sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Começamos bem

by Ricardo Pantarotto

Começamos bem o segundo semestre.

Dois eventos marcaram o Outubro da natação de base. Infelizmente aconteceram no mesmo final de semana e tivemos que escolher um dos dois para assistir ao vivo.

O primeiro foi o Sudeste Petiz em no Álvares Cabral em Vitória (ES), o qual acabei não indo.

O Sudeste de Verão é sempre uma das competições mais marcantes para os petizes. Como sempre acontece fora de São Paulo é para os Petizes 1 uma experiência inesquecível.

Viagem para outro estado, nadadores de clubes até então desconhecidos, uma competição com três dias e manhãs livres, um distanciamento maior dos pais, resumindo, o primeiro Sudeste ninguém esquece.

Vejo esta competição como um ponto chave para o crescimento dos nossos jovens atletas. Os Petizes 1 vivendo esse mundo de novidades e os Petizes 2 passando a "experiência" de quem já esteve lá, tentando diminuir a adrenalina e se concentrar nas provas. Isso une muito a equipe e prepara cada um para as competições mais complexas que irão encontrar no futuro, como os Brasileiros no Infantil.

Já vale só pela experiência, mas como ninguém foi a passeio, a equipe conquistou o terceiro lugar na classificação geral. Num daqueles finais de tirar o fôlego. Aliás estava relendo o editorial do ano passado sobre o Sudeste e por coincidência subimos mais uma lugar no pódio, por uma pequena diferença sobre o mesmo Fluminense. Voltamos ao bordão: Todo ponto conta. Confira a cobertura completa dessa conquista.

O outro evento do mês foi o Troféu Chico Piscina. Esse eu acompanhei de perto pela segunda vez.

Nesse ano nossos atletas foram muito bem. Conquistando 8 medalhas individuais e mais 5 em Revs. Com isso deu para ter mais de perto a sensação da influência da cobertura da TV. As pessoas que assistiam em casa ligavam após a prova tão animadas quanto a gente que assistia da arquibancada.

Ás vezes a gente vê o resultado, e fica curiosa para saber como foi a prova. Daí tive a ideia de criar um canal de vídeo da NewsLetter. A ideia é fazer um acervo que valorize as conquistas das categorias de base.

Como acabamos conseguindo as gravações de todas as etapas do Troféu, usamos esses vídeos para a estreia do canal.

Novembro é o mês em que tudo acontece na natação de base.

Foi para os campeonatos desse mês que todos treinaram o ano todo.

Para inspirar as equipes durante os campeonatos, montei a foto do Guido a partir do vídeo dos 100C (que também está no nosso Canal).
Quando alguém achar que não vai dar, basta olhar essa foto. Ela diz tudo.

Boa sorte a todos e aproveitem a nossa News.

Frase do Técnico

(enviada por Gaby Esgaib)

Primeiro vença a si mesmo, depois vença sua sombra para só então pensar em vencer seus adversários.

( Maestre hato )

Aconteceu - Mirim

by Diego Lopes

Projeto Padrinho com mais qualidade nesse Semestre

Idealizado pelos Profs. Álvaro Taba e Diego Lopez em 2005, o Projeto Padrinho está sendo realizado mais uma vez nesse semestre. A ideia é integrar as equipes de Mirim (08 a 10 anos) e Juvenil (15 e 16 anos) no mesmo treino, onde os adolescentes transmitirão os seus conhecimentos técnico e prático para a criançada, gerando um "efeito espelho".

"Em cada semana, um fundamento técnico será aplicado na criançada mirim pelos atletas do Juvenil. Assim, os mirins terão uma qualidade a mais durante os seus treinos e os juvenis poderão vivenciar uma experiência de liderança e referência muito importante para os seus desafios profissionais e pessoais futuros" comenta o Prof. Diego Lopez.

Nos dias 29 e 30 de Setembro focamos a filipina, dias 06 e 07 de Outubro a saída do bloco, 13 e 14 de Outubro as viradas do crawl e costas, e no 20 e 21 a saída alongada. Esse trabalho está sendo realizado com as turmas da tarde.

"Tenho orgulho de ver atletas que nadaram comigo há anos no mirim, se transformando em grandes pessoas já no juvenil. Sem dúvida nenhuma, a natação como uma terceira educação (primeiro a família e depois a escola) tem e faz o seu papel na formação desses atletas" finaliza o Prof. Diego Lopez.

Nesse semestre, no Projeto Padrinho tivemos o acréscimo da "filmagem subaquática". Com isso, a criança pode se observar nadando em baixo da água, ajudando na sua correção e tendo um "feed back" na hora. Também foram tiradas fotos debaixo da água para animar a criançada (fotos em anexo). A filmagem e fotos foram feitas com todas as turmas.


Projeto Futuro de Natação - 24/10

Nesse Sábado (24) foi realizado mais uma edição do tradicional "Projeto Futuro de Natação". Dessa vez, o evento foi na Academia Kainágua do Morumbi .Todos nadaram provas de 25m CR e 25m PE, e ganharam uma medalha por prova, que dependendo do seu tempo, e não da sua colocação poderia ser de: Bronze, Prata, Ouro ou Ouro Especial.

----

by Ricardo Pantarotto

Filmagem Sub Aquática

Na última edição noticiamos as filmagens submersa que o Prof. Diego Lopez estava fazendo com seus atletas.

Como o tema central desse mês é vídeos. Aqui está uma amostra dessas filmagens com as saídas de peito de quase todos atletas e com o devido feed back do professor.



O PC que se cuide....

Brincadeiras a parte acho a iniciativa excelente pois fica muito mais fácil para as crianças corrigirem os movimentos quando conseguem visualizar o que esta errado.



Aconteceu - Sudeste Petiz

by Ricardo Pantarotto

Sudeste Petiz (9 a 11/10) - Vitória (ES)

Os petizes aproveitaram o feriado do dia 12/10 para pegar uma praia em Vitória (ES) e de quebra trouxeram o terceiro lugar no Festival Sudeste. A disputa do Troféu Ivo Lourenço foi realizado no Clube Álvares Cabral entre os dias 9 e 11 de Outubro.


Não fomos à Vitória mas pelas informações que recebi, e vendo os resultados, a decisão do terceiro lugar foi de tirar o fôlego, e foi decidida nas últimas provas do Rev. Medley, onde o Fluminese A e o Pinheiros B foram desclassifcados. Com isso o Pinheiros acabou ficando com a terceira colocação do Campeonato, por uma diferença de 3 pontos.

Coisas da Natação. Essa mesma equipe deve lembrar do Paulista de Inverno onde perderam o terceiro lugar por uma desclassificação no último rev. Mais uma lição aprendida por esta equipe: Natação se decide nos detalhes e "todo ponto conta".

Subiram ao pódio:

Petiz 1
  • Cecilia Inamura Moraes - ouro nos 100C
  • Rev. 4x50L Fem - bronze com Natalie Jácobo Goebbels, Leticia Camilo Lemos, Maria Fernanda Gonzalez e Cecilia Inamura Moraes
  • Gustavo Goncalves Santos - prata nos 100C

Petiz 2
  • Vitor Penteado Goncalves - ouro nos 100L, prata nos 50L, bronze nos 100P
  • Rev. 4x50M Fem - ouro com Roberta Gasparian Freitas, Anna Caroline Amaral De Souza, Thais Tiegs e Helena Secaf Dos Santos
  • Rev. 4x50M Masc - bronze com Matteo Terracini Dompieri, Vitor Penteado Goncalves, Wesley Gemente e Luca Prestes Siqueira
Parabéns a todos. E vamos comemorar a conquista. Só não dá para se acomodar com o resultado, pois diferente do Sudeste, o Paulista, a pontuação vai somente até o oitavo colocado.

Então agora é caprichar neste final de treinamento e no final de Novembro brigaremos por cada ponto na piscina.

Um agradecimento especial a Rita e Meire (chefes de delegação): a gente sabe quanto trabalho dá cuidar deste pessoal nas viagens.

As resultados completos podem ser encontrados no site da FAP.

Confiram as mais de 100 fotos by Ana Cristina Camilo (ACM), Lili Herman e as dos bastidores by Luisa Pantarotto (IMG) na galeria da NewsLetter

Aconteceu - Chico Piscina

by Ricardo Pantarotto

Troféu Chico Piscina (8 a 11/10)

Conforme havíamos destacado na edição anterior, de 8 a 11 de outubro aconteceu em Mococa/SP, o Troféu Chico Piscina. Participaram seleções de 14 federações nacionais e 5 internacionais. Pelo tanto de mensagens e ligações que recebemos, com certeza a maior parte da comunidade ficou ligada na TV torcendo por seu companheiros de clube.


Os 7 atletas pinheirenses não decepcionaram, fizeram a sua parte e auxiliaram a Seleção Paulista conquistar seu 16º título, 9º consecutivo, com uma diferença de 294 pontos para o segundo colocado.

Todos os pinheirenses convocados chegaram às finais de suas provas, e além de pontuar para a seleção paulista, tiveram a oportunidade de nadar com transmissão ao vivo pela TV para todo o Brasil.

Conquistaram ainda 8 medalhas individuais. Subiram no pódio:

Infantil
  • Ana Flavia Celino: 2 pratas nos 100m Costas e nos 100m Borboleta, e bronze no Rev. 4x100m Medley
  • Veridiana Fleury Carvalho: prata no Rev. 4x100m Livre e bronze no Rev. 4x100m Medley
  • Caio Pantarotto: 3 ouros nos 50m Livre, nos 100m Livre e no Rev. 4x100m Livre (rc), e prata no 100m Borboleta
  • Vitor de Paula Lima Mafisolli: ouro nos 100m Costas
Juvenil
  • Matheus Salto Martini: 2 bronzes nos 200m Livre e nos 200m Medley e prata no Rev. 4x100m Livre
  • Pedro Otávio Rosa: ouro no Rev. 4x100m Medley

Só deu pena a desclassificação do Rev Medley Infantil, com Caio e Vitor, na última prova do campeonato e após terem batido o recorde por 1 centésimo. Ficou um gostinho de quero mais.

Parabéns a todos !!!

Os resultados completos e o Guia da Seleção Paulista podem ser encontrados no site da FAP.

Lá você encontra também o Guia Oficial da Seleção Paulista, uma ótima iniciativa da FAP com o perfil de cada convocado.

As minhas fotos, clicando aqui. E os vídeos de cada uma das finais com pódios no novo canal de vídeos da NewsLetter.

Aconteceu - Regional no ECP

by Ricardo Pantarotto

Regional Petiz e Infantil no ECP (17/10)

No último final de semana, aconteceu um Regional no ECP. A grande diferença desse para os demais regionais do ano foi justamente o fato de ter sido realizado no clube.

Sabemos quanto é raro nadar em "casa" para o pessoal da categoria de base. Para se ter uma idéia o pessoal do Infantil 2 nesses quatro anos de natação competitiva, nunca havia nadado uma competição oficial no clube.

Foi muito legal receber os amigos dos outros clubes. E o destaque esportivo da competição ficou por conta da Jessica e do Vitor Vaccaro que conseguiram seus índices internos para o Brasileiro Infantil.

Sabemos das dificuldades de realizar competições no clube, mas vamos ver se pelo menos uma vez por ano a gente consegue.

Vai Acontecer

by Ricardo Pantarotto

Novembro vai pegar fogo.

Temos os Brasileiros de Verão do Infantil e do Juvenil.

E os Paulistas de Verão do Petiz e do Infantil.

Atenção que o Paulista Juvenil mudou de data, foi transferido para os dias 12 e 13 de dezembro. Essa transferência foi ocasionada pela mudança da data do ENEN, segundo o boletim da FAP.

Devido a essa mudança o evento mais importante do ano, a Festa da Natação teve que mudar de data.
Passou para a primeira sexta-feira de dezembro, dia 4.

Confira abaixo a programação do mês mais movimentado da natação de base.


Calendário de Novembro
  • 07 - II Etapa Circuito Mirim - SESI

12 a 15 - Campeonato Brasileiro Infantil de Natação
Troféu Maurício Bekenn
Vitória (ES)


21 e 22 - Campeonato Paulista Petiz de Verão
Troféu José Do Carmo Neves
Santo André (SP)


26 a 29 - Campeonato Brasileiro Juvenil de Natação
Troféu Carlos Campos Sobrinho
Curitiba (PR)


28 e 29 - Campeonato Paulista Infantil de Verão
Troféu Major Sylvio de Magalhães Padilha
São Caetano do Sul



Festa da Natação

Já iniciamos a organização da nossa super festa de encerramento no final do ano.
Ela será no dia 4/12 na Churrascaria do clube a partir das 19:00hs.

Teremos novidades: Uma banda formada por nadadores irá tocar para animar a festa!!!!

Vamos tentar encurtar um pouco a duração dos filmes para aproveitarmos mais o show. Que tal no máximo 10mintos por categoria ?

Os convites serão vendidos a partir do dia 16/11 na Central de Atendimento do Clube.

Os valores dos convites serão os mesmos do ano passado:
- R$ 30,00 adultos e crianças a partir de 13 anos
- R$ 20,00 crianças até 12 anos

Videos

by Ricardo Pantarotto

Canal de Vídeos da Newsletter

Estamos lançando o Canal de Vídeos da Newsletter no YouTube:
www.youtube.com/newsletternatacaoecp

A ideia é usar mais esse canal para divulgar a Natação de Base Pinheirense. Agora por meio de vídeos.

As vezes a gente vê ou fica sabendo dos resultados mas fica curioso para saber como foi a prova.

Eu particularmente não filmo as provas. Mas sempre peço para alguém filmar.....E acabo tendo um belo acervo.

Para a estréia coloquei os vídeos das provas do Chico Piscina que resultaram em pódios pinheirenses, transmitidos pelo SporTV.


Já estão disponíveis:
- 50L Inf Masc - Caio
- 200L Juv Masc - Matheus
- 100B Inf Fem - Ana Flavia
- 100B Inf Masc - Caio / Vitor
- 4x100L Inf Masc - Caio
- 4x100L Juv Masc - Matheus

Ainda em fase de preparação:
- 100L Inf Masc - Caio
- 100C Inf Fem - Ana Flavia
- 100C Inf Mas - Vitor

Estes não foram transmitidos (país do futebol), estamos buscando as copias amadoras:
- 200M Juv Masc - Matheus
- 4x100L Inf Fem - Veridiana

Apesar de não ser o foco desse canal, coloquei também o vídeo do Guido nas 100C do Finkel. Como demonstração de garra e amor a camisa do clube.


Que sirva de inspiração para as categorias de base nas competições de Novembro.

Então quem tiver um vídeo de um momento especial e quiser compartilhar é só me mandar que eu dou um jeito de colocar no nosso canal.

Acessem regularmente o canal pois sempre teremos novidades. Principalmente após essa fase de competições.

PS: Se os técnicos quiserem usar para corrigir alguma coisa. Fiquem a vontade....

Aniversariantes de Novembro

Novembro

01 Bruno Buzato Jacob - Infantil 2
10 Leticia Camilo Lemos - Petiz 1
14 Henrique De Souza Martins - Junior 2
18 Helena Dantas Allegro - Petiz 2
24 Daniel Alves De Lima Zylbersztajn - Petiz 1
27 Franko Jonker - Junior 1
29 Jessica Santos Ferreira - Infantil 1