segunda-feira, 10 de agosto de 2009

É Possivel

by Ricardo Pantarotto

Não tem como não falar do maior acontecimento destas férias e eu não estou falando da Gripe Suína.

Estou falando é claro do Mundial de Natacão.

Todos acompanharam, torceram e se emocionaram com os pinheirenses na piscina de Roma.

Quem não chorou junto com Cielo, não ajoelhou junto com França e não bateu com força na faixa de chegada com a Poliana.

Só para resumir a participação dos pinheirenses. Todas as medalhas do Brasil no Mundial foram conquistadas por atletas do clube, ou seja, se o Pinheiros fosse um país teria ficado em 8º no quadro geral de medalhas. Issso sem falar no Revezamento Medley, formado por pinheirenses, que foi 4º melhor do mundo.

E o que isso tem haver com a Natacão de base ?
TUDO.

Como foi muito bem explorado pela reportagem que Rede Globo fez com nossos atletas. O que aconteceu em Roma, mostra que "É Possível".

É possivel um companheiro de equipe ir a um Mundial, chegar numa final, conquistar uma medalha ou obter um recorde mundial.

Afinal o César, o França, a Poliana, o Nicolas, o João, o Henrique, o Nicholas, a Gabriela, o Mangabeira....nada mais são para o pessoal das categorias de base que companheiros de clube. Ninguém os vê como super heróis com um talento único. Afinal eles estão lá, todos os dias treinando nas raias ao lado, tomando bronca, no chuveiro do mesmo vestiário, rindo das mesmas brincadeiras.

São sim pessoas extremamente determinadas, que treinam firme e que levaram suas ambições até o limite.

Espero que isso sirva de inspiração nesta volta aos treinos, e que todos acreditem que sim "É Possível", basta muito treino e muita determinação.

Onde cada um vai chegar e o que vai conquistar, ninguém sabe. Só depende de acreditar em si e treinar com vontade. Cada um tem o seu "Mundial", e o importante é chegar lá.

Voltando as nossas categorias de base, tivemos no final de julho a tão esperada convocação para o Chico Piscina. Onde são convocados para a formação da Seleção Paulista 32 atletas das categorias Infantil e Juvenil. Neste ano mantivemos o mesmo número de atletas convocados do ano passado, com 7 atletas e um técnico. O Chico Piscina é um torneio Inter-Federativo, onde cada Estado convoca sua Seleção, podendo colocar dois atletas por prova.

Para mim, mais importante do quer ser convocado e representar a FAP, ou mesmo subir ao pódio, é aprender a lidar com a pressão da cobertura da mídia.

Este é o torneio da natacão de base com uma cobertura grande da mídia, inclusive com as finais transmitidas ao vivo pela SporTV. Quem já esteve lá pode confirmar, não é fácil nadar com esse tipo de pressão.

Bom agora o negócio é focar nos treinos ,que tem muita coisa importante nesse final de ano. E o segundo semestre já começou.

Agora que a polêmica dos trajes parece ter terminado, confira o artigo da Eduarda Carvalho. Ela mostra como tudo isso começou. É bom para pensar no assunto.

PS: Ainda está valendo o desafio para o Infantil. 100% nesse ano.Vamos lá. Foco e muito treino.

Frase do Técnico

“Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com freqüência, poderíamos ganhar pelo simples medo de arriscar”

( Shakespeare )

Aconteceu - Petiz

by Thais Pantarotto

I Clinica de Natação Petiz (NATA)

Na primeira semana de Julho (de 1 a 7), aconteceu em Mococa a I Clínica de Natação para a equipe Petiz realizada no Brasil. Participaram 46 atletas (25 do ECP, 24 do MESC e 7 da AEM).

A clínica foi um sucesso, além das diversas atividades técnicas, com preparação física e treinos de manhã e de tarde. Foram realizadas várias atividades lúdicas (gincanas) e passeios (buracão). Foram realizadas ainda filmagens submersas e aéreas sob responsabilidade do PC (Paulo Cesar, biomecânico do ECP e da CBDA).

As atividades técnicas foram coordenadas por diversos técnicos, entre eles: Tiago Moreno (ECP), Paulinha (Jet Center), Felipe Moreno (MESC), Luca Moreno (Santo André), Monica (AEM) e Albertinho (ECP e Seleção Brasileira).

Nas palavras do Tiago Moreno:
Essa foi uma Clínica que fiquei muito feliz de ministrar, pois acabei conhecendo um pouco mais os meus atletas, em um ambiente fora de competição e ao mesmo tempo os mesmos acabaram ficando muito mais amigos e unidos durante e depois dessa clínica.
O ponto mais positivo, além das crianças terem se divertido muito foi a oportunidade dos mesmos se verem nadando por vários tipos de ângulos diferentes através das filmagens realizadas.
Parabéns à todos pela participação.
Grande abraço,
Tiago Moreno.
Esta iniciativa mostra que é possível realizar para o pessoal do Petiz uma clínica de alto nível sem ter que sair do país.

Confira as fotos by Tiago Moreno aqui.

Aconteceu - Infantil e Juveni

by Thais Pantarotto

Convocação Seleção Paulista para o Troféu Chico Piscina (29/7)

O XXII Campeonato Brasileiro Interfederativo Infanto-Juvenil de Natação (mais conhecido como Troféu Chico Piscina) que acontece de 8 a 10 de Outubro em Mococa, é um campeonato interfederações, ou seja, cada Estado forma sua seleção Infantil e Juvenil entre seus melhores atletas para representá-la. Cada Federação pode levar 32 atletas, 16 Infantis e 16 Juvenis, metade meninos e a outra metade meninas.

A FAP (Federação Aquática Paulista) em reunião com a comissão técnica realizada no último dia 29 de Julho convocou sua seleção que lutará para defender a hegemonia do Estado de S.Paulo na competição. São 8 títulos consecutivos num total de 15 conquistados, no que é considerado o mais importante evento do calendário para as categorias Infanto-Juvenil, pois recebe grande cobertura da mídia, ainda mais neste ano que tivemos um grande destaque para natação.

O campeoato é a única competição das categorias de base que tem cobertura da TV, as finais são transmitidas pelo SporTV ao vivo.

Este ano o Pinheiros manteve o número de convocados de 2008, e para esta responsabilidade foram convocados 7 atletas e um técnico, André Ferreira (Amendoim). São eles:

Infantil
  • Ana Flavia Celino
  • Veridiana Fleury Carvalho
  • Caio Pantarotto
  • Vitor de Paula Lima Mafisolli

Juvenil
  • Patrícia Raposo Santa Fé
  • Matheus Salto Martini
  • Pedro Otávio Rosa

Técnico: Prof. André Luis Simões Ferreira (Amém) - Infantil Masculino

Parabéns aos convocados.

Confira o boletim oficial no site da FAP, clicando aqui.

Aconteceu - Junior

by Thais Pantarotto

Copa Mercosul (9 a 13/7)

O pessoal do Júnior e Sênior não tiveram férias e de 9 a 13 de Julho foram para Curitiba disputar no Clube Curitibano a XII Copa Mercosul. O Clube foi com a maior delegação paulista, com 40 atletas, e terminou a competição na segunda colocação geral, com 971,50 pontos, participando apenas das categorias Júnior e Sênior. O campeão foi o anfitrião, Clube Curitibano, ao somar 1033 pontos, participando das categorias Infantil, Juvenil, Júnior e Sênior.

Destaque para os prêmios de melhores índices técnicos de Eloísa Drapzinski que teve o melhor índice nos 100m livre com 59s27; Ana Carolina Araújo nos 100m livre com 57s31; Raphael Rodrigues nos 50m peito com 28s77; Monique Ferreira nos 400m livre com 4min15s53 e Eduardo Fischer na prova dos 50m peito com 28s09.

Os Pinheirenses quebraram 28 recordes. Os maiores recordistas foram Henrique Martins nos 100m borboleta (54s78), 50m borboleta (24s51) e 100m costas (57s90); Monique Ferreira nos 400m livre (4min15s53) e 100m borboleta (1min03s21); Bruno Fratus nos 50m livre (23s04) e 100m livre (50s65), Nabila Ocanha nos 50m costas (31s36) e 100m costas (1min06s81) e Raphael Rodrigues nos 100m peito (1min03s41) e 50m peito (28s77).

Já Juliana Kury superou a marca nos 50m livre (26s22); Ana Carolina Azambuja nos 100m peito (1min16s88); Giseli Pereira nos 50m costas (30s91); Eduardo Fischer nos 50m peito (28s09); Daniele Jesus nos 50m borboleta (27s75); Ana Carolina Araújo nos 100m livre (57s31); Guilherme Bobbo nos 100m livre (51s39) e Alan Nagaoka quebrou o recorde nos 200m medley (2min09s47).

Parabéns aos atletas.

Aconteceu - Mundial

by Ricardo Pantarotto

Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos - Roma

No Mundial de Roma acontecido entre os dias 19/07 a 02/08, o atletas do clube deram um show.

Primeiro todas as medalhas do Brasil foram conquistadas por atletas do Pinheirenses:

- César Cielo - ouro nos 50 m e 100 m livre, este último com recorde mundial. Repetindo o feito de Popov após vencer na olimpíada e no mundial.

- Felipe França - prata nos 50 m peito, primeiro pódio do Brasil em uma prova de peito.

- Poliana Okimoto - bronze na maratona aquática de 5km, primeira medalha do Brasil em Águas Abertas e primeira mulher a conquistar uma medalha.

Se incluirmos os revezamentos dos 17 atletas pinheirenses convocados, 13 nadaram finais. E por falar em revezamento, o revezamento 4x100 medley composto exclusivamente por pinheireses (Guido, Henrique Barbosa, Mangabeira e Cielo) chegou em 4º, ou seja, o clube tem o quarto melhor rev medley do Mundo.

Parabéns a todos por essa conquista histórica.

Segue a relação dos finalistas:

Feminino
  • Carolina Mussi – 4x100 m medley (Final 4º)
  • Gabriella Silva – 100 m borboleta (Final 5º) / 4x100 m medley (Final 4º)
  • Poliana Okimoto – Maratona Aquática 5k (BRONZE) / 10k (7º)
  • Tatiana Lemos Barbosa – 4x100 m medley (Final 4º)
Masculino
  • César Cielo – 50 m livre (OURO) / 100 m livre - OURO (WR) / 4x100 m livre (Final 4º) / 4x100 m medley (Final 4º)
  • Felipe França Silva – 50 m peito (PRATA)
  • Fernando Silva - 4x100 m (Final 4º)
  • Gabriel Mangabeira – 100 m borboleta (Final 8º) / 4x100 m medley (Final 4º)
  • Guilherme Guido – 4x100 m medley (Final 4º)
  • Henrique Barbosa – 100 m peito (Final 8º) / 200 m peito (Final 7º)/ 4x100 m medley (Final 4º)
  • João Júnior – 50 m peito (Final 7º)
  • Nicholas Santos – 50 m borboleta (Final 5º)
  • Nicolas Oliveira – 100 m livre (Final 8º) / 4x100 m (Final 4º)

Comissão Técnica
  • Técnicos: Alberto Silva e Arilson Silva
  • Biomecânico: Paulo César Marinho (PC)

---

Para quem ainda não viu, recomendo três paginas do site oficial do Mundial:

O video final com os melhores momentos do campeonato, é longo mas vale ver até o final

O historia de de dois "caras" (Here comes the story of two guys...)

A galeria de fotos das natação

---

E quem estava lá, vendo tudo ao vivo era a familia Vaz Guimarães. E pelo jeito o campeonato foi inspirador. Nas palavras do Dudu (Juvenil 2):

A viagem foi demais, sobretudo quando chegamos em Roma. Estava super ansioso para retirar os ingressos dos 6 dias de Mundial.

Assistir os maiores feras da Natação me estimulou a melhorar cada vez mais, prestar atenção e seguir mais rigidamente os treinos e orientações do nosso Técnico.

A maior emoção foi ver os 4x200 livres e os 100 livres do Cielo. Isso será inesquecível. Pretendo chegar lá. Dudu

Vai Acontecer

by Thais Pantarotto

Calendário das Competições do 2º sementre de 2009

Regionais

.Petiz
  • 22/08 - Torneio Regional Petiz e Infantil - Unisanta - Santos
  • 28 a 30/08 - Copa Minas - Minas Tenis Clube - Belo Horizonte - MG
  • 12/09 - Torneio Regional - Santo André
  • 17/10 - Torneio Regional (provavelmente SCCP)

.Infantil
  • 22/08 - Torneio Regional Petiz e Infantil - Unisanta - Santos (participação à definir)
  • 28 a 30/08 - Copa Minas - Minas Tenis Clube - Belo Horizonte - MG
  • 12/09 - Torneio Regional Petiz e Infantil - São Paulo ou Santo André
  • 17/10 - Torneio Regional Petiz e Infantil - São Paulo
  • 24/10 - Torneio Regional Petiz e Infantil - São José dos Campos

.Juvenil
  • 22/08 - Torneio Regional Junenil a Sênior - ECP
  • 28 a 30/08 - Copa Minas - Minas Tenis Clube - Belo Horizonte - MG
  • 26/09 - Torneio Regional Juvenil a Sênior - SCCP
  • 24/10 - Torneio Regional juvenil a Sênior - SCCP
  • 31/10 - Torneio Regional Juvenil a Sênior - Unisanta - Santos



  • 09 a 11/10 - XXXVII Festival CBDA/CORREIOS-Sudeste de Clubes Mirim e Petiz – Troféu Ivo Lourenço - Vitória/ES
  • 08 a 11/10- XXII Campeonato Brasileiro Interfederativo Infanto-Juvenil de Natação – Troféu Chico Piscina e XV Campeonato Internacional Infanto-Juvenil de Natação – Troféu Chico Piscina Internacional - Mococa/SP
  • 12 a 15/11 - XXXII Campeonato Brasileiro Infantil de Natação – Troféu Maurício Bekenn - Vitória/ES
  • 26 a 29/11 - XVIII Campeonato Brasileiro Juvenil de Natação – Troféu Carlos Campos Sobrinho (piscina de 50 metros) - Curitiba/PR


  • 21 e 23 /11 - Campeonato Paulista Petiz de Verão - Santo André - SP
  • 28 e 29/11 - Campeonato Paulista Infantil de Verão - a definir
  • 05 e 06/12 Campeonato Paulista Juvenil de Verão - a definir

Ping e Pong com André (Amendoim)

(Técnico Equipe Infantil - Campeão Paulista e Brasileiro de Inverno em 2008 e 2009)

Nome: André Luis Simões Ferreira - Amendoim

Data/Local de Nascimento: Pereira Barreto (SP) - 13/07/1970

Time do Coração: Corinthians

Cor: Azul

Ídolo: Albertinho (head coach do Pinheiros)

Desafio: Ter 100% de aproveitamento em um Campeonato Paulista ou Brasileiro

Sonho: Olimpíadas

Defina Amém: Um apaixonado pela natação

Nas férias faço: Viajar

Eu Adoro: Surfar

Eu Odeio: Qualquer tipo de discriminação

Cadeia para quem usar trajes ilegais

by Maria Eduarda Carvalho (mãe da Veridiana Carvalho - infantil 2)


Como mãe de nadadora passei estes últimos meses aguardando decisões, apreciando comentários, ponderando opiniões sem saber ao certo a qual lado aderir. Ter ou não ter, vale ou não vale? É injustiça nadar com, ou é mais injusto minha filha nadar sem?

Anette Kellerman vestindo seu ousado Fastskin!
Qual não foi minha surpresa, portanto, ao ler, que por causa de trajes especiais uma nadadora australiana tinha sido presa em Boston e o mesmo ocorreu com a nadadora olímpica americana, presa na Califórnia.

Annette Kellerman, conhecida como a sereia australiana, encantava o mundo com sua performance dentro de uma piscina de vidro, usando um traje desenvolvido por ela mesma que facilitava seus movimentos e permitia maior vigor na sua apresentação.

Em 1907 o traje apresentado era um afronte e as autoridades americanas prenderam Annette, por desacato ao pudor, logo ao desembarcar em NY. Após negociações seu maiô foi liberado, mas com certeza causava tanto espanto quanto suas manobras aquáticas.

Poucos anos depois, numa praia na Califórnia a nadadora Olímpica Ethelda Bleibtrey foi presa ao aparecer vestindo um maiô que não lhe cobria as pernas até os tornozelos como era esperado.

Após este triste episódio e conseqüente reclamações das autoridades esportivas, ocorreu o fim da obrigatoriedade do comprimento dos maiôs femininos e com isso as mulheres puderam participar de fato das provas de natação. Na Olimpíada de 1920, Ethelda ganhou 3 medalhas de ouro para os EUA.

Gertrude Ederle chegando à Inglaterra com o modelo que causou polêmica
A grande nadadora Gertrude Ederle, primeira mulher a cruzar o Canal da Mancha, também revolucionou na hora do traje. Esta pioneira da natação buscava no maiô uma peça que favorecesse e facilitasse seu nado.

Em 1926, na sua segunda tentativa, após o fracasso do ano anterior, Gertrude voltou à França decidida a conquistar o canal e para isso sabia que precisava se ver livre dos maiôs de lã que pesavam e tornavam a travessia muito mais difícil. Juntamente com sua irmã, bolou e produziu um sunkini de seda, feito sob medida, leve e resistente. Gertrude não só nadou, como estabeleceu o novo recorde baixando mais de duas horas da marca anterior.

O curioso é que antes os trajes eram proibidos por cobrirem cada vez menos o corpo e hoje o problema é o contrário!

Portanto, fica claro que não é de hoje que se busca na natação aliar maiôs às performances, mas talvez tenhamos ido longe demais...

Ontem, minha filha e eu, dedicamos a manhã para provar o tal Jaked adquirido para esta última temporada, após 61 minutos de muito suor, persistência e paciência, minhas dúvidas foram todas embora.

Agradeço a decisão da FINA, proibição já! Nenhuma mãe precisa passar por isso!

Na Mídia

by Thais Pantarotto

Reportagem no Bom Dia Brasil (Rede Globo) - 04/08

Reportagem da Rede Globo com as equipes de base após a conquista dos pinheirenses no Mundial de Roma. Para quem não assistiu vale a pena conferir.



Revista ECP

Para quem não viu na revista do clube os artigos das nossas equipes de base, seguem os links para a edição online da revista.

Ed. de Julho - Pinheiros Campeão do Sudeste Infantil e Juvenil

Ed. de Agosto - Pinheiros Campeão Paulista Infantil

Bom para quem quiser guardar a lembrança.

Aniversariantes de Agosto

04 Nicolas Cesar Oliveira - Senior
07 Carolina Hurga Mussi - Senior
08 Lígia Monari - Petiz 2
08 Luiza Monari - Petiz 2
11 Fernanda Baeninger Anbar - Petiz 1
11 Luca Napolitano Rivitti - Petiz 1
12 Andressa Patinskas Bachner - Juvenil 1
12 Lucas Antonio Ernandez dos Santos - Infantil 1
12 Nicholas Augusto Reid - Petiz 2
16 Amanda Macedo Cruz - Juvenil 2
16 Leonardo Palma Alcover - Juvenil 1
16 Rafael de Goes Bernardini - Petiz 1
20 Felipe Wright da Silveira - Petiz 2
28 Alina Dumas - Junior 1
30 Andressa Macedo Cruz - Junior 2


PS: Se faltou algum aniversariante favor nos informar para que possamos corrigir a lista e o site.

Como comentar

by Ricardo Pantarotto

Algumas pessoas me disseram que estavam com dificuldades de incluir comentários. Segue uma explicação rápida de como fazer para comentar os artigos.

1. No final do artigo clique no link "Comentário"


2. Vai abrir uma nova página com os comentários anteriores e um espaço para você escrever o seu. Basta escrever no espaço abaixo

3. Depois você tem que digitar as letras que aparecem. Isso é pra evitar spans


4. Dai é só dizer o seu nome. Escolha a opção ""Nome/URL" e digite o seu nome. A URL pode ficar em branco.

5. Agora é só clicar em "Publicar"

Pronto. Ficou fácil né. Agora não tem mais desculpa pra não comentar.

Os comentários não aparecem na hora por serem moderados, por isso não aparecer na página na hora não significa que não funcionou.