domingo, 20 de março de 2011

Prontos para competir...

by Gustavo D. Magliocca ("DOC")

Esse mês irei abordar um assunto que intriga a maior parte dos atletas. O que devo fazer antes de competir? Acho importante dizer que a competição nada mais é que o reflexo do programa de treinamento. Se você deu seu máximo nos treinamentos, se alimentou, se hidratou direito, descansou quando tinha que descansar: você esta pronto para competir.
Não existe nenhuma formula mágica, não tem nenhum suplemento ou super maiô que lhe fará nadar mais rápido – nesse ponto a natação é um esporte justo. “Mas e eu... que fiz tudo direitinho e nadei mal?!” Com toda certeza algum deslize você cometeu, pode mesmo ter sido de forma involuntária, mas seu corpo entendeu aquilo como excesso e não conseguiu render o máximo.
Abaixo coloco algumas dicas bastante úteis para aquele período próximo de competição:

1. Em relação aos treinamentos:
  •  siga as orientações de seu técnico, acredite em seu trabalho e descanse. Não é hora de querer ficar treinando saídas, viradas, transições de forma desesperada.
2. Em relação a Alimentação:
  • dê preferência para carboidratos (massas, pães integrais, frutas),
  • evite as “besteiras”: lanches gordurosos, salgadinhos, refrigerantes e bolachas recheadas.
  • beba bastante liquido, cerca de 2,5 litros por dia e antes de cair na água para competir tenha bebido cerca de 400 a 600ml de liquido.
3. Em relação aos suplementos:
  • Evite qualquer suplemento que você não tenha feito uso durante os treinamentos. Na hora de competir não é hora de se testar nada!!!!
  • Dê preferências para os repositores energéticos antes de cair na água (por exemplo a maltodextrina, o carboendurance etc). Após as provas o melhor é fazer uso de uma mistura de carboidratos com proteína (nesse caso o Endurox R4 é uma excelente opção).
  • Sempre procure orientação de seu médico do esporte ou de seu nutricionista, fazer uso de suplementação porque o colega de raia usa ou porque o vendedor da loja falou que é legal - é roubada!!!!
4. Em relação ao descanso:
  • Procure dormir bem na semana antes da competição. Eu sei que muitas vezes bate aquela ansiedade, mas saiba que dormir é essencial para um ótimo desempenho.
  • Evite ficar no computador ou telefone até tarde da noite e evite refeições pesadas antes de deitar-se.
5. Dicas Finais:
  • Nunca deixe de fazer os exercícios de fortalecimento de ombro ou CORE porque estão no polimento. Logicamente, deve ficar atento para não fadigar seus músculos – por isso converse com seu fisioterapeuta para que ele possa adequar sua série de exercícios.
Bom Pessoal, acho que isso já é um bom começo. Agora vamos começar a pensar onde diariamente erramos e começarmos a mudar nossos hábitos em prol de um bom resultado. Mãos à obra e até mais.


“DOC” Gustavo Magliocca
Medico do E.C.Pinheiros e da Seleção Brasileira de Desportes Aquáticos

Nenhum comentário: