sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Aconteceu - Brasileiro Infantil

by Ricardo Pantarotto

Campeonato Brasileiro Juvenil de Inverno (16 a 18/07)
Pinheiros "quase" Campeão

Esse foi o Campeonato que esquentou o inverno. Menos pela disputa dentro da água, nesta aliás o Pinheiros estava  muito bem, mas mais pela polêmica gerada pela interrupção do campeonato na tarde do sábado.

Além de ser o primeiro Brasileiro Infantil em piscina de 25 metros, foi o primeiro campeonato Brasileiro na história que não terminou. Não vou entrar na polêmica se o campeonato deveria ou não ter sido interrompido, mas quando se realiza o campeonato de inverno na região sul do país e o de verão na região nordeste os dirigentes sabem que não estão colocando os atletas em condições ideais de competição. Podemos ter sorte de ir tudo bem, mas o mais provável é que problemas ocorram. Quem foi no Brasileiro de Verão de 2008 em Brasília sabe bem quantos atletas passaram mal por causa do calor intenso e pela baixa umidade do ar.

Aliás esse ano vamos ter o Brasileiro Juvenil de Verão novamente em Brasilia. Novamente os dirigentes contam com a sorte. O do Infantil vai ser em Fortaleza, se não for trágico (como foi em Foz) será cômico. Isso é o esporte no Brasil, dirigentes preocupados em se manter no poder sem muita preocupação com os atletas e com as finanças dos clubes. Afinal um clube de ponta, do sudeste nesses últimos dois anos teve que bancar viagens para mais de 30 atletas para os 4 cantos do pais (Manaus, Rio de Janeiro, Curitiba, Vitória, Campo Grande, Foz do Iguaçu, Brasilia e Fortaleza) isso porque mais de 80% dos atletas inscritos são da região Sudeste. Não seria mais natural ter pelo menos dois por ano (um Infantil e um Juvenil) dos campeonatos na região ? Em dois anos tivemos um em oito disputados.

E só para terminar a série de absurdos feitos nos Brasileiros das categorias de base esse ano. Temos a questão da realização das competições em piscina de 25m. Como vão ser os critérios de convocação das seleções (Multinations, Sul Americano) ? Vão comparar os campeonatos de verão em 50m com os de inverno em 25m ? Ou simplesmente vão desconsiderar os de inverno ? Deve ser bem legal ser atleta num pais onde os critérios de convocação só são definidos depois das competições realizada.

A interrupção do campeonato foi o coroamento de uma série de decisões puramente políticas sem nenhum critério técnico. Pelo menos quando olharmos o rol dos campeões brasileiros de inverno e vermos um espaço em branco vamos sempre lembrar que no esporte brasileiro os interesses políticos vem sempre na frente dos esportivos.

Esse seria o quinto título do clube sendo o terceiro consecutivo (tricampeonato). Tiraram esse gostinho de nossos atletas, mas pelo menos eles aproveitaram para conhecer as cataratas.

O campeonato foi dado por encerrado pelo árbitro geral após a 34ª de 58 provas., após 11 atletas terem sido atendidos com casos de hipotermia Nesse momento o ECP liderava na pontuação geral com 203,50 pontos contra 167 do segundo colocado. Liderava também na pontuação do Infantil 2 e era segundo no Infantil 1.

Só não entendi porque se o campeonato foi encerado, os tempos nadados valeram, os prêmios de índice técnico e eficiência foram distribuídos, por que não foi realizada a premiação dos clubes e a efetivação dos títulos ? Não achei a justificativa. Para mim ou o campeonato valeu para todo mundo ou não valeu para ninguém. Se valeu para os atletas deveria também valer para os clubes.

Como valeu para os atletas segue os nossos que subiram no pódio:

Ouro
  • Gabriel da Silva Santos (50L)
  • Patricia Neumann (400M, 200C)
  • Vitor Gonçalves (50L, 100L)
  • Rev 4x50L Masc

Prata
  • Fernanda Paller (200P)
  • Felipe Monni (200P)
  • João Vitor Facciotti (50L) 
  • Marina Miranda (200M)
  • Patricia Neumann (200B)
  • Pedro Soriano (100L)
  • Raphaela Lima (50L)
  • Thais Tiegs (200C)
  • Rev 4x50L Fem

Bronze
  • Lucas Santos (400M
  • Raphaela Lima (50L, 100L)

Participaram 92 clubes e 529 atletas. Todos saíram frustados por terem treinado o semestre inteiro e muitos não tiveram o prazer de nadar. Parabéns aos que tiveram a oportunidade e conseguiram suportar o frio. Os resultados parciais no site da FAP.

Para quem quiser ler os comunicados oficiais a respeito da interrupção segue o link. Dizem foi uma condição climática excepcional e imprevisível, mas segundo o site do Sinepar sobre a temperadora em 2010 temos o seguinte: "Ingressos de massas de ar com características frias são normais após a passagem de frentes frias, que ocasionam quedas acentuadas nas temperaturas num intervalo entre 24 h às 48 h.", além de que as temperaturas previstas para Julho estavam entre 10-20C.

É isso ai, agora o negócio é torcer para que os de verão transcorram sem problemas, ambos a serem realizados um duas das regiões mais quentes do pais.

Nenhum comentário: