terça-feira, 19 de maio de 2009

Surpresas de Maio

by Ricardo Pantarotto

A newsletter de Maio saiu bem atrasada, mas foi por um bom motivo, o primeiro título do ano da natação de base. Pinheiros, campeão do Sudeste Infantil e Juvenil.

Normalmente o grande evento para a natação de base paulista em Maio é o Troféu Kim Mollo. Todos sabem que eu adoro esse campeonato, gosto do clube, do ambiente, da cidade, da experiência e por ser a primeira grande meta de quem está começando. Esse ano, após três anos seguidos não "fomos" convocados devido a regra da 1a Região de não convocar quem já participou de seleções estaduais ou brasileiras, no ano anterior. Aliás abro um parenteses para parabenizar a 1a Região, adoro essa regra, acho extremamente saudável, e que deveria ser seguida pelas demais regiões, pois a cada ano abre-se espaço para mais nadadores vivenciarem essa experiência.

Na minha visão mais do que subir ao pódio, pontuar para a equipe ou melhorar os tempos, o mais importante é estar lá, competindo numa situação adversa e ter que dar o melhor de si. É claro que os nadadores não acham isso, o que eles querem mesmo é uma medalha, afinal foi com um lugar no pódio que eles foram convocados.

Enfim, como já noticiamos foram 31 atletas pinheirenses convocados (das 72 vagas possíveis) que contribuíram de forma decisiva para o décimo título da 1a Região, todos pontuaram em todas as provas e conquistaram 36 medalhas.

A surpresa deste Maio foi a participação das equipes Infantil e Juvenil no Sudeste. Essas categorias normalmente não participam mais dos Sudestes, focando nos campeonatos Paulistas e Brasileiros. Mas como foi em São Paulo e dava para encaixar no calendário de treinos, lá foram eles, com uma equipe de 70 atletas e mostraram a força destas categorias para este ano, conquistando o primeiro título do ano, de Campeão Geral do Sudeste Infantil e Juvenil. O formato da competição é interessante Infantis competem de manhã e Juvenis a tarde e os pontos são somados para ver quem é o campeão geral. O engraçado é que quando você não está acompanhando pessoalmente sua categoria, está na internet vendo os resultados online em uma grande torcida virtual.
E no último dia todos se juntaram para os Rev Medley e a premiação. Bem legal a integração das categorias torcendo por um objetivo comum. Espero que essa feliz coincidência de datas e locais aconteça mais vezes no futuro.

O que não foi surpresa em Maio foi a conquista do Troféu Maria Lenk pela equipe principal, pela sétima vez consecutiva e com quase o dobro de pontos do segundo colocado. Nem o recorde mundial do Felipe França foi uma surpresa para quem o acompanha de perto.

Temos ainda nessa edição, além da cobertura completa dos campeonatos acima mencionados mais um artigo do Dr Gustavo, o ping pong com o Taba e nosso Quiz Fotográfico, desta vez um verdadeiro desafio.

Preparem-se agora pois chegamos ao ponto alto do semestre, o Super Junho, onde tudo acontece. Confiram a programação no Vai Acontecer, não dá nem para piscar, se piscar alguém sobre no pódio e a gente perde a premiação.

Aproveitem e até a edição de Junho que promete estar recheada.

Frase do Técnico

"Nenhuma batalha jamais foi ganha sem o poder do entusiasmo."

( John Lord O'Brian )

Aconteceu - Kim Mollo

by Ricardo Pantarotto

XVI Troféu Kim Mollo

No feriado de 1 de Maio aconteceu, na Associação Atlética Mocoquense (AEM) o XVI Troféu Kim Mollo (Torneio Inter-Regional). Esse ano o Pinheiros bateu o recorde de convocados com 31 atletas.

A 1ª Região foi a campeã pela décima vez consecutiva com 1500 pontos. E os atletas pinheirenses como sempre deram um show. Todos pontuaram em todas as provas e igualaram o impressionante número de pódios do ano passado com 36 medalhas.

Destaque para os Revs Medley do Infatil que ganharam nas 4 categorias e foram compostos por 11 pinheirenses dos 16 atletas que nadaram. E para o atleta Pedro Otavio Rosa do Juvenil 2 que conquistou o troféu de eficiência.

Abaixo um resumo visual dos resultados. Com todas as provas e resultados do Pinheirenses.

(clique na imagem para ampliar)


Parabéns aos atletas.

Confira os resultados completos no site da FAP.

Fotos da competição "by Rachel Miranda" na Galeria da Newsletter. E outras no site da AEM

Aconteceu - Sudeste Infantil e Juvenil

by Thais Pantarotto

XIX Torneio Sudeste Infantil e Juvenil
Pinheiros Campeão


De 15 a 17 de Maio aconteceu o Sudeste Infantil e Juvenil (Troféu Assis Chateaubriand), no Sport Clube Corinthians. O Pinheiros foi com uma equipe de 70 atletas entre Infantis e Juvenis. A terceira maior atrás da Unisanta e do Botafogo, aliás os clubes cariocas compareceram em peso.

O Pinheiros normalmente não costuma participar do Sudeste dessas categorias quando não são em São Paulo, e a competição foi aproveitada como uma etapa de treinamento visando as competições importantes de Junho. Mas não foi por isso que a competição não foi levada a sério, e o clube sagrou-se Campeão Geral.

Obteve também o título nas categorias Infantil 1 e 2, e Juvenil 1 e o vice-campeonato no Juvenil 2. Esse resultado mostra que ambas categorias estão fortes e focadas para as Competições de Junho (Paulista e Brasileiro).

Foram 33 pódios individuais, 11 ouros, 13 pratas e 9 brozes. Além de mais 5 podios nos Revs. Foram eles:

Infantil
.Fernanda Kimura Gonçalves (bronze nos 200M)
.Isabella Scherer (ouro no Rev 4x50M)
.Julia Martini (prata no Rev 4x50L)
.Felipe Monni (bronze nos 100P)
.João Facciotti (prata nos 100C, bronze nos 200M)
.Thomas Rainer (prata nos 50L)
--
.Ana Flavia (prata nos 100C, bronze nos 100B, prata no Rev 4x50L, ouro no Rev 4x50M)
.Julia Fiks Salem(prata no Rev 4x50L, ouro no Rev 4x50M)
.Veridiana Carvalho (prata no Rev 4x50L, ouro no Rev 4x50M)
.Caio Pantarotto (ouro nos 50L, prata nos 100L, prata nos 400L, bronze nos 100B, ouro no Rev 4x50M)
.João Souto Maior (prata nos 100P, ouro no Rev 4x50M)
.Vitor Mafisolli (ouro nos 100C, ouro no Rev 4x50M)
.Yussef Elias (ouro no Rev 4x50M)

Juvenil
.Patricia Santa Fé (bronze nos 200M, prata nos 100P)
.Fernando Kuteken (ouro nos 100C, ouro no Rev 4x50M)
.Guilherme Fontanella (ouro nos 50L, prata nos 100P, ouro no Rev 4x50L, ouro no Rev 4x50M)
.Leonardo Alcover (prata nos 50L, prata nos 100L, bronze nos 200L, ouro no Rev 4x50L)
--
.Andre Chiappa (bronze nos 100C)
.Gabriel Shimizu da Rosa (prata nos 50L, ouro no Rev 4x50L, ouro no Rev 4x50M)
.Matheus Martini (ouro nos 200M, ouro nos 100L, ouro nos 400L, prata nos 200L)
.Pedro Rosa (bronze nos 100L, ouro no Rev 4x50L, ouro no Rev 4x50M)

Destaque ainda para o único recorde superado pelo clube com o Rev 4x50 Medley Infatil Masculino com o tempo de 1:57.08 com os atletas, Vitor (C), João (P), Caio (B) e Yussef (L).

Parabéns aos atletas pelo primeiro título do ano.

Confira os resultados completos no site da FAP.

Aconteceu - Troféu Maria Lenk

by Ricardo Pantarotto

XLIX Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação (Troféu Maria Lenk - Taça Correios)

Pinheiros Campeão


Na semana de 5 a 10 de Maio a elite da natação brasileira se reuniu no Parque Aquático Maria Lenk. O Pinheiros compareceu com 55 atletas e conquistou seu 7° título consecutivo e o 12° Troféu do Campeonato Brasileiro Absoluto, igualando-se ao Flamengo no número de conquistas. A equipe somou impressionates 4005,5 pontos contra 2289 do Minas que ficou em segundo lugar.

Na minha opinião podemos dividir a participação Pinheirense em 3 capítulos.

Primeiramente a participação da equipe Sênior com suas grandes estrelas mundias. Aqui não tem nem o que falar, ou melhor tem muito o que falar. Afinal não é sempre que se bate um recorde mundial, feito realizado por Felipe França nos 50 peito com o tempo de 26'89.
Não é sempre que tem 3 pinheirenses nadando pra 21s nos 50 livre (Cielo, Nicholas dos Santos e Bruno Fratus).
Não é sempre que se tem 14 pinheirenses dos 27 atletas que vão para o Mundial de Roma, com destaque para a equipe de Peito.

No segundo capítulo temos os Juniores. Agora tendo que brigar no Absoluto, vários se classificando para finais B, pontuando para o clube e pegando experiência para vôos ainda maiores.

E no terceiro a participação da categoria de base com as meninas Ana Flavia Celino (Infantil 2), Beatriz Azzolini Travalon (Juvenil 2), Patricia Santa Fé (Juvenil 1), nadando a Final B dos 200 peito e terminando em 14° lugar, e Camila Zattar (Juvenil 1), esta última entrando na Final B dos 200 Borbo e terminando em 12° lugar. E ainda tivemos o representante masculino, Matheus Salto Martini (Juvenil 2). Estes viveram uma esperiência única em participar de uma das mais importantes competições do calendário brasileiro.

Parabéns a todos, atletas e técnicos.

Vai Acontecer - Super Junho

by Thais Pantarotto

Calendário do Super Junho

Chegou a hora do super Junho, onde tudo acontece. Os Paulistas e os Brasileiros. Não precisa nem perguntar, todo final de semana tem uma competição importante.

Segue a agenda.

22 a 24/05 - Campeonato Paulista Junior e Sênior de Inverno - Baby Barione

05 a 07/06 - Campeonato Brasileiro Junior de Inverno - Corinthians

06 e 07/06 - Campeonato Paulista Juvenil de Inverno - Baby Barione

12 e 13/06 - Campeonato Paulista Infantil de Inverno - Itaguara Country Clube (Guaratinguetá)

19 a 21/06 - Campeonato Brasileiro Juvenil de Inverno - Rio de Janeiro

20 e 21/06 - Campeonato Paulista Petiz de Inverno - Limeira Clube (Limeira)

26 a 28/06 - Campeonato Brasileiro Infantil de Inverno - Manaus

Ping e Pong com Álvaro Taba

(Técnico Equipe Juvenil)

Nome: Álvaro Taba

Data/Local de Nascimento: São Paulo - 20/12/19........... (73) mais que ninguém nos leia!

Time do Coração: Ronaldo! (Vai! Curinthia!)

Cor: Adoro o preto, azul e branco.

Ídolo: Se eu falar um serei injusto! sou fã de meus filhos, esposa e pais.

Desafio: Viver.

Sonho: Ver meus filhos e atletas vencerem e mudarem a educação do Brasil.

Defina Taba: Professor.

Nas férias faço: De tudo que posso com meus filhos e esposa, mas confesso que logo sinto muita saudade de voltar ao trabalho.

Eu Adoro: Não, eu sou apaixonado pelos meus filhos e adoro respeito e a transparência.

Eu Odeio: Não poder fazer nada quando vejo um "pai/mãe jogar a filha pela janela", "quando matam os filhos e cortam e pedaços" ou outras tragédias sem explicações humanas.....URGH! QUE RAIVA!

Nadador

Nadador

Cecília Meireles

O que me encanta é a linha alada
das tuas espáduas, e a curva
que descreves, passáro da água!

É a tua fina, ágil cintura,
e esse adeus da tua garganta
para cemitérios de espuma!

É a despedida, que me encanta,
quando te desprendes ao vento,
fiel à queda, rápida e branda

E apenas por estar prevendo,
longe, na eternidade da água,
sobreviver teu movimento...

---
(Cecília Meireles. Jogos olímpicos.
In: Poesias completas de Cecília Meireles – vol. IV. Rio de Janeiro
Editora Civilização Brasileira, 1973. p. 44.)

Quiz Fotográfico - Maio

by Ricardo Pantarotto

Primeiro as respostas do Quiz de Abril.
[1] Alexandre Miake
[2] Julia Fiks Salem
[3] João Souto Maior
[4] Thomas Rainer
[5] Caio Pantarotto
[6] Ana Flavia Celino

E a nossa vencedora foi a Claudinéia Félix com o comentário enviado às 11:55hs do dia 11/04, menos de 24 horas após a publicação da NewsLetter. O mais interessante é que a família acabou de chegar ao clube, talvez por isso preste mais atenção nos detalhes dos companheiros das suas filhas Isabella e Ana Carolina. Várias pessoas acertaram 5 mas só ela acertou a foto 2 da Julia Fiks.

Como prêmio levou um conjunto de fotos exclusivas.

Abaixo o Quiz de Maio. Esse está mais difícil. Vamos ver quem conhece o estilo de cada companheiro.

Dicas: Sudeste Infantil, clique na foto para ampliar.

Esta são as 6 fotos de Maio:
[1]
[2]




[3]
[4]





[5]
[6]





.
Lembrando que para o desempate caso mais de uma pessoa acerte, vale a data de envio do comentário. Optei por não publicar os comentários para não facilitar para quem ainda não sabe todas respostas.

Dêem seus palpites via comentários. Pode dar mais de um.

Palavra do Médico

by Dr. Gustavo D. Magliocca

"Ombro Doloroso do Nadador"

O ato de nadar é relatado desde os tempos da Grécia e Roma antiga. Platão escreveu que “o homem que não sabe nadar não é educado”. Com a evolução dos tempos, crescente número de pessoas utiliza a natação como esporte, visando manutenção da preparação física, recreação ou competição.

Pesquisa recente, coloca a natação como o terceiro esporte mais praticado pelo brasileiro, estando atrás apenas do futebol e do vôlei. Este dado, além de nos deixar satisfeitos, nos dizem que cada vez mais, problemas clínico-ortopédicos relacionados ao esporte aquático irão aparecer nos consultórios médicos e fisioterápicos de todo país.

A queixa de dor nos ombros é freqüente em inúmeras modalidades esportivas, como voleibol, judô e ginástica olímpica; porém, na natação, a incidência de queixas dolorosas, que diminuem o rendimento esportivo ou determinam o afastamento do atleta, parece estar aquém dos outros esportes.

A alta prevalência de um tipo específico de lesão nos ombros de nadadores (síndrome do impacto), levou, em 1974, dois médicos estrangeiros chamados Kennedy e Hawkins a denominarem todo quadro doloroso devido a lesão tendínea dos músculos formadores do manguito rotador dos ombros ,diretamente relacionado com a prática da natação, de “ombro do nadador”.


Fig.1: Articulação do ombro em formato de xícara e pires raso entre o úmero (osso do braço) e a fossa glenóide (superfície articular da escápula). Na figura observa-se os ligamentos que dão sustentação estática a tal articulação.
Fig.2: Músculos do Manguito Rotador. Tais músculos dão estabilidade dinâmica aos movimentos da articulação do ombro.

As pesquisas médicas indicam que cerca de 5% a 80% das pessoas que praticam natação já apresentaram tal dor no ombro e, mais preocupante, quando analisados somente os atletas de elite este número chega a mais de 90%. Mas o que isso nos quer dizer? Que quanto mais uma pessoa nada, maior a sua chance de desenvolver tal lesão nos ombros.

Outros fatores além do treinamento árduo também estão relacionados com o “ombro do nadador”, são eles: erros de técnicas durante a mecânica da braçada, presença de maior frouxidão dos ligamentos articulares, uso excessivo de palmares e, principalmente, a convivência diária com a dor, correlacionando (absurdamente!!!) dor com melhor desempenho esportivo.

Inúmeros tratamentos foram propostos para tal dor nos ombros: anti-inflamatórios, gelo pós –treino, fisioterapia analgésica e, até mesmo, cirurgias ortopédicas de reparação dos tendões acometidos. Contudo, é consenso na literatura médico-científica que a prevenção é a melhor forma de se abordar o “ombro do nadador”.
Vamos juntos pensar: eu sou um nadador que treino todos os dias (as vezes até duas vezes por dia), por isso minha chance de apresentar dores nos ombros é grande. Se, por acaso, eu tiver dor no ombro, vou piorar minhas parciais, vou sair no meio do treino por causa da dor, não vou conseguir competir e, pior, vou ficar semanas sem treinar para poder tratar meu ombro. Por isso me respondam se não é melhor: perder meros minutos antes do treino para fortalecer a musculatura do ombro que ficar engolindo a dor quieto?

A natação competitiva vive hoje o ápice do desenvolvimento tecnológico: maiôs, toucas, óculos, suplementos... porém, de nada adianta tanta tecnologia se a máquina do corpo humano não estiver funcionando em perfeitas condições.

Assim, um bom fortalecimento da musculatura do ombro (gente não é apenas musculação, é fortalecimento específico da musculatura do manguito), uma boa seqüência de alongamentos e, principalmente, saber compreender que a dor é um aviso de seu corpo que algo não está legal e, que se você não souber parar, logo sua máquina vai quebrar, é ainda a melhor maneira de se combater o “ombro do nadador”. Por isso, não deixem de fazer diariamente a “borrachinha” antes dos treinos, não esqueçam de toda série de alongamentos e prestem, sempre, muita atenção em todos os movimentos que executam dentro e fora da água. Por enquanto é só, nos vemos na beira da piscina – quer dizer eu na beira e vocês dentro d’água, a não ser aqueles que estiverem com dor no ombro.

Bons treinos a todos e sucesso.



Aniversariantes de Maio

02 Carolina Malavazzi Penteado - Junior 2
02 Rodrigo D´Essen Stacchini - Petiz 2
03 Pedro Otavio Pacheco da Silva Rosa - Juvenil 2
04 Eduardo Prado Froes - Infantil 2
04 Gabriel da Silva Santos - Infantil 1
14 Catarina Spinelli Silva - Petiz 1
14 Felipe Alves Franca da Silva - Senior
14 João Pedro Spinelli Silva - Petiz 1
14 Luiz Felipe Spinelli Silva - Petiz 1
15 Pedro Fagundes Herman - Petiz 2
18 Bruno Felipe de Sousa Barbosa - Junior 1
18 Leticia de Cassia Assis da Silva - Petiz 2
20 Wesley Gemente - Petiz 2
22 Fernanda Davini Paller - Infantil 1
23 Andre Brasil Esteves - Senior
23 Helena Secaf dos Santos - Petiz 2
23 Matheus Ferro Ribeiro - Senior
23 Tatyana Kahanevic der Agopian - Juvenil 1
27 Michelle Lenhardt - Senior
28 Mariana Raquel A Lima Zylbersztajn - Infantil 1
31 Herculano de Almeida Pires Lancsarics - Petiz 2


PS: Se faltou algum aniversariante favor nos informar para que possamos corrigir a lista e o site.

Como comentar

by Ricardo Pantarotto

Algumas pessoas me disseram que estavam com dificuldades de incluir comentários. Segue uma explicação rápida de como fazer para comentar os artigos.

1. No final do artigo clique no link "Comentário"


2. Vai abrir uma nova página com os comentários anteriores e um espaço para você escrever o seu. Basta escrever no espaço abaixo

3. Depois você tem que digitar as letras que aparecem. Isso é pra evitar spans


4. Dai é só dizer o seu nome. Escolha a opção ""Nome/URL" e digite o seu nome. A URL pode ficar em branco.

5. Agora é só clicar em "Publicar"

Pronto. Ficou fácil né. Agora não tem mais desculpa pra não comentar.

Os comentários não aparecem na hora por serem moderados, por isso não aparecer na página na hora não significa que não funcionou.