terça-feira, 10 de março de 2009

O ano só começa depois do Carnaval

by Ricardo Pantarotto

Muita gente fala que no Brasil o ano só começa depois do Carnaval. Com certeza não são nadadores.

Para eles o ano já começou faz tempo. Para alguns em Janeiro para outros em Fevereiro. Tem até gente que fez clínica no Carnaval.

Março marca na verdade o início das competições, para quem acompanha e gosta de assistir, as vezes a gente até esquece que para competir precisa-se treinar, e treinar muito.

Para alguns vai ser a estréia pra valer, afinal quem não se lembra de quando era Petiz 1 e na primeira competição tinha que tomar cuidado para não ser desclassificado? Se queimar está fora, se não bater o pé na parede ou as duas mãos no borbo, está desclassificado, etc.

Como a primeira competição Petiz desse ano vai ser junto com o Infantil, vamos aproveitar o grupo grande e dar aquela força, e lembrar que um dia todos foram Petiz 1.

Temos algumas novidades na nossa NewsLetter.

Um novo colunista, o Dr Gustavo Magliocca, médico que está diariamente a beira da piscina de olho nos nossos atletas. Ele vai escrever sobre problemas comuns dos nadadores. Temos também a definição dos locais dos Paulistas de Inverno e uma nova seção, a "Ping Pong", para a gente conhecer melhor os nossos técnicos e atletas. Além de um tutorial sobre como "Comentar" os artigos. Várias pessoas se queixaram que não comentaram porque não conseguiram. Agora não tem mais desculpa, o tutorial monstra passo a passo como fazer.

Leu, tem que comentar. Sem desculpas.

Frase do Técnico

"Uma chave importante para o sucesso é a auto-confiança.
Uma chave importante para a auto-confiança é a preparação."

(Arthur Ashe)

Aconteceu - Infantil e Juvenil

by Thais Pantarotto

IV Carnaval Week Mococa (de 21 a 24/02)


Aconteceu na A.E.Mocoquense em Mococa durante o carnaval, a famosa clínica organizada pelo treinador Álvaro Taba. Compareceram atletas de diversos clubes e academias, como E.C. Pinheiros, Hebraica, Associação Esportiva Mocoquense, Academia Jet Center, Academia Reebok.

O Pinheiros compareceu em peso com 40 atletas das equipes Juvenil e Infantil.

Os dias foram de intenso calor (muita raspadinha), muito treinamento (de manhã, a tarde e a noite) e é claro muita diversão.

Parabéns aos atletas que participaram e prestigiaram mais um Carnaval Week.

Confiram as fotos do Guilherme Giorgi (técnico Petiz da Hebraica) na Galeria da NewsLetter.

Vai Acontecer

by Ricardo Pantarotto

Regionais em Março

Começou a temporada.

Em Março teremos os seguintes Regionais em piscina de 25 metros:
  • Dia 14 - Torneio Regional Juvenil a Sênior, São Paulo (1ªregião) - Baby Barioni

  • Dia 21 - Torneio Regional Petiz a Infantil, São Paulo (1ªregião) - Baby Barioni

  • Dia 28 - Circuito Mirim - 1ª Etapa, São Paulo (1ªregião) - Corinthians
Para regulamento, horários e balizamento, consulte o site da FAP.



Seletiva Kim Mollo, Sul-Americano e Multinations no começo de Abril

No começo de Abril, nos dias 4 e 5, teremos uma das competições mais esperadas do ano, a Seletiva Kim Mollo. Nesse ano vai ser no Baby Barioni, então é bom aproveitar o Regional, ir se acostumando com a piscina e treinar firme que falta menos de um mês.

No mesmo final de semana teremos o Multinations Youth Swimming Meet em Chipre, com a presença de Matheus Martini (Juvenil 2) como representante do Pinheiros.

Nos dias 27 a 30 de Março teremos o Campeonato Sul-Americano Juvenil na Argentina, com o Pinheiros representado pela atleta Camila Zattar (Juvenil 1) e o pelo recém chegado André Sanchez Pacheco (Juvenil 1).

Eita semaninha agitada.



Pizzada Monstro

Esta sendo organizada pelo técnico Diego Lopez a já tradicional Pizzada Monstro da Natação envolvendo todas as categorias.

A princípio a data é 2 de Abril (quinta).

A confirmação da data e maiores informações e serão divulgadas posteriormente pelos técnicos.


Mensagem do Técnico

by Tiago Moreno (técnico Petiz)

Gostaria de agradecer a presença de todos os pais na nossa primeira reunião, pois vocês não sabem o quanto isso foi importante para esclarecimentos e conhecimento das regras da nova equipe (Petiz) que seus filhos integram e participam.

Sei que nessa idade de 11 e 12 anos (Petiz I e II), os filhos veem vocês pais como ídolos, e já comecei a perceber uma grande e positiva diferença nesta semana em relação a frequencia nos treinamentos. Não apenas porque é um critério para uma promoção, mais sim pela importância da frequencia que vocês pais entenderam e juntamente com seus filhos passaram a se adaptar.

Parabéns a todos pelo ótimo início de trabalho e pela velocidade de estar se tornando novamente um ótimo grupo de competidores.

Equipes

by Thais Pantarotto

Definidos os locais dos Campeonatos Paulistas de Inverno

A Federação Aquática Paulista confirmou os locais dos principais campeonatos deste semestre. São eles:
  • 22 a 24 de Maio - Campeonato Paulista Jr e Senior de Inverno - Baby Barione - São Paulo;
  • 06 e 07 de Junho - Campeonato Paulista Juvenil de Inverno - Baby Barione - São Paulo;
  • 12 e 13 de Junho - Campeonato Paulista Infantil de Inverno - Itaguará Country Clube - Guaratinguetá;
  • 20 e 21 de Junho - Campeonato Paulista Petiz de Inverno - Limeira Clube - Limeira.
Para maiores informações: www.aquaticapaulista.org.br


Índices para Participação em Campeonatos Brasileiros e Paulistas

Saíram as tabelas de índices da FAP para os Campeonatos Paulistas de Inverno 2009 e da CBDA para os Campeonatos Brasileiros de Inverno e Verão de 2009 a 2012.

Lembrando que Petiz não tem índice para Paulista e que para os Brasileiros existe o Índice Interno.

Clique para abrir a Tabela de Índices para Campeonatos Paulista de Inverno 2009

Clique aqui para acessar a página da CBDA com os Índices Brasileiros para 2009-20012

Esses links estão permanentemente disponíveis no quadro ao lado na seção "Links Úteis"



Índice Interno x Índice Técnico

Nas reunião com técnicos foi mencionado que os Índices Internos seriam baseados no Índice Técnico.

Para quem tiver dúvida sobre o assunto, em Março do ano passado publicamos um artigo sobre o tema.

Ele pode ser encontrado clicando aqui ou buscando os artigos de Março de 2008.



Depoimento dos Pais

by Roberto Dias Oliveira (Pai do Felipe Dias Oliveira - Juvenil 1)

Quero agradecer a todos funcionários, pais de atletas, técnicos e atletas pela receptividade que eu e minha família tivemos e principalmente meu filho Felipe Dias desde a sua chegada na equipe.

Sempre sonhamos com essa oportunidade para ele como atleta, porém, confesso que temia um pouco pela dificuldade de adaptação, sentimento normal de um pai quando se trata de uma mudança na vida do filho, mas vejo que nada disso aconteceu em função da maturidade e profissionalismo que encontramos, aliada ao companheirismo de todos que transformou esse sentimento tanto nele como em nós, em satisfação, entusiamo, determinação, dedicação e principalmente alegria de estar fazendo e buscando o que ele mais gosta em sua vida que é nadar, estar no Clube Pinheiros, não é só treinar, é ter a esperança em um sonho e isso ninguém pode nos tirar ..obrigado a todos...abraço

Roberto e Valéria

Ping e Pong com Tiago Moreno


Nome: Tiago Moreno da Silva

Idade: 29 anos

Data/Local de Nascimento: 21/08/1979 - Santo André / SP

Time do coração: Ahhhh essa todos já sabem (Corinthians) mas só no futebol rs....

Cor: Por incrível que pareça VERDE

Ídolo: Carlos Alberto Parreira ( Comando com Serenidade e Tranqüilidade )

Desafio: Fazer o melhor a cada ano

Sonho: Um dia ter (treinar) um atleta Olímpico

Defina Tiago: Tranquilo, Paciente, Amigo, busca sempre a perfeição em tudo que faz.

Nas férias faço: Meu filho rir muito.

Eu Adoro: Minha Família

Eu Odeio: Falta de determinação, preguiça e comodismo.

Palavra do Médico

by Dr Gustavo Magliocca

"OTITE DOS NADADORES".

A otite externa aguda é um problema de ouvido tão comum entre os nadadores que é chamada também de "Otite dos Nadadores".

A otite externa é uma infecção na pele do canal do ouvido causada por vários tipos de germes ou fungos. Para facilitar a compreensão dessa infecção e a sua localização, vamos só lembrar que o ouvido é dividido em três partes: externo, médio e interno.

O ouvido externo é formado pela orelha e canal auditivo. Na extremidade desse canal está a membrana timpânica. Atrás da membrana está o ouvido médio; e por último, a terceira parte, o ouvido interno ou labirinto.

A exposição diária à água quente da piscina, associada à umidade residual e aos traumas causados pelo uso de cotonetes ou outros objetos, favorecem a maceração das células do canal auditivo, tal como a mudança do ph e a retirada da gordura protetora (cerumen) do ouvido externo predispondo à infecção local.

Os sintomas iniciais da otite externa são variáveis, porém dor, sensibilidade à palpação e manipulação da orelha, sensação de ouvido entupido e prurido, são os mais encontrados.

O diagnóstico da otite externa é facilmente feito pelo médico, e o tratamento inclui analgésicos, calor local, instilação de gotas e limpeza do canal. Às vezes torna-se necessário prescrever antibióticos.

Contudo, para os nadadores, muito mais importante que saber o que é a otite externa e como tratá-la, é saber como prevenir a doença. Por isso, fique atento às dicas a seguir:
  • Seque bem os seus ouvidos após nadar ou após o banho, com a ponta de uma toalha;
  • Você poderá ajudar a água escorrer para fora do canal externo do ouvido inclinando a cabeça para ambos os lados e tracionando gentilmente a orelha em diferentes direçõe;
  • Eventualmente um secador de cabelos poderá ser usado a uma distância segura (40cm) da orelha, com a menor velocidade e calor;
  • Nunca introduza objetos (cotonetes, lápis, etc) no canal externo do ouvido. Isto somente traumatizará a delicada pele que o reveste, levando a uma possível inflamação e infecção. As glândulas da pele do canal externo do ouvido produzem cerume (cera), que o protege e diminui a possibilidade de crescimento de bactérias ou fungos. Esta cera é necessária e não deve ser removida;
  • É recomendável o uso de protetores auriculares para os nadadores com otite externa recorrente;
  • Procure sempre o médico quando tiver dor de ouvido. Existem outras doenças que podem estar associadas à otite externa e somente um especialista poderá orientá-lo adequadamente.
De mais é só, bons treinos a todos e força na busca de seus objetivos.

Como comentar

by Ricardo Pantarotto

Algumas pessoas me disseram que estavam com dificuldades de incluir comentários. Segue uma explicação rápida de como fazer para comentar os artigos.

1. No final do artigo clique no link "Comentário"


2. Vai abrir uma nova página com os comentários anteriores e um espaço para você escrever o seu. Basta escrever no espaço abaixo

3. Depois você tem que digitar as letras que aparecem. Isso é pra evitar spans


4. Dai é só dizer o seu nome. Escolha a opção ""Nome/URL" e digite o seu nome. A URL pode ficar em branco.

5. Agora é só clicar em "Publicar"

Pronto. Ficou fácil né. Agora não tem mais desculpa pra não comentar.

Os comentários não aparecem na hora por serem moderados, por isso não aparecer na página na hora não significa que não funcionou.

Fotos

by Ricardo Pantarotto

Dei uma organizada nas fotos do ano passado.

As fotos da Galeria da Newsletter de 2008 estão aqui.

As de 2009 podem ser acessadas pelo link da coluna da direita.

As minhas fotos de 2007, 2008 e 2009 podem ser acessadas pela página www.panta.com.br/albuns

Nas de 2008 coloquei as que foram utilizadas nos filmes do Petiz e Infantil do final do ano.

Fiz também uma seleção das que para mim foram as 100 melhores de 2008, seja pela qualidade técnica ou pelos momentos que representam.


Aniversariantes de Março

05 Victor Hugo Itakaki - Juvenil 2
06 Caio Pantarotto - Infantil 2
06 Thomas Rainer - Infantil 1
09 Breno Buckup - Juvenil 1
10 Lucas Lara - Juvenil 1
10 Rafael Cardoso - Infantil 1
15 Felipe De Aguiar Luongo - Petiz 2
17 Matheus Martini - Juvenil 2
23 Rodrigo Vidigal - Petiz 2
24 Felipe Hidekazu Monni - Infantil 1
27 Luiza Padovam Vieira - Junior 1
29 Victória Frascino - Junior 1
30 Letícia Todesco - Juvenil 2
31 Nestor Amancio Junior - Infantil 2


PS: Se faltou algum aniversariante favor nos informar para que possamos corrigir a lista e o site.