segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Um Ano Mágico

by Ricardo Pantarotto

"Um Ano Mágico". Essa foi a definição dada por um dos técnicos do Pinheiros para 2009. Acho que ele tinha razão. Vamos por partes.

Completando os Campeonatos de Verão tivemos:

Infantil - Campeão Paulista
Juvenil - Terceiro colocado no Paulista
Juvenil - Quinto colocado no Brasileiro
Junior - Vice-campeão no Brasileiro

Ficou assim o resumo do ano em cada categoria:



Vai saber porque nadamos sempre um pouco melhor no Inverno.

O infantil conseguiu manter o foco após a conquista do Brasileiro e terminar o ano com 100% de aproveitamento conquistando também o Paulista de Verão. Com isso fechou o ano com o título dos 4 grandes campeonatos (dois Paulistas e dois Brasileiros) e de quebra levou também o Sudeste de Inverno. A última vez que isso aconteceu no clube foi em 1999. Será que é um feito que se repete a cada 10 anos ? Cabe ao Infantil 2010 provar que não.

Foi o que o Amém definiu como "Um Ano Magico", em seu depoimento de final de ano, deixando claro o que a gente já sabia, que para isso acontecer dependemos de todos da equipe e não apenas de uns poucos grandes nadadores.

No Paulista senti que a maioria estava um pouco cansada mas é ai que faz a diferença ter uma equipe equilibrada onde não se depende de um ou outro atleta estar bem. Sempre tem alguém marcando pontos. E como sempre os Revs não deram folga. Os do Infantil 2 detonaram, 6 provas, 6 ouros e 6 recordes paulistas. E não é que a turma de 96 ainda não chegou em segundo em nenhum campeonato desde que começaram a competir no Petiz 1. O turma mal acostumada....

Nessa edição as aventuras do Juvenil no Brasileiro em Curitiba foram descritas pela Mariza Zattar. Confiram a reportagem e os resultados. No Paulista repetiram a colocação do Inverno sob muita chuva na capital paulista. Para quem se despede das categorias de base, boa sorte nessa nova e desafiadora aventura chamada "categoria principal". Continuaremos de olho em vocês.

Tivemos nossa Festa da Natação que com a presença maciça de atletas, pais e apoiadores. Além dos vídeos de final de ano tivemos a apresentação do "Sultans of Swimming", grupo formado por nadadores pinheirenses do Petiz ao Juvenil. O sucesso do grupo foi tal que eles foram convidados a tocar no Open. Para quem não estava lá, os videos da apresentação estão na seção de Vídeos.

Terminamos o ano com os Brasileiros Junior, Senior e o Open. Foi a primeira vez que acompanhei de perto essas competições. Achei que permitir que todo mundo que tem índice nade com o Junior 1 apaga um pouco o brilho do Brasileiro onde o foco deveriam ser os atletas Junior. Além de deixar a competição muito tumultuada, demorada e confusa (a gente nunca sabe quem ganhou a prova).

O pessoal do Junior repetiu a colocação do Inverno com o vice campeonato. E o Senior conquistou o quarto título no Brasileiro de Verão, com isso o clube passa a ser o maior vencedor desse campeonato.

No Open o clube lutava por manter a hegemonia, tentava a quinta vitória em cinco campeonatos. Nos bastidores todos sabiam que a competição ia ser dura, ainda mais depois do duelo do Finkel. Mas os atletas estavam muito motivados e havia um prescenimento de que um recorde mundial poderia acontecer nas piscinas do clube. Fato inédito para a cidade de São Paulo. Tudo foi preparado, novos blocos de partida, a piscina foi medida e certificada pelo Imetro, a mídia avisada. Agora só faltava o recorde.

Todos os olhos sobre Guido, França e Cielo. A cada prova com possibilidade a piscina lotava, o silencio era absoluto e no final aquele "hhuuuu" quase deu e depois as palmas. Isso aconteceu nos 50 Costas do Guido, nos 50 Peito do França, nos 100 Livre do Cielo e nas eliminatorias do 50 Livre.

Até que na manhã do dia 18 e a historia foi reescrita, 20.91 nos 50 Livre, recorde mundial em São Paulos na mal falada piscina do Pinheiros Agora sempre que a gente entrar na piscina vai ter certeza de que é possível chegar lá. Separei um post para que cada um possa dizer o que sentiu na hora.

Com isso é claro que o Pinheiros foi penta campeão no Open. Mas mesmo sem os pontos do recorde a vitória teria sido por larga vantagem. Todos nadaram muito.

O clube terminou em primeiro no ranking nacional de clubes. É a terceira vez que conquista o título, as outras foram em 1995 e 2003.

É acho que foi "Um Ano Mágico", não só para o Infantil mas para o toda natação pinheirense.

Boas festas a todos e aproveitem nossa última newsletter de 2009.

Nenhum comentário: