quinta-feira, 27 de março de 2008

Índice Técnico - o que é ?

by Ricardo Pantarotto

Muitos devem ter ser perguntados ao ver os resultados de uma competição, o que exatamente quer dizer aquela coluna da direita "Índice". Acho que agora que competições acabaram de começar é uma ótimo momento para explicar isso.

O Índice Técnico utilizado nas competicoes no Brasil é o IPS (International Point Score). Ele foi desenvolvido pela publicação online SwimNews para permitir a comparação entre diferentes eventos. O IPS atribui pontos para a performance dos nadadores, mais pontos para os melhores do mundo, tipicamente 1000 ou mais. O IPS varia de 0 a 1100 pontos. No início de cada ano os pontos são calculados baseados nas melhores performances de todos os tempos e recalculados a cada ano. E existe um conjunto diferente de pontos para piscinas longas e curtas.

O IPS ou Índice Técnico permite que se compare eventos diferentes com nadadores de diferentes sexos e idades. Pode até ser usado para classificar as competições, esse ano ele foi usado na FINA World Cup Series.

A calculadora do IPS pode ser encontrada no site da SwinNews.

Um exemplo, quem tem a melhor performance em piscina curta um atleta Infantil 2 com 55:10 nos 100m livre ou um com 1:00 nos 100m costas. O do livre tem 744 pontos e o do costas 747 pontos. Logo o do costas tem melhor performance comparativa.

Algumas convocações para seleção, como por exemplo no Kim Mollo, utilizam o IPS como critério de desempate para convocação e muitas competições tem premiação para o melhor Índice Técnico de cada categoria.