domingo, 5 de julho de 2009

Ficamos mal acostumados

by Ricardo Pantarotto

A primeira quinzena do Super Junho foi ótima, com um título e três vices, já a segunda deixou um pouco a desejar (ou será que ficamos mal acostumados). Quem salvou a quinzena foi o Infantil que conquistou o bicampeonato Brasileiro de Inverno.

O balanço geral das categorias no primeiro semestre ficou assim:
  • Petiz - Quarto colocado no Paulista
  • Infantil - Campeão Paulista e Brasileiro
  • Juvenil - Vice-Campeão Paulista e Quinto colocado no Brasileiro
  • Junior - Vice-Campeão Paulista e Brasileiro
Nesta quinzena fui ao Paulista Petiz, novamente em Limeira como no ano passado. Este (como pai) foi o meu quarto Campeonato Petiz de Inverno seguido.

Este campeonato em particular tem características interessantes, pois é o primeiro realmente para valer de quem está iniciando na natação competitiva. Dá para começar a sentir na pele que a coisa é séria, que os outros clubes estão ali para brigar por um lugar no pódio e que não adianta apenas nadar bem e baixar os tempos (que aliás está mais do que bom). Também tem que pontuar. Tem que dar aquele algo mais que a gente nunca sabe de onde vem para bater na frente do outro, para fazer pelo menos um pontinho.

Me lembrou muito o meu primeiro Paulista como pai (em 2006), onde o clube também terminou na quarta colocação. A diferença é que na época tudo era novidade, não conhecia quase nada de natação, aliás nem gostava de natação. O clube não tinha grandes expectativas nas categorias de base. O quarto lugar era uma colocação compatível com as expectativas de todos e com a filosofia recém implantada, que ainda demoraria alguns anos para dar frutos.

O que mudou nesses 4 anos. Em 2007 conquistamos o Paulista Petiz de Inverno, não foi o primeiro da historia, mas esse foi diferente, com uma nova filosofia, com uma equipe grande, sem grandes destaques que ganhavam tudo e batiam recordes, e sim uma equipe equilibrada com muitos pontuando e grandes resultados nos revs.

Desde aquele primeiro Paulista, a turmas de 95 conquistou 4 títulos Paulistas e um vice, além de 2 títulos Brasileiros e um vice. A de 96 conquistou 5 títulos Paulistas e um Brasileiro. A de 97 conquistou 2 títulos Paulistas. De 2006 até hoje, na categoria Petiz, foram 4 títulos Paulistas.

Ou seja, ficamos mal acostumados. Nos acostumamos a achar que era fácil, que sempre íamos para disputar o título, mas esquecemos que não é bem assim, esse histórico foi conquistado com muito esforço de cada um que caiu na água.

Deu para ver que a turma de 97 sentiu isso na pele, afinal na mesma piscina, no ano passado haviam sido campeões. Dava para ver uma pontinha de inveja vendo os outros comemorarem o título. Acho que ficar fora do pódio vai servir de estímulo para todas treinarem com mais vontade no segundo semestre. Tenho certeza que esse Petiz de hoje (97/98) ainda vai trazer muitos resultados para o clube. Pois eles tem o que é mais importante nessa fase, gostam de nadar.

Já que falamos da turma de 95 (Infantil), foram até Manaus para buscar o bicampeonato Brasileiro de Inverno. Dessa vez acompanhado da turma de 96, aquela que não sabe o que é chegar em segundo. Voltamos ao assunto de uma equipe equilibrada, sem grandes destaques individuais, tivemos apenas uma medalha de ouro individual. Mas todos pontuaram e os revs detonaram. Só para ter uma idéia das 56 provas individuais o clube pontuou em 49. Nos revs conquistou 80% dos pontos possíveis. Isso sem contar os dois recordes.

Essa é a formula para se ganhar um campeonato, muitos pontuando no individual e pontuar muito nos revs. Super parabéns a todos e em especial ao Amém que soube tirar deles mais do que eles acreditavam ser capazes.

Tivemos ainda a convocação da Seleção Paulista Júnior, para o Inter-federativo de Anápolis. Do Pinheiros foram convocados 8 atletas. Infelizmente São Paulo não conseguiu conquistar o sétimo título consecutivo. É, o tal negócio não basta ser favorito tem que ir lá e pontuar. De qualquer forma parabéns aos pinheirenses convocados, todos pontuaram e vários subiram ao pódio.

Agora é recarregar as energias, incluindo a torcida, que o segundo semestre é longo.

PS: Parece que o pessoal está esquecendo de comentar. Acho que nossos atletas merecem pelo menos duas linhas de parabéns pelos resultados do primeiro semestre.


Um comentário:

Flavia disse...

Gostaria de deixar os meus parabens a todos os atletas, pois fizeram por merecer!
Amem vc conseguiu fazer essa equipe crescer ainda mais e acreditar que conseguiriam!!Brilhou!!!PARABENS!