importância do transporte do clube para atingir maior contingente e ensinar aos pais em deixar filhos mais independentes.
Agora, será que precisamos falar mesmo dos resultados? Parabéns aos treinadores Diego e Felipe e fico na torcida para realizarem e conquistarem mais vezes esse espaço.

Os resultados podem ser vistos no site da FAP, clicando aqui.


Opinião do nadador
by Arion Santinho (Mirim 2)

"Achei boa a competição, porque nossos tempos baixaram desde a última avaliação. Penso que os últimos treinos melhoraram e podem melhorar mais ainda, dando exercícios mais puxados. O incentivo entre os atletas na competição está melhor do que o ano passado. E o revezamento está com atletas diferentes, que estão buscando bons resultados. Depois da competição fomos ao Mc Donald´s e lá todos bagunçaram muito, apesar do Diego não deixar pegar o que a gente quis, foi muito legal. Então não vamos desistir da natação, porque nós podemos ter futuro com ela."


Regional Juvenil a Sênior (29/03)
by Álvaro Taba (técnico Juvenil)

Com a participação de aproximadamente 600 atletas, o regional para a equipe do ECP foi muito boa, conseguimos testar as fases de treinamento e principalmente os atletas verificarem seus objetivos (seus degraus) até a meta final.
Podemos ver mais uma vez a Gisele ganhar os 100 costas com 1'03"5, a revelação do Itiberê nos 200 livre para 2'04"3, a força do Pedrão nos 50 livre para 25"1, seu irmão Marcos amadurencendo o 100 costas para 1'04"3, o Murilo voltando nos 1500 livre para 16'41, o comprometimento da Bernardini nos 200 peito para 2'46, a Victoria nandando com raça no final de novo o cr dos 200md e marcando 2'32"1, Ana Clara melhorando muito comportamento para 1'10"1 nos 100 costas, Leticia voltando os 200 livre para 2'20 e com bom final, Yuri raça nos 200 costas para 2'12"5, Jorginho estreando de novo e baixando os 100 livre para 59", Giovane muito legal nos 200 borbo para 2'27, Dudu baixando tudo e corajoso nos 1500 livre para 18"42 e com certeza todos os outros nota mil pela dedicação e acreditar em nosso trabalho.

Analise de performance da equipe:

Excelente....26%
Bom..........11%
Regular......12%
Inicial......35%
Faltas.......16%

Performance


Confira as fotos by Rachel Miranda na Galeria da Newsletter.



Resultados Multinations Swim Meet (29-30/3)
by Thais Pantarotto

Os atletas Pinheirenses tiveram as seguintes colocações:

Em Istambul (Infantil e Juvenil)

Camila Zattar (Infantil 2)
5º - Revezamento 4x200 Livre
5º - 200 Borbo

Bruno Barbosa (Juvenil 1)
5º - 100 Costas
6º - Revezamento 4x100 Medley

Em Chipre (Junior)

Henrique Martins (Junior)
1º - 100 Borbo - com recorde de campeonato
1º - 100 Costas
1º - Revezamento 4x100 Medley
1º - Revezamento 4x100 Livre
3º - 400 Medley

Raphael Rodrigues (Junior)
1º - Revezamento 4x100 Medley
3º - 50 Peito
3º - 100 Peito

Rafael Murad (Junior)
2º - 200 Peito

A cobertura completa da aventura com os relatos dos nossos atletas na próxima edição.

Vai Acontecer

Festival Gustavo Borges (12/4)
by Diego Lopez (técnico Mirim)

No dia 12 de Abril (Sábado de manhã), nós teremos o Festival Gustavo Borges. Segue a lista atualizada dos convocados: Luis Gustavo Borges, Catarina Spinelli, Isabel Khoul, Arion Santinho, Guilherme Rainer, João Pedro Spinelli, Luis Felipe Spinelli, Pedro Xavier e Rafael Bernardini.


Seletiva Kim Mollo (12-13/4)
by Ricardo Pantarotto

No próximo fim-de-semana (12-13/04), acontece a Seletiva Kim Mollo no Clube Paineiras do Morumby. Essa competição irá formar a seleção da 1ª Região (Capital) para o Campeonato Inter-Regional de Natação (Troféu Kim Mollo) que acontece em Maio em Mococa. Participam dessa seletiva as equipes Petiz, Infantil e Juvenil. Todos estão muito animados e empenhados nos treinos.

Confira mais detalhes em dois artigos dessa edição, todos detalhes sobre a seletiva e sobre essa competição, que é uma das mais importantes do ano.

Prestigiem nossos atletas nessa emocionante disputa .


Palestra Médica da Equipe Mirim (26/04)
by Diego Lopez (técnico Mirim)

No dia 26 de Abril (Sábado), nós teremos duas atividades dentro do clube. A primeira, será para os papais das crianças mirins, através de uma “Palestra Médica” com a Dra. Ana Licia de Queiroz e Silva (Nutrologa e Medicina Esportiva) no prédio do antigo fitness pela manhã. O tema, será uma abordagem geral para faixa etária (08 a 12 anos) envolvendo: alimentação, sobrecarga, lesões e ritmo dia a dia.


Projeto Futuro (26/04)
by Diego Lopez (técnico Mirim)

O Festival Competitivo “Projeto Futuro” acontecerá na piscina do poli na tarde do dia 26/04. Nesse evento, teremos provas de 25m Costas e 25m Livres onde o Pinheiros disputará com outras quatro entidades. Todos ganharão medalhas de acordo com o seu tempo e não a sua colocação, ela poderá ser de bronze, prata, ouro ou ouro especial.

Todas crianças que Treinam com o Prof. Diego Lopez, e as não federadas que Treinam com os Profs. Tiago Moreno e Juliana Machado estão convocadas !!

Equipes

Definidas as Sedes dos Campeonatos de Inverno
by Ricardo Pantarotto

Atenção atletas do Petiz e do Juvenil, preparem suas malas, foram definidas as sedes para os Compeonatos Paulistas de Inverno. São elas:

Petiz - Associação Atlética Ferroviária de Botucatu (27 a 29 de junho)

Infantil - Baby Barioni em São Paulo (7 e 8 de junho)

Juvenil - Clube Gran São João de Limeira (5 e 6 de julho)

Para os pais do Petiz que quiserem ir fazendo a reserva de hotéis, segue a listagem dos hotéis da cidade:
Chaillot Plaza - www.hotelchaillot.com.br
Primar Plaza - www.primarhotel.com.br
Bekassin - www.bekassin.com.br
Excellence Plaza - www.excellenceplazahotel.com.br

Atletas Olímpicos nas Categorias de Base

by Álvaro Taba (técnico Juvenil)

Você sabia que a trinca de jovens olímpicos nadadores pinheirense Cesar Cielo, Lucas Salatta e Guilherme Guido estão conosco desde 1998.
E você sabia que Cesar já foi campeão paulista de 400 livre, Guido já foi nadador de crawl e era melhor que Cesar nos 100 livre e que Lucas no seu 1° paulista de Petiz ficou em 3° nos 100 borboleta pois não sabia mergulhar.
Agora são 3 nadadores que já atingiram os índices para os Jogos Olímpicos de Pequim, nas provas 50m e 100m livre com Cesar, 100m costas com Guilherme e 200m costas com Lucas e como sabemos que muitos acham que nas categorias de base (mirim a juvenil) você já é nadador disso ou daquilo, revejam seus potenciais, sigam o programa de treinamento do ECP com a maior dedicação, porque ele objetiva a formação geral do nadador, deixem a especificação para nossos especialistas e sejam mais perseverantes, corajosos e empolgados com todos os treinamentos da base do ECP.

Troféu Kim Mollo - Perguntas e Respostas (FAQ)

by Ricardo Pantarotto

Este ano o tradicional Troféu Kim Mollo de Natação (Campeonato Inter-Regional Paulista) chega a sua 15ª edição, e será disputado nos dia 17 e 18 de Maio, na piscina da Mocoquense, em Mococa. Decidi elaborar uma lista das dúvidas mais comuns sobre esse evento tão tradicional da natação paulista, para que todos aproveitem melhor a Seletiva e o Troféu.

O que é ?
O Troféu Kim Mollo (Campeonato Inter-Regional Paulista) é um evento tradicional no calendário da Federação Aquática Paulista e reúne as delegacias da FAP. Cada uma com sua seleção de no máximo 72 atletas (12 para cada categoria, 6 de cada sexo).

Quais são as delegacias da FAP ?
A FAP (Federação Aquatica Paulista) divide o Estado de São Paulo em 8 Regiões (delegacia) com as seguintes sedes:
1ª Região - São Paulo
2ª Região - Campinas
3ª Região - Marília
4ª Região - São José do Rio Preto
5ª Região - Jaboticabal
6ª Região - São José dos Campos
7ª Região - Santos
8ª Região - Santo André
Confira o mapa de abrangência de cada uma das regiões.

Quem pode participar ?
Os nadadores que poderão disputar o campeonato deverão ser das categorias: petiz I e II, infantil I e II e juvenil I e II.

Quem não pode ser convocado ?
Não poderão ser convocados atletas que tenham participado ou tenham sido convocados para compor seleções nacionais e estaduais nas temporadas de 2007 e 2008. Esse é um critério da 1ª Região, as demais regiões não tem esse critério.
Exemplo de alguns atletas pinheirenses do Infantil 2 que não podem ser convocados, Camila Zattar (foi para o Multinations em 2008) e Patricia Santa Fé (foi para o Chico Piscina em 2007).

Como são montadas as seleções ?
Cada região decide como deve montar sua seleção de atletas. Aqui na 1ª Região é realizada uma competição seletiva que define quem vai representar a mesma no evento. Essa seletiva acontece nos dias 12 e 13 de Abril.
Serão convocados 6 atletas de cada sexo por categoria. Ao todo serão convocados 72 atletas para representar a 1ª Região.


Quais os critérios de convocação da 1ª Região ?
Os atletas são selecionados segundo os seguintes critérios do regulamento:
"Art 3º - Serão convocados os campeões de cada prova em cada categoria excluindo-se a prova de 50 metros nado livre para as categorias infantil 1, infantil 2, juvenil 1 e juvenil 2. §1º Se houver empate entre 2 ou mais nadadores em 1º lugar na prova, deverá haver uma disputa para o desempate para a convocação da seleção, e não para o 1º lugar da prova, após o término da etapa.
Art. 4º - Se com a convocação dos campeões das 6 provas (100 e 400 metros livre, 100 metros borboleta, 100 metros peito, 100 metros costas e 100/200 metros medley) não forem obtidos os 6 atletas em cada categoria seguir-se-ão os critérios na ordem abaixo: 1º O campeão da prova de 50 metros livre será convocado. 2º Serão convocados os nadadores que obtiverem o maior número de segunda e terceira colocações. Caso haja empate nesse quesito, e reste apenas 1 vaga, será convocado (a) o (a) atleta que possuir o melhor índice técnico."

Quem são os técnicos convocação da 1ª Região ?
Os técnicos são selecionados segundo os seguintes critérios (regulamento) :
"Art 1º - Serão escolhidos 7 técnicos para compor a Comissão Técnica da Seleção da 1º Região. § 1º - Serão escolhidos 6 técnicos, sendo 2 para as categorias de petiz, 2 para Infantil e 2 para Juvenil. Sendo que será um técnico para o feminino e outro para o masculino. § 2º - Três das vagas para técnicos serão destinadas aos três clubes que possuírem mais atletas convocados para a seleção, com direito de escolha para categoria na ordem de atletas convocados. § 3º - As três vagas remanescentes serão atribuídas por votação, sendo que cada entidade filiada terá direito a um único voto. § 4º - A 7ª vaga será escolhida pelo Delegado da 1ª Região que nomeará um técnico para acompanhar a delegação como supervisor técnico."

Como foi em 2007 ?
Em 2007 estiveram disputando a competição sete regiões e 422 atletas. Apenas a 4ª Região não disputou o evento. A 1ª Região é maior vencedora da competição com oito títulos e não perde o Kim Mollo desde 2000. A 2ª Região já venceu quatro vezes o campeonato e a 2ª Região duas. Ausente em 2007, a 4ª Região foi a primeira campeão do Kim Mollo, em 1993.
Em 2007 foram convocados 19 atletas pinheirenses (6 Petiz, 6 Infantil e 7 Juvenil).

Por que em Mococa ?
Este ano a Associção Mocoquense completa 74 anos de vida. Um clube que nasceu graças a piscina montada em 1934 por Francisco Quintino, o famoso Chico Piscina.
Confira quem foi Kim Mollo no outro artigo dessa edição.

Quem foi Kim Mollo

by Thais Pantarotto (reproduzindo texto enviado pelo prof. Flavio Campos, Coordenador de Esportes da Associação Esportiva Mocoquense)

Francisco de Assis Mollo, o nosso saudoso “Kim Mollo”, graduou-se pela Escola Nacional de Educação Física da Universidade do Brasil.

Retornado para Mococa, com a transferência de Narciso de Oliveira Carvalho para São João da Boa Vista em 1957, Kim Mollo iniciou a recomposição da equipe de natação da Associação Esportiva Mocoquense, logo destacando-se em seu trabalho por estar sempre procurando o aprimoramento dos treinamentos.

Já em 1959 conseguiu dois títulos estaduais; em 1960, um campeonato sul-americano; em 1961, dois recordes brasileiros e dois sul-americanos e que foram se sucedendo no transcorrer dos anos.

Kim Mollo, na época, teve a ousadia de sair do chamado treinamento empírico e introduziu o treinamento científico, tornando assim conhecido em todo o Brasil.

Após 1960, sua equipe, na maioria feminina, tornou-se imbatível em Jogos Abertos do Interior do Brasil, Campeonatos Colegiais, Campeonatos Estaduais e Nacionais, com inúmeros recordes brasileiros, sul-americanos e pan-americanos, culminando com uma de suas atletas a participar da Olimpíada de Munique/Alemanha em 1972.

Pode-se afirmar que Kim Mollo foi um inovador, introduziu a propaganda nos uniforme de natação com a “Vaquinha Mococa”, abrindo assim o campo para publicidade no setor.

Em 1968, juntamente com uma comissão de amigos criou a Olimpíada Infantil que congregava os alunos dos antigos Grupos Escolares de 1ª/4ª Séries.

Fez parte da administração municipal como Diretor de Esportes dos prefeitos Francisco Coelho de Moraes e Francisco José Vieira Guerra. Foi também um grande entusiasta da primeira candidatura de Coaracy Nunes Filho à presidência da Confederação Brasileira de Natação, hoje Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos. Foi Membro fundador e presidente do Panathlon Club Mococa, entidade internacional que congrega pessoas que lidam com o desporto.

Sempre foi convidado para dirigir equipes de natação nos principais clubes de São Paulo e Rio de Janeiro, mas Kim Mollo nunca desejou sair de Mococa.

Aliava o esporte a educação já que somente participavam de sua equipe atletas que estivessem aprovados nas provas escolares. A vistoria dos boletins era uma constante!

Kim Mollo era casado com a Profª Maria Luiza Andreolli Mollo e deixou três filhos, Rita Heloisa, Luiz Sérgio e Kico.

Por seus serviços prestados ao desporto, a municipalidade denominou a Pista de Atletismo do Município com o seu nome e, devido ao reconhecimento do Troféu “Chico Piscina” de Natação como Campeonato Brasileiro Interfederativo Infanto Juvenil de Natação pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, a Associação Esportiva Mocoquense com total apoio da Delegacia da 5ª Região da Federação Aquática Paulista, resolve em 1994 criar o Troféu “Kim Mollo” de Natação, a ser disputado nas categorias Petiz, Infantil e Juvenil, com o intuito de reestabelcer as disputas Inter-Regionais bem como prestar uma homenagem a Kim Mollo.

A cada ano que passa o Troféu “Kim Mollo” de Natação está ganhando cada vez mais credibilidade no cenário esportivo estadual.

Atualmente o Torneio Inter-Regional Petiz, Infantil e Juvenil de Natação - Troféu “Kim Mollo” de Natação integra o calendário oficial da Federação Aquática Paulista e neste ano será disputado pela 15ª vez consecutiva.

Na Mídia

Campeonato Paulista de Águas Abertas - Revista Pinheiros - Abril 2008

"Aconteceu no sábado 23 de Fevereiro, no parque aquático Wet-n-Wild a I Etapa do Campeonato Paulista de Águas Abertas, onde tivemos a presença das equipes de natação Pinheirense nas categorias Infantil e Juvenil. A maratona foi organizada pela Federação Aquática Paulista . A etapa inicial do Campeonato contou com quase o dobro de participantes do ano passado, no mesmo local. Foram mais de 1.800 atletas divididos entre as categorias de competição.
Os atletas além de participarem da travessia de 1km, aproveitaram o resto do dia no parque aquático. Todos participantes que completaram a travessia ganharam medalhas de participação e os três primeiros de cada categoria troféus. Apesar desse tipo de prova não ser a especialidade desses atletas e muitos terem nadado pela primeira vez, obtivemos ótimos resultados, com presença em 14 dos 24 pódios, inclusive com duas trincas. "
Íntegra da Notícia