quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Quem foi Chico Piscina

by Ricardo Pantarotto (reproduzindo a apostila da FAP)

No final do mês acontece o Troféu Chico Piscina. Assim como o Kim Mollo essa competição também acontece em Mococa. E todos devem se perguntar o que Mococa tem de tão especial pra sediar duas das competições mais importantes para as categorias de base. Bom grande parte disso se deve justamente a Chico Piscina.

A seguir um trecho da apostila da FAP que conta a historia desse importante personagem da natação brasileira.

---

A saga de “Chico Quintino” começou no ano de 1931, quando o jovem sonhador deixou o Colégio Pedro Caetano de Poços de Caldas (MG) para estudar no internato do tradicional Colégio Arquidiocesano de São Paulo. O objetivo dos pais de Chico, Dona Bárbara Eufrausina e o Major José Quintino Pereira, era dar ao filho uma educação cultural mais apurada, pois a de berço ele já tinha.

Na época mais romântica da cidade de São Paulo, Chico ao lado de seus inseparáveis amigos, Cássio Figueiredo, Ariovaldo Vilela e Titilio Benedeti, freqüentava aos sábados durante a folga na escola um tanque natatório, localizado no bairro de Santo Amaro, que era alugado aos fins de semana para os apreciadores da natação.

Convencido pelos seus amigos de construir uma piscina em Mococa, Chico voltou a cidade e pegou os pais de surpresa, pois eles não esperavam pela volta do filho tão cedo. Assim que chegou à cidade, ele disse: “Meu forte não é o estudo, prefiro o trabalho da fazenda”. Com sinal verde dos pais, Chico iniciou a construção da piscina e a realizou de sua maior glória.

Em 1933, o sonho de Chico estava concluído. Uma piscina semi-olímpica (25 metros), com azulejo alemão, inteiramente murada, com arquibancadas e mais dois vestiários em forma de “V”. Finalmente, no dia 31 de março de 1934, a piscina foi oficialmente inaugurada durante um grande evento de natação, tendo como convidada a maior nadadora brasileira da época: Maria Lenk. Surgia aí o mito “Chico Piscina”.

Depois de concluído o sonho da construção da piscina, Chico decidiu ir mais além e com a ajuda do advogado Dr. Manoel Carlos Siqueira e do prefeito de Mococa, Antônio Lima Figueiredo, fundou no dia 13 de maio de 1934, a Associação Esportiva Mocoquense, quando Mococa recebeu os melhores nadadores do país. Na festa de inauguração, houve uma exibição da esquadrilha de aviões do Exército Nacional.

Desde então, as competições de natação na cidade de Mococa se tornaram tradicionais e muitos atletas nacionais e internacionais já tiveram a honra e o prazer de nadar na piscina de “Chico Quintino”.

---

Neste ano teremos sete pinheirenses representando a seleção paulista nessa tradicional competição. Confira a lista na outra matéria dessa edição.