segunda-feira, 15 de junho de 2009

Suplementação

by Alan Nagaoka (atleta da equipe principal, integrante do ECP desde 1996, graduado em nutrição na universidade Anhembi Morumbi, pós graduado em nutrição esportiva na universidade Gama Filho, e atualmente fazendo curso de suplementação na USP)

Supplementu – latin
A palavra suplemento originada do latin
“supplementu”, é um substantivo masculino que tem como significado: 1. o que serve para suprir, suprimento. 2. o que se dá a mais: suplemento salarial. 3. parte que se adiciona a um todo para ampliá-lo, esclarecê-lo ou aperfeiçoá-lo

O uso de manipulações dietéticas e o consumo de substâncias/nutrientes com propósitos de aumento de
performance por parte de atletas são uma pratica milenar, esse é um fato de fácil compreensão quando se considera o ambiente altamente competitivo em que vivem, juntamente com o alto grau de motivação deles pra vencer.

Apesar de serem cada vez mais utilizados, muitas questões importantes sobre o consumo de suplementos precisam ser respondidas. Por conta disso, o que se percebe é a grande falta de informação sobre o assunto, ficando fácil entender as inúmeras matérias, nos diversos meios de comunicação, “levantando” as mais variadas dúvidas quanto ao uso de suplementos. E caso tal necessidade exista, esse uso é seguro para saúde dos indivíduos?

Há carência de estudos e discussões, desprovidos de aspectos emocionais e baseados em fatos científicos sobre a suplementação. Existem indivíduos que são radicalmente a favor do uso de tais substâncias e outros, contra.

O uso de suplementos podem ajudar quando:
1- Há dificuldades na ingestão de grandes quantidades de alimentos necessários para atingir as necessidades energéticas do atleta que esta competindo ou treinando intensamente. Exemplo, um atleta de 70Kg que tem o gasto energético diário aproximado de 3000kcal/dia, fica muito difícil somente pela alimentação adequar esse gasto energético. Tem atletas que chegam a gastar mais de 5000cal/dia, como conseguir somente com “arroz e feijão”??

2- Se deseja reduzir a necessidade de defecação durante a competição

3- Pretende-se utilizar a dieta de supercompensação, e a obtenção de alimentos ricos em carboidrato. Exemplo, um atleta que tem o gasto energético aproximado de 3000cal/dia, mais da metade das calorias devem ser provindas dos carboidratos, ou seja, mais de 1500cal, cerca de 525 gramas. Isso seria algo em torno de 40 fatias de pão de forma (fonte de carboidrato), sem contar o restante de alimentação.

4- Se necessita de recuperação rápida e o indivíduo apresenta anorexia por esforço (falta de consumir alimentos após o termino do exercício). Isso é MUITO comum!

5- Há necessidades de obtenção de nutrientes por parte de indivíduos submetidos a períodos de restrição calórica.

Particularmente sou a favor do uso quando não é possível atingir pela alimentação toda necessidade do atleta, utilizando-se com cautela e principalmente sob a orientação de um profissional qualificado da área.

Acredito que fica pouco provável atingir alguns nutrientes “chave”, por exemplo carboidrato. Dificilmente sairemos no meio da “serie” principal para comermos um pão francês porque precisamos de carboidrato durante o exercício, entre outras coisas. É sabido que a dieta do brasileiro é falha em alguns nutrientes, como por exemplo, o selênio, Omega 3. E sim, são facilmente corrigidos na dieta. Mas quem come semanalmente peixe provindo de águas geladas?? (não é o salmão do restaurante japonês da esquina que não é o mesmo da Noruega!!)

É necessário conhecer a dieta de cada individuo, corrigindo possíveis deficiências e se necessário complementar com o uso de suplementação, mas isso deve ser INDIVIDUALMENTE, ou seja, não é porque seu amigo toma que será bom pra você também.

E nenhum, mas nenhum suplemento supera a dedicação diária do treinamento. De nada adianta comer bem, suplementar bem, dormir bem, se não se dedica 100% no treinamento.

Existem alguns mitos quanto ao uso de suplementos, sobre sua segurança e eficiência. Procure um profissional antes de sair tomando algo que futuramente pode não ser tão legal assim!!


Alan Nagaoka
Contato para quem quiser agendar uma consulta: alanaga@hotmail.com

Nenhum comentário: