quarta-feira, 12 de março de 2008

Dobras - perguntas e respostas

by Álvaro Taba (Técnico Juvenil)
(Perguntas e respostas sobre as dobras)

Para que servem as dobras de treino?
As dobras são de extrema importância para desenvolver o programa de treinamento por completo. Nós (tecnicos) entendemos os treinos como sessões e existem principios de treinamento que devem ser rigorosamente cumpridos e as chamadas "dobras" (que para nós técnicos são mais uma sessão de treinos) estão diretamente inseridos em 2 principios fundamentais:
1º principio de progressão de cargas: que corresponde no aumento progressivo das cargas de volume e intensidade durante a carreira de um atleta. Exemplo básico: o nadador que treinava 5 sessões por semana no ano, passa a nadar no outro 6 sessões e no outro deverá nadar 7 sessões e assim sucessivamente até chegar em casos que alguns atletas nadam 10 sessões por semana.
2º principio da adaptação: corresponde na busca da melhor adaptação ao meio. Existe uma rotina que nos cria facilidades para determinados movimentos, por sermos animais terrestres estamos constantemente treinando movimentos básicos para o atletismo, assim na agua, quanto maior nº de sessões mais adaptados ao meio liquido estaremos e portanto desenvolvendo melhores movimentos e sensações que possam nos auxiliar no deslocamento mais eficiente dentro da agua.

O que sua falta ocasiona em termos de performance para o atleta?
A falta nas dobras ocasiona no atraso do desenvolvimento performático do atleta, ou seja, determinados resultados que poderiam ser alcançados em um ano, serão alcançados talvez em 2 anos.

Qual a melhor forma de fazê-la? (Tempo de intervalo entre dobra e treino).
As dobras devem ser feitas em periodos diferentes. Estudos cientificos de adaptações das condições fisicas treináveis, mostram que, dependendo da intensidade aplicada, necessita-se de 12 a 48 horas para a repetição desse esforço. Portanto, as dobras de treino são importantes até para realizar remoções de residuos acidos que causamos em treinamentos de alta intensidade e para complementar trabalhos não realizados nos treinos principais.