quarta-feira, 21 de maio de 2008

Maio não é só o mês das mães

by Ricardo Pantarotto

Para a natação de base, Maio é o mês do Troféu Kim Mollo, uma das mais importantes competições do calendário. Por coincidência ele normalmente cai no Dia da Mães o que faz que a competição que já tem uma característica de integração entre os atletas, acabe virando uma grande festa familiar. Nesse ano não caiu, mas continua sendo uma grande festa. Com muitas histórias pra contar.

Bom nesse ano tivermos um pouco de tudo, carro no "mata burro" tendo que ser guinchado, recorde paulista, câmera fotográfica rolando a escadaria, prêmio de melhor índice técnico, fast "sumido", primeira região novamente campeã, atletas muito doentes, número recorde de Pinheirenses, ônibus quebrado, e assim vai. Muitas lembranças....

Quem foi para assistir se divertiu muito e quem foi para nadar com certeza mais ainda. Mais que conseguir os resultados, o torneio vale mesmo pela experiência vivida.

Também em Maio tivemos o Projeto Futuro, garanto que todos da natação pinheirense que começaram no Mirim guardam lembranças carinhosas dessa competição, da dúvida entre nadar bonito pra conquistar o troféu de estilo ou nadar rápido e receber o sonhado ouro especial.

É, Maio parece mesmo um mês especial, prenúncio das grandes competições de inverno.

Frase do Técnico

"Se não existe esforço, não existe progresso."

( Frederick Douglass )

Aconteceu

Palestra Médica com muito conteúdo !!
by Diego Lopez

No dia 26 de Abril (Sábado pela manhã), foi realizada uma “Palestra Médica” para os papais das crianças Mirins do Competitivo e da Escolinha 2, com a Dra. Licia de Queiroz e Silva no prédio do antigo fitness. O tema, foi uma abordagem geral para faixa etária (08 a 12 anos) envolvendo: alimentação, sobrecarga, lesões e ritmo dia a dia.

Tivemos a presença de aproximadamente 20 associados que usufruíram bastante o conhecimento da doutora através de inúmeras perguntas e colocações.
OBRIGADO A TODOS PARTICIPANTES E A PALESTRANTE !!


Invasão Total no Festival Projeto Futuro !!
by Diego Lopez

No dia 26 de Abril (Sábado à tarde), foi realizado o Festival Competitivo “Projeto Futuro” na Piscina do Poli do ECP com aproximadamente 250 atletas (sendo que 48 eram do Pinheiros) entre 6 e 16 anos. Nesse evento, tivemos provas nos estilos Costas e Crawl (Livre) nas distâncias de 25m (dos 6 aos 12 anos) e de 50m (dos 13 aos 16 anos).

O Pinheiros disputou a competição com mais quatro entidades: Acad. Kainagua; Col. Sto. Américo; Rachel Natação; e Escola de Natação da USP.

Todos ganharam um “kit lanche” (suco da Bio Leve, batata e chocolate) e medalhas de acordo com o seu tempo e não da sua colocação, podendo ser ela de: Bronze; Prata; Ouro; ou Ouro Especial.

Além das medalhas, uma criança por prova foi escolhida como “melhor técnica” ganhando um troféu. Pelo Pinheiros, ganharam esse prêmio os nadadores: Isabel Khoul (9/10 anos 25m CO); Matheus Cunha (9/10 anos 25m CO); e Luis Felipe Spinelli (9/10 anos 25m L).

Outro ponto importante desse evento, foram as doações voluntárias entregues por muitos atletas exercendo o seu papel de cidadão independente da idade. Foram arrecadados cerca de 30Kg de alimentos não perecíveis e 30 peças de roupas em bom estado doados ao ICC (Instituto Criança Cidadã). Todos os Resultados estão em anexo (a primeira página é o “Quadro Geral de Medalhas” e as demais, cada uma corresponde a uma prova). Em Outubro teremos mais... PARABÉNS A TODOS !!


Sucesso Total no Projeto Padrinho !!
by Diego Lopez

Depois de realizarmos o “Projeto Padrinho” focando o nado de Crawl no começo do mês, nos dias 16 e 17 de Abril, outros atletas da equipe Juvenil treinados pelo Prof. Álvaro Taba, estarão orientando e se integrando com os nossos atletas mirins que treinam das 15hs30´ as 16hs40´ objetivando o nado de Costas.

A repercussão entre a criançada mirim foi muito boa logo de cara !!

“Essa foi uma das aulas mais legais que eu já fiz aqui na Natação do Pinheiros” comenta o nadador de 10 anos Nicolas Graber, da categoria Mirim 2.

“Fico muito contente com o Projeto principalmente por dois pontos: Perceber com orgulho como os atletas juvenis que passarão por mim quando mirins evoluíram como atletas e pessoas; e como é bom observar a integração através do esporte entre a criançada mirim e os adolescentes juvenis” comenta o Prof. Diego Lopez.

Gostaríamos de parabenizar o Prof. Álvaro Taba pela idéia e implantação do projeto.


Regional Petiz e Infantil
by Thais Pantarotto

No sábado (17/5) aconteceu o Regional Petiz e Infatil no Baby Barione. Todos foram muito bem, mostrando que estão preparados para os Paulistas. Os atletas do Petiz nadaram provas diferentes das que estão acostumados, mostrando que todos tem potencial para nadar qualquer prova.
Parabéns a todos.


Notícias...em 4 atos
by Álvaro Taba

Ultimamente tivemos muitas competições e uma com certeza de grande sucesso para natação competitiva do ECP que foi a conquista do Troféu Maria Lenk, acho que mais importante do que isso, foi o maravilhoso aumento de atletas Pinheirenses para os jogos olímpicos de Pequim. Gabi Silva, Tati Lemos e Francinha agora fazem parte da seleta oportunidade de um dia poderem contar a seus filhos que participaram dos jogos olímpicos..... Parabéns galera.... Parabéns Ari, Albertinho e Toninho.

####

E agora aos pequeninos.... Valeu Diego, mais atletas nadaram o circuito de mirins, dessa vez nos estilos de costas e borboleta, vi um padrão na saída muito legal, atletas bem unidos e com comando. Parabéns pelas classificações, e nos vemos nas finais.

####

Para os petizes, infantis e juvenis que estiveram em Santos no regional do dia 10/05, parabéns pelos índices e com certeza podemos melhorar mais nossos comprometimentos.

####

Para os atletas que nadaram o paulista de 2ª divisão, foi um campeonato bem legal e surpreendente, equipes numerosas travando uma bela disputa..... Teve infantil 1 nadando 58 nos 100 livre.... Parabéns aos campeões paulistas Pinheirenses, Fernandinha pela coragem de voltar, Caio b. por acreditar, Alina por vencer e muitos outros.... Valeu galera! Sei que muitos diminuiram seus tempos e sei que gostariam de melhorar mais, vamos continuar sabendo usar esse torneio para colocar bons "degraus" para um objetivo maior.

Confira as fotos do Paulista de 2ª divisão na Galeria da Newsletter.

Aconteceu - Kim Mollo

XV Troféu Kim Mollo
by Thais Pantarotto

Aconteceu no fim de semana de 17 e 18 de Maio, na Associação Atlética Mocoquense o XV Troféu Kim Mollo (Torneio Inter-Regional). Dos 72 atletas convocados para representar a 1ª Região, 28 eram do Pinheiros.

A 1ª Região foi a campeã pela nona vez consecutiva com 1100 pontos. E os atletas pinheirenses deram um show. Com 36 podiuns e 18 medalhas de ouro.

Se o Pinheiros fosse uma região do estado ficaria em 3º no quadro de medalhas.

O prêmio para melhor índice técnico e performance da categoria Infantil 1 Feminino foi para a atleta Veridiana Fleury Carvalho nos 100m livre.

O atleta Caio Pantarotto obteve o prêmio de melhor índice técnico na categoria Infantil 1 Masculino também nos 100m livre.

O Revezamento 4x50m Livre Infantil 1 Masculino da 1ª Região bateu o recorde Paulista, com 3 atletas do Pinheiros, Yussef Elias, Alexandre Miyake Silva e Caio Pantarotto que fizeram o tempo de 1min47s12.

O antigo recorde era da equipe do Pinheiros do ano de 1999 (Você sabe quem estava na equipe ? Confira a resposta no final do artigo).

Segue os resultados dos atletas Pinheirenses que pontuaram para a 1ª região.

Petiz 1
.Letícia Cassia Silva (100L - 6ª colocada)
.Wesley Gemente (400L - 4º colocado, 100M - 4º colocado, Rev - 2º colocado )
.Vitor Gonçalves (100P - 7º colocado, Rev - 2º colocado)

Petiz 2
.Isabella Scherer (100B - 3ª colocada, 100P - 3ª colocada)
.Isabella Camargo (100B - 4ª colocada, 100L - 1ª colocada, Rev - 1ª colocada)
.Julia Salto Martini (100P - 1ª colocada, Rev - 1ª colocada)
.Fernanda Gonçalves (100L - 4ª colocada, 100C - 4ª colocada, Rev - 1ª colocada)
.Gabriel Santos (100P - 3º colocado)
.Rodrigo Amaral Passos (100C - 3º colocado, Rev - 1º colocado)
.Thomas Rainer (100B - 2º colocado, 100C - 6º colocado, Rev - 1º colocado)

Infantil 1
.Ana Flavia Celino (100B - 1ª colocada, 100C - 1ª colocada)
.Julia Fiks Salem ( 50L - 3ª colocada, Rev - 1ª colocada)
.Veridiana Carvalho (100L - 1ª colocada com melhor índice técnico, 100P - 1ª colocada, 200M - 2ª colocada, Rev - 1ª colocada)
.Alexandre Miyake Silva (50L - 6 colocado, Rev - 1º colocado com recorde paulista)
.Caio Pantarotto (400L - 1º colocado, 100B - 3º colocado, 100L - 1º colocado com melhor índice técnico, Rev - 1º colocado com recorde Paulista)
.João Pedro Souto Maior (100P - 3º colocado)
.Yussef Elias (400L - 3º colocado, 100C - 3º colocado, 50L - 1º colocado, Rev - 1º colocado com recorde Paulista)

Infantil 2
.Cecília Zaccarelli (100P - 1ª colocada, 200M - 5ª colocada)
.Tatyana der Agopian (400L - 2ª colocada)
.Leonardo Alcover (50L - 2º colocado)
.João Pedro Steiner (100B - 1º colocado, 100C - 6º colocado, 50L - 1º colocado, Rev - 2º colocado)

Juvenil 1
.Ana Clara Pereira (100C - 4ª colocada, 200M - 5ª colocada)
.Letícia Todesco Pires (100B - 6ª colocada, 100L - 6ª colocada, 50L - 6ª colocada, )

Juvenil 2
.Marina Santa Fé (100L - 8ª colocada, 50L - 5ª colocada, Rev - 1ª colocada)
.Victória Frascino (100P - 2ª colocada, 100C - 5ª colocada, 200 M - 2ª colocada, Rev - 1ª colocada)
.André Itiberê Silva (400L - 7º colocado, 100L - 5º colocado)
.Gerson Pereira Silva (100B - 4º colocado, 100L - 4º colocado, 50L - 3º colocado )
.Yuri Garanito (100B - 6º colocado)

Parabéns aos atletas.


###

"CONCENTRAÇÃO"
by Tiago Moreno

Concentração é o que precisamos neste momento (foto) e todos teríamos que ter.

Sabemos que para conserguirmos esta "concentração", teremos que estar totalmente preparados tanto fisicamente como psicologicamente.

Para alcançar esse estágio de conforto perante uma situação de total desafio, teremos que estar bem conosco, pois só assim teremos a total certeza de que faremos aquilo, somente e unicamente, por nós mesmos, não se preocupando com adversários ao lado e nem mesmo com qualquer outro tipo de pessoa, somente concentrado em todos os tipos de detalhes treinados e executados incansavelmente nos treinos.

Isto tudo deve ser feito para que na hora de total desconforto, você esteja preparado para executá-los com total "CONCENTRAÇÃO"

Parabéns a todos os atletas do ECP que fizeram parte dessa incrível seleção no Kim Mollo !!!!

###

Confira os resultados completos no site da FAP.

E as fotos da competição no site da Mocoquense.

###

Resposta da pergunta:

Qual era a formação do Rev 4x50m Infantil 1 do Pinheiros que detinha o recorde paulista de 1'47"60 em 2/7/1999 ?

A formação desse rev era:
  • Renato Okamoto
  • Felipe Caputo
  • Vincent Fugiwara
  • Leonardo Fim
Resposta segundo a enciclopédia viva da natação Pinheirense (Álvaro Taba).

Vai Acontecer

Junho é muito mais que festa junina
by Thais Pantarotto

Nos meses de Junho e Julho acontecem todas competições de inverno das categorias de base.

São elas:

. 01 de Junho - Final do Circuito Mirim - local a definir;

. 07 e 08 de Junho - Campeonato Paulista Infantil de Inverno - Baby Barione - SP;

. 13 a 15 de Junho - XXXV Festival CBDA/CORREIOS - Sudeste de Clubes Mirim e Petiz – Troféu Ivo Lourenço - Corinthians - SP;

. 27 a 29de Junho - Campeonato Paulista Petiz de inverno - IX Troféu Osvaldo Lopez Fiori - Limeira Clube - Limeira;

. 27 a 29de Junho - XXV Campeonato Brasileiro Infantil de Natação de Inverno – Troféu Dr. Ruben Dinard de Araújo - Júlio De Lamare - Rio de Janeiro;

. 05 e 06 de Julho - Campeonato Paulista Juvenil de Inverno - Sociedade Desportiva Gran São João - Limeira.

Marquem na agenda. Aliás nem precisa marcar, pois todo fim de semana vai ter alguem caindo na água.

Dica: o site da FAP costuma realizar a cobertura on-line dos campeonatos paulistas. Assim se não der pra ir assistir da pra torcer de casa.


Equipes

Campeonato Paulista Petiz de Inverno - Mudança de Local
by Thais Pantarotto

ATENÇÃO

Tivemos de última hora a mudança de local do Campeonato Palista Petiz de Inverno.

Será no Limeira Clube, na cidade de Limeira nos dias 28 e 29 de Junho.

Segue a lista dos hotéis na cidade

- Carlton Plaza: http://www.carltonhoteis.com.br/
- Ventura Inn: http://www.venturainn.com.br/
- Nacional Inn: http://www.nacional-inn.com.br/

Façam suas reservas pois são poucas vagas nos hotéis.

A oportunidade da criança através do esporte

Texto retirado do Site da CBDA e encaminhado por Marisa Zattar

A oportunidade da criança através do esporte
Ricardo de Moura (CBDA)

Recebemos esta semana e-mail de um pai de atleta que perguntava, após visitar a apresentação no site da CBDA do “Planejando 2012” (ver ao lado no ′Leia Mais′), sobre as expectativas que ele poderia ter em relação ao futuro do filho no esporte.

O filho é uma criança de 12 anos que já se destaca nas competições estaduais de natação e, como o pai não é uma pessoa que tenha praticado esporte de forma competitiva, perguntou sobre que caminhos percorrer e as sugestões que pudessem identificar e solidificar as perspectivas futuras de um talento esportivo.

Como não foi a primeira vez em que fomos consultados sobre o assunto, através do site, resolvemos responder de maneira pública.Por razões óbvias, os nomes dos protagonistas (pai e filho) que motivaram estas linhas, serão mantidos em sigilo.

Vale lembrar que não é só no esporte que os talentos surgem desde cedo: podemos encontrá-los nas artes, nas letras, na música, na ciência e em outros ramos de atividade.

O nascimento de um possível talento no esporte pode vir de um resultado de competições entre atletas da mesma idade em que ele apresente um resultado diferenciado.

A partir daí, é importante se ater a alguns fatores que ajudem a manter o foco sobre uma previsão realista da dimensão do resultado obtido: primeiramente, a nível nacional, entender que existe mais vinte e seis estados brasileiros produzindo talentos de forma constante, tanto em competições oficias quanto em competições para atletas não federados e que não aparecem nos rankings oficiais, mas que podem despontar a qualquer momento.

A nível internacional, são mais de 200 países filiados à Federação Internacional de Natação, com talentos iguais ou melhores que ele.E talento não escolhe lugar e nem hora para nascer. Estão surgindo a todo o momento e em todos os lugares.

Os resultados são subjetivos em idades menores em função das diferenças do crescimento físico, biológico e maturacional de cada criança. Ou seja, as crianças não crescem e se desenvolvem de forma igual e proporcional. Alguns têm momentos com desenvolvimento maior dos membros inferiores, outros de desenvolvimento mais avançado dos membros superiores, o mesmo ocorrendo com a envergadura, circunferência toráxica e outros seguimentos, interferindo de forma decisiva na coordenação de movimentos do atleta.

Da mesma forma, uma criança de 12 anos pode ter atingido um desenvolvimento maturacional compatível com o de uma criança de 14 anos e ter os parâmetros de força, naquele momento, mais desenvolvidos.

Obviamente, os resultados dessa criança serão, nesse dado momento, melhores que outras com desenvolvimento biológico menor. Por isso, os recordes obtidos em classes menores são igualmente subjetivos.

No Brasil, não há recordes nacionais de classe. Somente recordes de Campeonatos Nacionais.

Daí o cuidado que se deve ter com os resultados nas idades precoces. Esses resultados não devem ser supervalorizados nem mesmo descartados, mas merecem uma análise mais apurada.

Os dados biológicos apresentados pelos atletas têm profunda relação com a carga genética familiar e são importantes na perspectiva de futuro do atleta.

Os pais são fundamentais no aparecimento e no acompanhamento do desenvolvimento esportivo do atleta. Um talento não se desenvolve sozinho, mas depende muito da vontade intrínseca de realmente querer melhorar constantemente e buscar os meios saudáveis e palpáveis para isso.

O atleta deve, fundamentalmente, ter o desejo de se dedicar ao esporte competitivo com o objetivo de tornar-se um atleta de alto nível. Mas, às vezes, o fator maior de impulso do atleta encontra-se mais no desejo dos pais que no do atleta. Os pais não devem assumir a atividade dos filhos como se fossem suas e achar que seus desejos são os mesmos que o de seus filhos.

A qualidade dos profissionais, o ambiente e infra-estrutura para o desenvolvimento das aptidões dos atletas bem como o acompanhamento médico periódico são outros fatores decisivos no desenvolvimento da vida esportiva.

Muitos serão os desafios a serem vencidos ao longo da vida esportiva até chegar ao ápice. O esporte é uma parte da vida que auxilia muito na educação e na formação da criança quanto cidadão. O esporte auxilia a entender e fixar os conceitos básicos de disciplina, o respeito às regras, aprender a respeitar os adversários, aprender a buscar seu próprio lugar, conhecer seus limites e trabalhar em cima deles, buscar a melhora constante, a viver em sociedade, a entender a derrota e a vitória e criar hábitos saudáveis de vida.

Somente 1% de todos os atletas chegam ao topo máximo de consagração esportiva. Um atleta de alto nível na natação leva de dez a doze anos para se tornar expoente internacional.

Os estudos, as expectativas equivocadas, a falta de planejamento, pressão exagerada de pais e técnicos, fracos resultados esportivos, problemas com o técnico, dirigentes e a equipe, lesões e falta de apoio são alguns dos motivos já identificados que podem causar o abandono precoce dos atletas.

Ao longo dos anos a CBDA tem criado a oportunidade de identificar vários talentos, realizado estratégicas conjuntas com técnicos e coordenado trabalhos com a equipe multidisciplinar que ajudaram a desenvolver a vida esportiva de muitos de nossos campeões.

O assunto é rico em detalhes, empolgante e sempre atual.

No momento em que for detectado um possível talento, auxiliarão o desenvolvimento do nadador: identificar a realidade, criar as condições básicas de infra-estrutura para a prática do esporte, estipular objetivos a curto e médio prazos, programar um caminho com possibilidades reais de ser percorrido de acordo com os objetivos e observar o desenrolar dos acontecimentos com uma certa naturalidade.

A cada ano aumentarão as responsabilidades quanto a rotina de treinamento, concentração nas atividades esportivas e a pressão nas competições.Os resultados irão surgindo e, de forma mais clara, poderemos concluir se a possibilidade do surgimento de um talento se transformou em realidade.

Alguns fatores interferirão no processo de detecção e desenvolvimento dos talentos esportivos: a saúde, os fatores psicofísicos, as condições sócio-culturais, os fatores econômicos e a infra-estrutura esportiva.

O sucesso dependerá de se ter disciplina como rotina, a técnica como a principal ferramenta, a obstinação como um traço de personalidade, a competição como um prazer e o sonho como o combustível.

E não perder o foco.

No mais, lembrar:

1- Que o talento é sempre o maior diferencial em qualquer planejamento esportivo. Ele pode, até mesmo, corrigir de forma natural os desvios de possíveis erros de planejamento e treinamento.

2- O planejamento e as expectativas coerentes são importantes no processo de desenvolvimento esportivo. Mas o que faz mesmo acontecer é o trabalho incessante e diário.

3- Confiar no que se está fazendo faz produzir duas vezes mais. O auxílio de profissionais capacitados e um bom relacionamento entre as pessoas envolvidas no processo ajudam muito.

4- Existe uma diferença grande entre trabalho duro e trabalho sério. O trabalho duro pode e deve ser planejado com sessões de menor intensidade entremeado entre as sessões de maior esforço. A brincadeira pode fazer parte do trabalho sério.

5- A criança não é um adulto em miniatura. Isto equivale a dizer que planejar o trabalho para crianças não é ter o trabalho dos adultos com menor volume e intensidade. Cada criança tem necessidades diferentes em cada uma de suas idades, com tarefas específicas e delimitadas.

6- Deixe seu filho decidir sobre o futuro dele. Apóie, incentive, valorize. Você não vai conseguir treinar por ele nem competir por ele. Ele necessita, mais que tudo, de seu apoio e incentivo.

7- Treinar com alegria, satisfação e com imensa vontade de superar os desafios dia após dia são ingredientes que poderão, de forma significativa, transformar o talento em realidade.


Artigo original

Aniversariantes de Junho

02 Cecilia Zuppo Zaccarelli - Infantil 2
03 Fernando Seiryo Kuteken - Infantil 2
07 Camila Cuozzo Zattar - Infantil 2
07 Marcelo De Brito Mesquita - Infantil 2
13 Chaanne Jonker - Petiz 2
16 Patricia Raposo Santa Fe - Infantil 2
16 Thiago Nunes Salles - Infantil 2
24 Marina De Goes Bernardini - Juvenil 2
25 Roberta Gasparian De Paula Freitas - Petiz 1
27 Lucas Miranda Pinto - Juvenil 2
29 Rogerio Bonatti - Juvenil 1


PS: Se faltou algum aniversariante favor nos informar para que possamos corrigir a lista e o site.