sábado, 30 de abril de 2011

Cade os pódios ?

by Ricardo Pantarotto

Pascoa do Juvenil, com treino e ovos
Nesse ano, abril para as categorias de base foi o mês das seleções. Começamos com o Sul-Americanos Juvenil, depois a Seletiva do Kim Mollo e logo em seguida o Multinations Youth e Junior.

Os pinheirenses fizeram sua parte nas Seleções Brasileiras. No Sul-Americano Juvenil ajudaram o Brasil  conquistar o título e no Mutinations apesar das poucas medalhas para nossos atletas, o que valeu mesmo nesse campeonato foi a experiencia de competir na Europa. 

Na Seletiva mantivemos a tradição de formar a base da seleção da 1ª Região para o Kim Mollo, nesse ano com 27 atletas, um pouco menos que nos anos anteriores principalmente por termos um número recorde e inelegíveis. Como sempre todos nadaram muito nesta que é a primeira competição para valer do semestre e onde a peculiaridade de só ganhar importa faz com que os atletas tirem uma força sabe lá de onde, mesmo não estando no melhor da sua forma física.

No final de março aconteceu o primeiro regional Petiz do ano. A boa noticia é que foi no Baby Barione. Em 2010 não tivemos competições das categorias de base nessa piscina que para mim é um símbolo da natação paulistana. Com certeza quem é paulista ou quem começou sua carreira em São Paulo tem muitas lembranças dessa piscina. É um local muito bom para quem assiste e compete, tem uma arquibancada que fornece uma ótima visão e comodidade. Para os atletas fornece um balizamento com visão das provas que estão acontecendo e uma piscina de soltura a poucos metros. Acho que todos ficaram felizes com a volta do Baby.

De volta ao Baby Barione
O que eu não gostei nesse primeiro regional foi o sumiço dos pódios. No ano passado eu já havia notado que nas competições da 1ª Região não se faziam mais premiações no pódio, eram anunciados os três primeiros lugares de cada categoria para retirar suas medalhas junto a mesa de controle, entendo que justificativa disso seja ganhar tempo nas competições.

Nas categorias maiores (Infantil, Junveil, Junior) os atletas não dão muita importância para as conquistas nos regionais. Estes servem muito mais para ganhar ritmo de competição, complementar o treinamento e o principalmente atingir os índices paulistas, brasileiros e internos.

Mas para quem está iniciando no esporte, os Petizes, entendo que cada conquista deve ser estimulada e valorizada. Começa com baixar o tempo, depois conseguir uma boa colocação na série, ai o objetivo passa a ser de uma medalha. Atingir esse objetivo e  levar para casa a tão almejada medalha sem ter subido ao pódio e posado para uma foto não tem o mesmo gostinho.

Nas competições das outras regiões a premiação com pódio ainda existe. Se em São Paulo precisamos acelerar as coisas que pelo menos os Petizes tenham o direito ao pódio. Acho que o esporte tem muito a ganhar com a valorização dessas conquistas e o estimulo a estes jovens a atletas a continuar nadando, afinal depois de subir no pódio de um regional o atleta vai se dedicar mais para outros.

Assim deixo a sugestão para que a 1ª Região traga de volta os pódios nos regionais Petiz.

Nessas semana temos o Maria Lenk, todos grudados na TV torcendo pelos nossos atletas da principal. Mais do que a disputa pelo título os Seniores estão brigando por uma vaga no Mundial de Shangai e o pessoal do Junior luta para fazer os índices para o Mundial Junior que acontece em Lima, no Peru.

Boa sorte a todos e aproveitem nossa newsletter.

Frase

Nós somos o que repetidamente fazemos. 
Excelência assim, não é um ato, mas um hábito.

(Aristóteles)

Foto Oficial

by Ricardo Pantarotto

Foto "Oficial" Natação de Base 2011

Na Seletiva Kim Mollo tivermos a oportunidade de reunir praticamente todos atletas das categorias de base para um foto. Da para considerar a foto oficial de 2011. Essa fica para a posteridade.

Aconteceu - Seletiva Kim Mollo

by Ricardo Pantarotto

Seletiva Kim Mollo (9-10/04)

Na seletiva desse ano 472 atletas disputaram as 72 vagas na Seleção da 1ª Região que vai disputar o Torneio Inter-Regional (Troféu Kim Mollo) nos dias 14 e 15 de Maio em Mococa (SP). Ela aconteceu no final de semana de 9 e 10 de Abril, no Paineiras que acontecerá em Mococa nos dias 22 e 23 de Maio.


Cenas da Seletiva
O clube foi com a Equipe Completa, 116 atletas do Petiz ao Juvenil. Confira na foto oficial da temporada no post anterior.

Os resultados foram excelentes a grande maioria baixando os tempos e muitos fazendo os índices internos.

No ano passado foram 33 atletas convocadas e no anterior 31. Nesse ano foram 27 convocados. Um pouco abaixo dos anteriores, mas tivemos 18 que não puderam ser convocados. Essa regra de não convocação de atletas que participaram de seleções estaduais ou nacionais no ano anterior ou atual, é uma decisão exclusiva da Delegacia da 1ª Região, que como já disse nos anos anteriores acho muito correta pois abre espaço para novos atletas participarem de uma seleção e viverem essa experiencia. Nas demais Regiões isso não acontece.

Petiz (6)
  • Gustavo Esteves de Oliveira Cesar
  • Kaique Kauan De Morais Alves
  • Leonardo Simões Chaves
  • Marina Meneghesso Buonarotti
  • Pedro Vieira Garcia
  • Tulio Moreira Oliveira
Infantil (13)
  • Gabriela Amaral
  • Camila Magalhaes Souto Maior
  • Fernando Lima
  • Gustavo Borges Silva
  • Gustavo Santos
  • Matheus Oliveira Gomes
  • Natalie Jacobo Goebbels
  • Marina Frezzarin
  • Matteo Terracini Dompieri
  • Otacilio Gomes Santos
  • Victor Rubia Rodrigues
  • Vitor Penteado Goncalves
  • Thais Tiegs
Juvenil (8)
  • Arthur Peres Rodrigues
  • Carlos Eduardo Almeida
  • Gabriel Coelho Antonini
  • Jessica Santos Ferreira
  • Marina Miranda Pinto
  • Matheus Gonçalves Roncatto
  • Milton Masayoshi Tsushima Junior
  • Paula Jardim Escamilla Togeiro
E ainda os técnicos Fernando Cauduro e Tiago Moreno.

Tivemos ainda os seguintes atletas que conquistaram suas vagas mas não puderam ser convocados por terem participado de seleções estaduais e nacionais em 2010 e 2011, foram 18 atletas:
  • No Infantil: Gabriele Gonçalves Roncatto
  • No Juvenil: Caio Pantarotto, Felipe Monni, Fernanda Paller, Gabriel Silva Santos, Gabriel da Silva Santos, Gabriel Paes Freitas, João Facciotti, Julia Fiks Salem, Lucas Santos, Mayara Nascimento, Patricia Neumann, Tatiana Zago Adorno, Thais Resende, Veridiana Carvalho, Vitor Avilla Garcia, Yago Bremenkamp, Yussef Elias
Parabéns aos atletas.

Confira os resultados completos no link da FAP.

O site oficial da competição já esta no ar.

Aconteceu - Sul-Americano Juvenil

by Ricardo Pantarotto

Campeonato Sul-Americano de Natação (23 a 26/3) - Lima (Peru)

Entre os dias 23 e 26 de Março aconteceu o XXIII Campeonato Sul-Americano de Natação, com atletas nascidos entre 1993 e 1997. O Brasil que era franco favorito sagrou-se campeão tanto na pontuação (com quase o dobro dos pontos do segunda) quanto no quadro de medalhas com 74 (35 de Ouro, 21 de Prata e 18 de Bronze).

O clube enviou 11 representantes para essa Seleção Brasileira, foram 4 no Juvenil A (nascidos em 96/97) e 7 no Juvenil B (nascidos em 93/94/95). Todos somaram pontos para o Brasil e 10 conquistaram medalhas, são eles:

Pinheirenses no Sul-Americano Juvenil

No Juvenil A (nascidos em 96/97)
  • Felipe Monni - Bronze nos 100 Peito e Ouro no Rev.4x100 Medley (recorde)
  • Gabriel Santos - Prata nos 50 Livre e Ouro no Rev.4x100 Livre
  • Lucas dos Santos - Bronze nos 200 Costas
No Juvenil B (nascidos em 93/94/95)
  • Bruna Rocha - Prata nos 100 Borbo e Ouro no Rev.4x100 Medley
  • Camila Zattar - Ouro nos 200 Borbo
  • Carolina Bergamaschi - Prata nos 50 Livre, Ouro nos Revs.4x100 Medley e 4x100 Livre
  • Laura Garcia - Ouro no Rev.4x100 Medley
  • Larissa Oliveira - Ouro nos 100 Livre (recorde) e Bronze nos 400 Livre
  • Eduardo Vaz Guimarães - Prata nos 200 Livre
  • Fernando Kuteken - Prata no Rev.4x100 Medley
Na comissão técnica, Sergio, Tomazini e Dr Gustavo.

Parabéns a todos.

Os resultados completos podem ser encontrados nesse link ou no site oficial do evento.

Aconteceu - Multinations

by Ricardo Pantarotto

Multinations Youth (Chipre) e Junior (Grecia) (16-17/04)

Nos dias 16 e 17 de Abril aconteceram os Multinations uma mesma competição dividida em dois países. No Youth, meninas de 97/98 e meninos de 95/96 nadaram em Limassol (Chipre) e no Júnior, meninas de 95/96 e homens de 93/94 em Corfu (Grecia).

O clube enviou 5 representantes para essa Seleção Brasileira. Foram 2 para o Youth e 3 para o Júnior.

Nesse ano tivermos a transmissão online via internet das provas do Junior, além de fotos e resultados praticamente online. O site era em Grego mas nada que o Google Translate não resolvesse. Já no Youth tínhamos disponível apenas os resultados e ainda com um bom atraso.

Como essa costuma ser a primeira seleção para a maioria do Youth, sempre bate aquele frio na barriga na hora de competir, ainda mais pela estrutura do torneio que permite apenas um atleta de cada país por prova. O país pode até inscrever outros atletas numa mesma prova, mas apenas o atleta "oficial" que nada na última série pontua.

No Youth o Brasil ficou em 3º lugar na pontuação geral e em 2º lugar no quadro de medalhas, com 12 medalhas (5 ouros, 2 pratas e 4 bronzes). Os pinheirenses levaram 3, todas conquistadas pelo Yussef Elias com dois bronzes nos 200 Livre e 1500 Livre e uma prata no Rev.4x100 Livre.

Os resultados completos podem ser encontrados no link da federação de Cipre. Usando o Google Translator da para encontrar.

Já o Junior terminou em 3º lugar na pontuação geral e em 7º no quadro de medalhas, com 14 medalhas (1 ouro, 6 pratas e 7 bronzes), faltou ouro. Os pinheirenses conquistaram três: duas de prata pelo  Eduardo Vaz Guimarães nos Revs. 4x100 e 4x200 Livre e uma de bronze pela Mayara Nascimento no Rev.4x100 Livre

Os resultados completos e fotos podem ser encontrados no link da federação grega. Usando o Google Translator da para encontrar.

Parabéns aos atletas.