sexta-feira, 10 de abril de 2009

Aconteceu - Sulamericano Juvenil

by Thais Pantarotto

Sulamericano Juvenil (Mar del Plata)

Aconteceu entre os dias 27 a 30 de Março, o Campeonato Sulamericano Juvenil em Mar del Plata na Argentina. O Brasil sagrou-se campeão.

O Pinheiros participou com os atletas :
- Camila Zattar e André Pacheco na categoria Juvenil A
- Henrique Martins, Rafael Murad, Raphael Rodrigues, Ana Carla Carvalho e Danielle Paioli de Jesus na categoria Juvenil B .

Todos subiram ao pódio obtendo os seguintes resultados:
  • Camila Zattar : ouro nos 200 borboleta e sexta colocada nos 100 borboleta;
  • André Pacheco : prata nos 200 borboleta, ouro nos 4x00 livre e 4x00 medley, quarto colocado nos 100 borboleta e quinto colocado nos 200 livre;
  • Henrique Martins : ouro 100 costas, nos 100 borboleta e nos 4x100 medley;
  • Rafael Murad : prata nos 200 peito;
  • Raphael Rodrigues: quarto colocado nos 100 peito e quinto nos 200 peito;
  • Ana Carla Carvalho : ouro 100 peito e 4x00 medley;
  • Danielle Paioli de Jesus : ouro 4x100 medley e prata 100 borboleta.
Parabéns aos atletas por esse importante título internacional !!

---

Entrevista com Camila Zattar (Juvenil 1)

NewsLetter ECP: Camila, antes de mais nada parabéns pela medalha de ouro nos 200 borbo. O que você sentiu quando bateu em primeiro?
Camila Zattar: Na verdade, lá na hora não dá pra sentir muita coisa... Fiquei muito, muito, muito feliz! Depois, quando deu tempo de cair a ficha, pensei que todos os treinos que fiz valeram pra chegar lá.

NLECP: A diferença para a segunda colocada foi de quase 3 segundos, a prova foi tranqüila?
CZ: Com certeza não. Fiquei bem nervosa, até porque meu tempo não era o melhor. Nadei na raia 5, e fiquei metade da prova atrás! Mas se fosse uma prova muito tranqüila, não teria melhorado tanto meu tempo.

NLECP: E como é participar de um Sulamericano? Como é a organização da delegação?
CZ: É bem legal ver e nadar com gente de países diferentes, em um lugar diferente. Dá pra perceber que tem gente em todos os lugares que treina e compete que nem você. A delegação tinha uma organização boa, vários técnicos foram por conta própria para ajudar, tinha médicos e massagistas pra dar apoio na soltura... Claro que sempre dá alguma coisa errada, mas nada que não se pudesse contornar.

NLECP: Você não é uma estreante em seleções, de quais você já participou e como você acha que isso te ajudou nessa conquista?
CZ: Minha primeira seleção foi pela 1ª região: um Kim Mollo em 2007. Nem sabia bem o que era a competição, peguei a vaga por pouco, por índice técnico, e fui pra nadar 400 livre e... nadei 100 peito! Nos 400 nadei com os óculos na boca e nos 100 peito fiquei em primeiro (de trás pra frente).

Depois participei da seleção brasileira, no Multinations de 2008 na Turquia. Nadei bem os 200 borbo e consegui chegar em terceiro, mas minha prova foi anulada... tive que nadar de novo logo depois e acabei em quinto lugar, com o terceiro tempo. Além de tudo ainda extraviaram nossas malas na ida, e só recebemos de volta no Brasil!

No mesmo ano fui para o Chico Piscina, pra nadar 100 borboleta e 400 livre. Consegui piorar meu tempo em uns 10 segundos na final dos 400 (esqueci de tirar a arquibancada das costas antes de nadar).

No Sulamericano finalmente saiu tudo certo. Fiquei bem satisfeita com meu resultado nos 200 borboleta, ganhei a prova e fiquei por muito pouco de bater o recorde de campeonato. Acho que a melhor lição tirada de tudo isso é que vale a pena ter perseverança, né?

NLECP: E quais os planos para esse ano?
CZ: Treinar bastante, melhorar minha técnica, competir muito bem em todas as competições e alcançar muitas vitórias mais! Meu objetivo é participar de várias outras seleções.

NLECP: Bom, mais uma vez parabéns e obrigado pela entrevista.
CZ: Valeu, foi um prazer!

Nenhum comentário: