by Ricardo Pantarotto
![]() |
Pascoa do Juvenil, com treino e ovos |
Nesse ano, abril para as categorias de base foi o mês das seleções. Começamos com o Sul-Americanos Juvenil, depois a Seletiva do Kim Mollo e logo em seguida o Multinations Youth e Junior.
Os pinheirenses fizeram sua parte nas Seleções Brasileiras. No Sul-Americano Juvenil ajudaram o Brasil conquistar o título e no Mutinations apesar das poucas medalhas para nossos atletas, o que valeu mesmo nesse campeonato foi a experiencia de competir na Europa.
Na Seletiva mantivemos a tradição de formar a base da seleção da 1ª Região para o Kim Mollo, nesse ano com 27 atletas, um pouco menos que nos anos anteriores principalmente por termos um número recorde e inelegíveis. Como sempre todos nadaram muito nesta que é a primeira competição para valer do semestre e onde a peculiaridade de só ganhar importa faz com que os atletas tirem uma força sabe lá de onde, mesmo não estando no melhor da sua forma física.
No final de março aconteceu o primeiro regional Petiz do ano. A boa noticia é que foi no Baby Barione. Em 2010 não tivemos competições das categorias de base nessa piscina que para mim é um símbolo da natação paulistana. Com certeza quem é paulista ou quem começou sua carreira em São Paulo tem muitas lembranças dessa piscina. É um local muito bom para quem assiste e compete, tem uma arquibancada que fornece uma ótima visão e comodidade. Para os atletas fornece um balizamento com visão das provas que estão acontecendo e uma piscina de soltura a poucos metros. Acho que todos ficaram felizes com a volta do Baby.
De volta ao Baby Barione |
Nas categorias maiores (Infantil, Junveil, Junior) os atletas não dão muita importância para as conquistas nos regionais. Estes servem muito mais para ganhar ritmo de competição, complementar o treinamento e o principalmente atingir os índices paulistas, brasileiros e internos.
Mas para quem está iniciando no esporte, os Petizes, entendo que cada conquista deve ser estimulada e valorizada. Começa com baixar o tempo, depois conseguir uma boa colocação na série, ai o objetivo passa a ser de uma medalha. Atingir esse objetivo e levar para casa a tão almejada medalha sem ter subido ao pódio e posado para uma foto não tem o mesmo gostinho.
Nas competições das outras regiões a premiação com pódio ainda existe. Se em São Paulo precisamos acelerar as coisas que pelo menos os Petizes tenham o direito ao pódio. Acho que o esporte tem muito a ganhar com a valorização dessas conquistas e o estimulo a estes jovens a atletas a continuar nadando, afinal depois de subir no pódio de um regional o atleta vai se dedicar mais para outros.
Assim deixo a sugestão para que a 1ª Região traga de volta os pódios nos regionais Petiz.
Nessas semana temos o Maria Lenk, todos grudados na TV torcendo pelos nossos atletas da principal. Mais do que a disputa pelo título os Seniores estão brigando por uma vaga no Mundial de Shangai e o pessoal do Junior luta para fazer os índices para o Mundial Junior que acontece em Lima, no Peru.
Boa sorte a todos e aproveitem nossa newsletter.