quarta-feira, 12 de março de 2008

Aconteceu

Primeira Pizzada do Ano (dia 29/2)
by Thais Pantarotto
Aconteceu na última sexta de Fevereiro a primeira “pizzada” do ano com a presença de atletas de praticamente todas categorias, técnicos e pais, com cerca de 80 pessoas. Como sempre mais um evento que vem contribuir para a integração entre as categorias. Assim que tivermos a data da próxima divulgaremos na sessão “Programe-se” (coluna da direita).

Projeto Padrinho (dias 27/2 e 5/3)
by Ricardo Pantarotto
Nas últimas três quartas- feiras (dias 27/2, 5/3 e 12/3) aconteceram as três primeiras etapas do projeto padrinho com os nados de borboleta, costas e peito. O Projeto tem a participação das equipes do Juvenil e Petiz. O objetivo é a integração das equipes, a referência para atletas menores e o desenvolvimento da auto-correção para atletas maiores. Confira abaixo a opinião de técnicos e atletas que participaram das três primeiras etapas.
Confira as fotos tiradas pela Rachel Miranda na nossa Galeria (na coluna da direita) ou clicando aqui.

Opinião do técnico
by Tiago Moreno (técnico do Petiz)
"Estamos fazendo nossa preparação para a temporada, trabalhando muito os quatro estilos da natação, sendo uma semana para cada estilo na ordem do medley (borboleta / costas / peito / crawl). Para isso se tornar um projeto ainda mais intensivo, pedimos aos atletas da categoria Juvenil que nos auxiliasse. Estamos tendo ótimos resultados com esse intercâmbio de gerações que acontecem todas as quartas. Obrigado ao técnico Taba da categoria juvenil pelo projeto e aos atletas juvenis pela força, dedicação, respeito e pirulitos, dados aos atletas do petizes."

Opinião dos participantes
by Camila Souto Maior (Petiz 1)
"Eu achei muito bom, pois as pessoas dentro da água conseguem ver mais detalhes do que as de fora. Foi muito legal, porque a gente recebe atenção extra, porque tem um olhando cada raia."

by Luiza Tofeti (Petiz 2)
"Eu achei muito legal, porque mesmo o nosso técnico corrigindo os nossos estilos o tempo todo, no dia do padrinho recebemos uma atenção quase individual e isso ajuda a lembrar do que erramos e fica bem mais fácil nadar."

by Luiza D. Sodré (Juvenil 1)
"Eu achei muito legal porque a gente percebe como é importante corrigir o que o nosso técnico pede. E como também é importante prestar atenção em todas as partes do nosso estilo o tempo inteiro!"

Dia ECP de Natação (dia 8/3)
by Tiago Moreno (técnico do Petiz)
Está se tornando uma grande tradição esse dia na categoria petiz, esse projeto teve início em 2005 com a turma de 1993 e 1994. Tem como objetivo entrosar as duas categorias e aperfeiçoar a técnica dos 4 nados, utilizando treino técnico e palestra com filmagem submersa dos nados. Temos também o nosso almoço gigante no Iguatemi, onde todos os atletas juntos almoçam no mesmo local para se conhecerem melhor fora do treino. Nesse 1º semestre de 2008, tivemos um número recorde de participação com 39 atletas envolvidos. Parabéns a todos os atletas e boa sorte em 2008.

Opinião de quem participou
by Luisa Pantarotto (Petiz 1)
"Eu achei bem legal o Dia ECP, porque tivemos gincanas bem legais junto com o treino da manhã, tivemos que procurar pelo clube 10 moedas de 10 centavos prateadas e depois procurar dentro da água, ganhamos pontos pela organização e por não errar nada. Gostei quando assistimos à palestra, porque descobri algumas técnicas dos estilos. No almoço comemos no McDonalds foi bem legal, gostoso e divertido. A tarde nadamos tentando fazer as técnicas que vimos na palestra. Foi tudo ótimo e estou muito ansiosa para o próximo Dia ECP."

Primeiro Regional Juvenil (dia 8/3)
by Felipe Umezawa (aux. técnico Juvenil)
O Torneio regional realizado sábado (08/03) na piscina de 50 metros da Universidade Santa Cecília em Santos, foi a primeira competição de piscina realizada pela equipe juvenil do ECP neste ano. Sua função foi, além de testar algumas provas diferentes para alguns nadadores, avaliar o desempenho dos atletas após as 7 semanas de base, servindo como futura referência com relação aos treinos mais específicos e o desempenho de cada atleta na sua prova.
Cada atleta participou de apenas 2 provas na etapa da manhã, sendo os 100 livre obrigatório. O desempenho dos atletas foi dividido em:
- “Excelente”, quando o mesmo melhorou o seu tempo na prova,
- “Bom”, se ficou próximo do seu melhor tempo (até 2,6s em provas de 200, 1,5s em provas de 100 e 0,5s em provas de 50),
- “Regular” caso não tenha obtido “Excelente” ou “Bom”
- “Não informado” quando não tinha tempo anterior para comparar

Os resultados foram os seguintes:
Excelente
Bom
Regular
Não informado
Total
19
10
08
20
56
A grande maioria obteve melhora do tempo nas provas mais longas e de estilos do que na prova de 100 livre (que serve de referência para a maioria), na qual era esperado uma manutenção, ou até uma piora de 1 a 2%, do melhor tempo. Esses resultados vão de encontro com o trabalho da base com duração de 7 semanas e foco no desenvolvimento aeróbio e coordenativo geral de todos os estilos.

Casamento do técnico Diego Lopez (dia 8/3)
by Ricardo Pantarotto
O técnico Diego anda desfilando com uma reluzente aliança no dedo, pelo jeito o casamento anunciado aconteceu mesmo no último sábado. A lua de mel vai ser em Portugal. Aproveitamos para desejar tudo de bom ao Diego e sua esposa Mônica.