segunda-feira, 10 de agosto de 2009

É Possivel

by Ricardo Pantarotto

Não tem como não falar do maior acontecimento destas férias e eu não estou falando da Gripe Suína.

Estou falando é claro do Mundial de Natacão.

Todos acompanharam, torceram e se emocionaram com os pinheirenses na piscina de Roma.

Quem não chorou junto com Cielo, não ajoelhou junto com França e não bateu com força na faixa de chegada com a Poliana.

Só para resumir a participação dos pinheirenses. Todas as medalhas do Brasil no Mundial foram conquistadas por atletas do clube, ou seja, se o Pinheiros fosse um país teria ficado em 8º no quadro geral de medalhas. Issso sem falar no Revezamento Medley, formado por pinheirenses, que foi 4º melhor do mundo.

E o que isso tem haver com a Natacão de base ?
TUDO.

Como foi muito bem explorado pela reportagem que Rede Globo fez com nossos atletas. O que aconteceu em Roma, mostra que "É Possível".

É possivel um companheiro de equipe ir a um Mundial, chegar numa final, conquistar uma medalha ou obter um recorde mundial.

Afinal o César, o França, a Poliana, o Nicolas, o João, o Henrique, o Nicholas, a Gabriela, o Mangabeira....nada mais são para o pessoal das categorias de base que companheiros de clube. Ninguém os vê como super heróis com um talento único. Afinal eles estão lá, todos os dias treinando nas raias ao lado, tomando bronca, no chuveiro do mesmo vestiário, rindo das mesmas brincadeiras.

São sim pessoas extremamente determinadas, que treinam firme e que levaram suas ambições até o limite.

Espero que isso sirva de inspiração nesta volta aos treinos, e que todos acreditem que sim "É Possível", basta muito treino e muita determinação.

Onde cada um vai chegar e o que vai conquistar, ninguém sabe. Só depende de acreditar em si e treinar com vontade. Cada um tem o seu "Mundial", e o importante é chegar lá.

Voltando as nossas categorias de base, tivemos no final de julho a tão esperada convocação para o Chico Piscina. Onde são convocados para a formação da Seleção Paulista 32 atletas das categorias Infantil e Juvenil. Neste ano mantivemos o mesmo número de atletas convocados do ano passado, com 7 atletas e um técnico. O Chico Piscina é um torneio Inter-Federativo, onde cada Estado convoca sua Seleção, podendo colocar dois atletas por prova.

Para mim, mais importante do quer ser convocado e representar a FAP, ou mesmo subir ao pódio, é aprender a lidar com a pressão da cobertura da mídia.

Este é o torneio da natacão de base com uma cobertura grande da mídia, inclusive com as finais transmitidas ao vivo pela SporTV. Quem já esteve lá pode confirmar, não é fácil nadar com esse tipo de pressão.

Bom agora o negócio é focar nos treinos ,que tem muita coisa importante nesse final de ano. E o segundo semestre já começou.

Agora que a polêmica dos trajes parece ter terminado, confira o artigo da Eduarda Carvalho. Ela mostra como tudo isso começou. É bom para pensar no assunto.

PS: Ainda está valendo o desafio para o Infantil. 100% nesse ano.Vamos lá. Foco e muito treino.

Nenhum comentário: