quarta-feira, 9 de abril de 2008

Quem foi Kim Mollo

by Thais Pantarotto (reproduzindo texto enviado pelo prof. Flavio Campos, Coordenador de Esportes da Associação Esportiva Mocoquense)

Francisco de Assis Mollo, o nosso saudoso “Kim Mollo”, graduou-se pela Escola Nacional de Educação Física da Universidade do Brasil.

Retornado para Mococa, com a transferência de Narciso de Oliveira Carvalho para São João da Boa Vista em 1957, Kim Mollo iniciou a recomposição da equipe de natação da Associação Esportiva Mocoquense, logo destacando-se em seu trabalho por estar sempre procurando o aprimoramento dos treinamentos.

Já em 1959 conseguiu dois títulos estaduais; em 1960, um campeonato sul-americano; em 1961, dois recordes brasileiros e dois sul-americanos e que foram se sucedendo no transcorrer dos anos.

Kim Mollo, na época, teve a ousadia de sair do chamado treinamento empírico e introduziu o treinamento científico, tornando assim conhecido em todo o Brasil.

Após 1960, sua equipe, na maioria feminina, tornou-se imbatível em Jogos Abertos do Interior do Brasil, Campeonatos Colegiais, Campeonatos Estaduais e Nacionais, com inúmeros recordes brasileiros, sul-americanos e pan-americanos, culminando com uma de suas atletas a participar da Olimpíada de Munique/Alemanha em 1972.

Pode-se afirmar que Kim Mollo foi um inovador, introduziu a propaganda nos uniforme de natação com a “Vaquinha Mococa”, abrindo assim o campo para publicidade no setor.

Em 1968, juntamente com uma comissão de amigos criou a Olimpíada Infantil que congregava os alunos dos antigos Grupos Escolares de 1ª/4ª Séries.

Fez parte da administração municipal como Diretor de Esportes dos prefeitos Francisco Coelho de Moraes e Francisco José Vieira Guerra. Foi também um grande entusiasta da primeira candidatura de Coaracy Nunes Filho à presidência da Confederação Brasileira de Natação, hoje Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos. Foi Membro fundador e presidente do Panathlon Club Mococa, entidade internacional que congrega pessoas que lidam com o desporto.

Sempre foi convidado para dirigir equipes de natação nos principais clubes de São Paulo e Rio de Janeiro, mas Kim Mollo nunca desejou sair de Mococa.

Aliava o esporte a educação já que somente participavam de sua equipe atletas que estivessem aprovados nas provas escolares. A vistoria dos boletins era uma constante!

Kim Mollo era casado com a Profª Maria Luiza Andreolli Mollo e deixou três filhos, Rita Heloisa, Luiz Sérgio e Kico.

Por seus serviços prestados ao desporto, a municipalidade denominou a Pista de Atletismo do Município com o seu nome e, devido ao reconhecimento do Troféu “Chico Piscina” de Natação como Campeonato Brasileiro Interfederativo Infanto Juvenil de Natação pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, a Associação Esportiva Mocoquense com total apoio da Delegacia da 5ª Região da Federação Aquática Paulista, resolve em 1994 criar o Troféu “Kim Mollo” de Natação, a ser disputado nas categorias Petiz, Infantil e Juvenil, com o intuito de reestabelcer as disputas Inter-Regionais bem como prestar uma homenagem a Kim Mollo.

A cada ano que passa o Troféu “Kim Mollo” de Natação está ganhando cada vez mais credibilidade no cenário esportivo estadual.

Atualmente o Torneio Inter-Regional Petiz, Infantil e Juvenil de Natação - Troféu “Kim Mollo” de Natação integra o calendário oficial da Federação Aquática Paulista e neste ano será disputado pela 15ª vez consecutiva.