sexta-feira, 10 de abril de 2009

Nutrição - Importância de uma Alimentação Saudável

by Alan Nagaoka (nutricionista, atleta da equipe principal, integrante do ECP desde 1996)

A nutrição é uma soma de processos que convertem substâncias alimentícias em nutrientes que podem ser utilizados em finalidades energéticas, reparo e construção de tecidos, construção e manutenção do sistema esquelético, regular a fisiologia corpórea, entre outros.

Quando os nutrientes se apresentam em ÓTIMAS quantidades, a saúde e o bem estar do indivíduo são maximizados. Diante disso, pergunto: Como você se alimenta? Faz um café da manhã adequado? Frutas? Leites ou substitutos? Pães? No almoço e no jantar come saladas, verduras, legumes, carne, leguminosas? Final de semana tem muita fritura, doces, “Mc Donalds”? Come antes e depois do treino?

A nutrição é um dos fatores (junto com o treinamento e o descanso) que otimizam o desempenho atlético, podendo reduzir a fadiga, recuperar mais rapidamente entre as seções de exercícios → treinar mais rapido. Além disso, pode reduzir ou recuperar mais rapidamente lesões, aumentar reservas energéticas e contribuir para uma composição corporal adequada para o exercício.

Ainda mais, a alimentação pode ser a diferença entre ser o primeiro ou o segundo, ser finalista ou primeiro reserva, fazer um índice ou ficar por 1 segundo (ou 1 centésimo), tanto pra velocistas ou fundistas. Acredito que todos que os atletas, aquelas pessoas que tem objetivos, que se abdicam de muitas coisas para treinar e competir, devem fazer uma alimentação impecavel.

De nada adianta treinar muito bem se a alimentação vai muito mal....ai não recuperamos de forma adequada, nao adicionamos nutrientes ao organismo, que quando em falta proporciona entre outras coisas, doenças, resfriados, fadiga, cansasso. Costumo dizer aos meus amigos e pacientes atletas que comem mal, sentimos “dor” no treino todos os dias pra melhorar nossa performance, e não é pra um espinafre, rúcula, feijão, escarola, tomate, leite, agrião (entre outros) que vamos perder.

Então faça pratos coloridos, um café da manhã rico em frutas, leites ou substitutos e pães, coma muita hortaliça, legumes e não esqueça de fazer refeições antes e depois de cada treino e promover uma boa hidratação durante todo o dia (principalmente durante o exercício).

Nenhum comentário: