quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Ressaca Olímpica

by Ricardo Pantarotto

Foi muito legal a competição no Corinthians do final de Agosto. Todos curtindo a ressaca olímpica, acho que não tinha ninguém ali que tinha dormido cedo por causa da competição, assistir conquista da primeira medalha de ouro era de longe mais importante.

Claro que nem é preciso dizer a importância dessa conquista para o desenvolvimento da natação, menos pela sensibilidade política que ela pode causar, e mais pelos investimentos que ela pode gerar da iniciativa privada no esporte. Sobre isso temos um texto (quase um desabafo) do nadador Pinheirense Eduardo Fischer. As vezes nós não nos damos conta da estrutura que temos na natação do Pinheiros e achamos que o mundo por ai também é assim...

Tivemos a Copa Minas, uma competição de Petiz a Juvenil, que é um dos momentos mais esperados do ano e que tem um peso na preparação dos atletas, seja pelo ponto de vista de integração das categorias como pelo amadurecimento que ela promove.

Do ponto de vista de integração tivemos nossa super pizzada com presença de mais de 120 pessoas, incluindo pais técnicos e atletas de Mirim a Juvenil.

Falamos muito de integração das categorias, pois acho que esse é um ponto chave para aumentar a base de atletas e reduzir a desistência nas categorias maiores, pois aumenta a motivação para os treinos e o espírito de equipe.

É isso aproveitem a nossa newsletter.

-x-x-

PS: aproveito o começo do semestre para fazer uma reclamação. Iniciamos esse canal por acreditar que essa iniciativa seria mais uma forma de incentivar e desenvolver a natação de base pinheirense, sendo mais uma maneira de integração e divulgação das categorias.

Sempre fizemos questão de frisar que esse é um espaço de todos, que todos podem e devem contribuir. Mas na prática não é o que vem acontecendo. Sei que a grande maioria é altamente engajada no esporte, seja ajudando na organização, marcando presença nas competições e sempre disponível para o que der e vier.

Só falta tomar coragem e escrever alguma coisa, garanto que todos tem alguma coisa a dizer. Posso dizer que a primeira vez é a pior, depois a gente perde a vergonha.

Na parte de cobertura fotográfica conseguimos vários colaboradores freqüentes, só faltam os textos.

Vamos pessoal, estou esperando. Pode escrever sobre qualquer coisa que tenha haver com nosso universo, comentários sobre as competições, coisas que só você viu, casos e lendas de atletas pinheirenses, psicologia do esporte, dicas de beleza pra quem nada, dicas hotéis e restaurantes na região, dicas de passeios paralelos para os pais, etc. ou seja qualquer coisa.

Pais, parentes, técnicos, assistentes e atletas estão todos convocados. E não vale dizer que não tem tempo. Afinal quem passa mais de 10 horas numa arquibancada com certeza arruma um tempinho para escrever um texto.

Frase do Técnico

"Para realizar grandes conquistas, devemos não apenas agir, mas também sonhar; não apenas planejar, mas também acreditar."

( Anatole France - escritor françês )

Aconteceu

Pizzada de Confraternização (22/8)
by Ricardo Pantarotto

A Pizzada de Confraternização da Natação foi um grande sucesso, superando as expectativas inicias. Os 100 convites se esgotaram rapidamente e no dia conseguimos acomodar aqueles que não haviam comprado.

Tivemos a presença total de 128 pessoas, entre atletas, pais e técnicos.

Foi uma ótima oportunidade para os atletas do Mirim se integrarem com as demais categorias.



Copa Minas - Belo Horizonte/MG (30 a 31/8)
by Ricardo Pantarotto

Aconteceu no último fim de semana de Agosto, nas dependências do Minas Tênis Clube em Belo Horizonte (MG), a IV Copa Minas de Natação. Uma das competições mais esperadas do ano, com a participação de todas as categorias de base do Pinheiros. Viajaram até a capital mineira atletas petizes, infantis e juvenis.

Mais importante do que os resultados obtidos foi o intercâmbio com atletas de outro grande clube,o Minas Tênis. Os atletas pinheirenses hospedam-se nas casas dos atletas mineiros.

Os atletas amadurecem muito nesta competição, pois viajar várias horas de ônibus, se hospedar em casa de família, competir nos dois dias seguintes, acaba se tornando uma experiência única.

Confiram os resultados completos no site da FAM (Federação Aquática Mineira), clicando aqui.

Confira as fotos by Fabiola Peak e Regina Secaf na Galeria da NewsLetter.

Parabéns a todos.

Fica aqui um agradecimento especial as famílias do Minas Clube, que receberam nossos atletas com muito carinho.

Vai Acontecer

Regional Petiz e Infantil (6/9)
by Ricardo Pantarotto

No próximo sábado dia 6/9, acontece no Estádio Pacaembu o Torneio Regional Petiz a Infantil.
Para quem nunca foi na piscina do Pacaembu (eu nem sabia que tinha uma piscina lá), a entrada é pelo portão 23 (Rua Capivari, s/n). Veja no Google Maps.


Troféu José Finkel (2 a 7/9)
by Thais Pantarotto

Começou ontem (2/9) e vai até domingo o Troféu José Finkel, além dos grandes nomes da natação brasileira, estarão presentes também 10 atletas das categorias de base pinheirense. Alguns deles fazendo suas estréias no mais importante campeonato absoluto nacional. São eles: Cecilia Zaccarelli, Patricia Santa Fé, Camila Zattar, Amanda Cruz, Matheus Martini, Marina Bernardine, Bruno Barbosa, Victoria Franscino, Murilo Monteiro, Yuri Garanito.

Boa sorte a todos, estreantes e veteranos.


Super Equipes (20/9)
by Ricardo Pantarotto

No dia 20/9 acontece o Revezamento Super Equipes, no qual participam nadadores pinheirenses de todas as categorias competitivas, do Mirim ao Senior.

Compareçam e prestigiem este evento comemorativo de aniversário do clube que é muito importante para integração dos atletas.

E não pensem que por ser um evento comemorativo eles não nadam pra valer, a briga é de levantar a torcida.


Dia ECP de Natação (27/9)
by Thais Pantarotto

No último sábado do mês teremos o Dia ECP para o pessoal do Petiz. Será um dia inteiro no clube, com uma programação intensa. Aguardem mais novidades no decorrer do mês.

Equipes

Campeonatos Paulistas de Verão
by Thais Pantarotto

Foram definidas as sedes dos Campeonatos Paulistas de Verão:

O Campeonato Paulista Juvenil, será em Santos, na Unisanta, nos dias 15 e 16 de novembro.
O Campeonato Paulista Petiz, será na piscina do Corinthians, nos dias 22 e 23 também no mês de novembro.
O Campeonato Paulista Infantil será no Corinthians, nos dias 6 e 7 de dezembro.

Um breve ensaio sobre o “Brasil Olímpico”

by Eduardo Fischer, Atleta Olímpico (2000-2004)
(publicado no site bestswimming.com.br)

Você considera-se uma pessoa patriota? Você sabe o significado da palavra patriotismo? Do Aurélio: “aquele que ama sua pátria”. E quem ama possui um sentimento incondicional que as impele para o que lhes afigura belo, digno ou grandioso. Será que nosso Brasil Olímpico é mesmo digno e grandioso? Tem você, meu companheiro, um amor verdadeiro e incondicional pela sua pátria Brasil durante os Jogos Olímpicos?

É possível demonstrar amor a essa mesma pátria que abandona seus filhos como no caso do judoca Eduardo Santos, que se desmantelou em choro e revelou a todos que não possuía condições financeiras nem mesmo para pagar as taxas e as mensalidades da federação de Judô? Ou o como com o super campeão, medalha de ouro nos 50 metros livre da natação, César Cielo, que teve seu patrocínio cortado a pouco mais de um ano dos Jogos Olímpicos, simplesmente por que decidiu procurar por melhores condições de treino fora do Brasil.

Como posso orgulhar-me da pátria que tem uma das maiores cargas tributárias do mundo, que não mede esforços em cobrar impostos e que arrecada o suficiente para investir alto no Esporte, mas que não consegue nem mesmo dar o básico para seu povo: Saúde e Educação.

Como conseguem os dirigentes e os responsáveis pelo esporte olímpico Brasileiro, após virarem as costas para as necessidades básicas dos atletas olímpicos, sem investirem quase nada na formação de novos atletas, possuírem tamanha “cara-de-pau”, e aparecerem tirando fotos e abraçando os atletas medalhistas como se esses dirigentes fossem, em algum aspecto sequer, responsáveis por esses estupendos resultados.

São os extremos demonstrados em Pequim: o que foi feito pelo nosso amigo judoca, em sua extrema necessidade? Nada! Mas o que se fez por César Cielo, campeão olímpico? Nada também! Isso por que ninguém esperava tamanho resultado desse atleta. Jogaram toda responsabilidade em outro atleta, que da mesma forma nadou MUITO bem, somente não chegou ao pódio. E agora, por isso, é injustamente e infelizmente intitulado de fracasso.

O próprio pai do campeão olímpico César Cielo Filho, Sr. César Cielo, foi taxativo ao afirmar que seu filho não foi e não é produto de nenhum projeto da confederação, e que resultados dele foram todos obtidos graças a muito suor e a ajuda financeira do famoso “PAItrocínio”.

Não sei quanto a vocês, mas eu, quando torço em frente a uma televisão, não torço pela minha pátria, o Brasil. Mas sim pela pessoa, pelo atleta dentro do “fardamento brasileiro”, dando o melhor que ele pode de acordo com as condições que lhe foram oferecidas para realizar seu treinamento.

Não estou dando justificativas para o fraco desempenho geral do Brasil em toda Olimpíada que participa (quase sempre ficando atrás de países como a Argentina), mas estou apenas dizendo que, para mim, não é o Brasil que entra na água, ou na pista, ou no tatame, ou na quadra, etc. Mas sim cada atleta que em sua maioria depende somente dele para preparar-se para essa importantíssima competição, sem ajuda alguma de sua pátria amada. Como poderíamos exigir mais deles? Não podemos...

E sabendo de tudo isso, de todas as dificuldades que os atletas brasileiros sofrem, com falta de incentivo financeiro, entre outras, não posso compreender como o Brasil ainda assim que sediar uma olimpíada. Em um país, onde uma grande parte das escolas públicas não possui condições de comprar sequer material esportivo para seus alunos, o Brasil quer gastar 10 ou 20 bilhões de reais e sediar o maior evento esportivo do mundo, deixando suas instalações abandonadas ao término dos jogos, transformando-se em depósitos de lixo e abrigo para alguns sem-teto, tal qual no último Pan Americano.

Para o nosso comitê, o “auxílio” aos atletas inicia a três meses dos jogos, e atleta que merece ajuda é aquele que está classificado e com chances reais de medalha. Ou seja, como ele vai se virar para ser um olímpico com chance de medalhas é problema dele, não interessa a eles, não é importante. Dessa forma, ficamos jogados a toda sorte, torcendo para que algum atleta com o dom para o esporte tenha força de vontade e condições financeiras para seguir seu caminho esportivo e trazer alegria ao povo brasileiro.

Enquanto isso, temos duzentos e pouco atletas em Pequim, mas se contabilizarmos dirigentes e seus respectivos familiares, chegaremos a um número não muito distante desses duzentos e poucos. Estranho? Sim, até demais! Chega a ser irritante...

Como ao final de TODA olimpíada, passaremos três ou quatro meses discutindo todos esses problemas em televisão e em jornais. Todos falaram tudo, prometeram muito, mas na verdade, o tudo que será dito transformar-se-á em nada e as promessas serão, como sempre, somente promessas...

PARABÉNS A CADA ATLETA POR SEUS RESULTADOS!

Pois, infelizmente, o Brasil não fez, não faz e não fará muito por vocês...

Aniversariantes de Setembro

07 Alexandre Miyake da Silva - Infantil 1
10 Eduardo Esgaib Vaz Guimaraes - Juvenil 1
11 Marina Raposo Santa Fé - Juvenil 2
12 Maria Eduarda Gulman Rodrigues - Infantil 1
17 Flavia Giaffone de Paiva Ferreira - Petiz 2
21 Giuliana Sampaio Alves Bonilha - Infantil 1
29 Luis Henrique de Moraes Godoy - Juvenil 2
30 Jorge Joao Zarif - Juvenil 2

PS: Se faltou algum aniversariante favor nos informar para que possamos corrigir a lista e o site.