quinta-feira, 27 de março de 2008

A Polêmica das Roupas Especiais

Aproveitamos a polêmica das roupas LZR Racer da Speedo para inaugurar uma nova sessão, "Enquete" (coluna da direita). Leia a reportagem, reflita a respeito e vote até o dia 7/4.

by Iara Soares (extraído do site Terra)

Ex-nadador levanta polêmica sobre roupas

Depois de 11 recordes mundiais superados desde o dia 16 de fevereiro por nadadores que usavam o novo maiô LZR Racer, da marca Speedo, as suspeitas de favorecimento já preocupam dirigentes e atletas. Para o australiano Kieren Perkins - dono de duas medalhas de ouro e duas de prata em Olímpiadas - a nova roupa pode estabelecer diferenças injustas entre os competidores.

"Não tenho nada contra os avanços tecnológicos, mas acredito que eles vão causar mais danos do que progressos ao dividir os nadadores entre aqueles que podem (ter a roupa) e os que não podem", afirmou Perkins, ao jornal britânico Daily Telegraph.

A roupa especial custa aproximadamente 550 dólares (cerca de R$ 955) e foi aprovada pela Federação Internacional de Natação (Fina), que fez uma ressalva para garantir o acesso a todos os competidores, principalmente com a aproximação dos Jogos Olímpicos de Pequim.

No entanto, alguns nadadores poderiam ficar para trás porque não obteriam os maiôs especiais a tempo ou porque suas equipes nacionais mantêm contratos com outros fabricantes. Com a roupa da Speedo, o francês Alain Bernard se destacou no Campeonato Europeu de Eindhoven, no último fim de semana, quebrando três recordes mundiais em um espaço de três dias.

"A natação sempre foi um esporte bastante puro, no sentido de que todos competem em igualdade de condições. Mas quando alguns possuem uma superioridade tecnológica graças ao equipamento, isso vai contra tudo que é maravilhoso no esporte", completou Perkins. A Speedo afirma que o LZR Racer possui dispositivos estabilizadores para manter a posição do corpo, painéis que aumentam o deslizamento do corpo e reduzem o arrasto, além de um tecido forte e leve que reduz as oscilações musculares e a vibração da pele.
Artigo Original

Leia Mais:
LZR Racer: Banned In Canada And Maybe At NCAAs
Jacco Joins LZR Racer Debate
Roupa especial será investigada após recordes na natação