terça-feira, 19 de maio de 2009

Surpresas de Maio

by Ricardo Pantarotto

A newsletter de Maio saiu bem atrasada, mas foi por um bom motivo, o primeiro título do ano da natação de base. Pinheiros, campeão do Sudeste Infantil e Juvenil.

Normalmente o grande evento para a natação de base paulista em Maio é o Troféu Kim Mollo. Todos sabem que eu adoro esse campeonato, gosto do clube, do ambiente, da cidade, da experiência e por ser a primeira grande meta de quem está começando. Esse ano, após três anos seguidos não "fomos" convocados devido a regra da 1a Região de não convocar quem já participou de seleções estaduais ou brasileiras, no ano anterior. Aliás abro um parenteses para parabenizar a 1a Região, adoro essa regra, acho extremamente saudável, e que deveria ser seguida pelas demais regiões, pois a cada ano abre-se espaço para mais nadadores vivenciarem essa experiência.

Na minha visão mais do que subir ao pódio, pontuar para a equipe ou melhorar os tempos, o mais importante é estar lá, competindo numa situação adversa e ter que dar o melhor de si. É claro que os nadadores não acham isso, o que eles querem mesmo é uma medalha, afinal foi com um lugar no pódio que eles foram convocados.

Enfim, como já noticiamos foram 31 atletas pinheirenses convocados (das 72 vagas possíveis) que contribuíram de forma decisiva para o décimo título da 1a Região, todos pontuaram em todas as provas e conquistaram 36 medalhas.

A surpresa deste Maio foi a participação das equipes Infantil e Juvenil no Sudeste. Essas categorias normalmente não participam mais dos Sudestes, focando nos campeonatos Paulistas e Brasileiros. Mas como foi em São Paulo e dava para encaixar no calendário de treinos, lá foram eles, com uma equipe de 70 atletas e mostraram a força destas categorias para este ano, conquistando o primeiro título do ano, de Campeão Geral do Sudeste Infantil e Juvenil. O formato da competição é interessante Infantis competem de manhã e Juvenis a tarde e os pontos são somados para ver quem é o campeão geral. O engraçado é que quando você não está acompanhando pessoalmente sua categoria, está na internet vendo os resultados online em uma grande torcida virtual.
E no último dia todos se juntaram para os Rev Medley e a premiação. Bem legal a integração das categorias torcendo por um objetivo comum. Espero que essa feliz coincidência de datas e locais aconteça mais vezes no futuro.

O que não foi surpresa em Maio foi a conquista do Troféu Maria Lenk pela equipe principal, pela sétima vez consecutiva e com quase o dobro de pontos do segundo colocado. Nem o recorde mundial do Felipe França foi uma surpresa para quem o acompanha de perto.

Temos ainda nessa edição, além da cobertura completa dos campeonatos acima mencionados mais um artigo do Dr Gustavo, o ping pong com o Taba e nosso Quiz Fotográfico, desta vez um verdadeiro desafio.

Preparem-se agora pois chegamos ao ponto alto do semestre, o Super Junho, onde tudo acontece. Confiram a programação no Vai Acontecer, não dá nem para piscar, se piscar alguém sobre no pódio e a gente perde a premiação.

Aproveitem e até a edição de Junho que promete estar recheada.

Nenhum comentário: