quarta-feira, 17 de março de 2010

Mensagem - Cauduro

by Fernando Cauduro (Técnico da Equipe Petiz)

O Papel do Treinador

O que é essencial no treinador?

Em primeiro lugar, despertar e alimentar no jovem atleta a paixão pela atividade, pela modalidade que escolheu. Levá-lo a vestir a camisa daquele esporte, da equipe, do projeto. Transformá-lo, vamos dizer assim, com alguma força de expressão, num quase dependente daquela atmosfera. Cultivar a paixão nos seus atletas. Acho que é essa a primeira função do treinador. Será com jovens apaixonados pelo que fazem, comprometidos com o projeto no qual se envolveram, que o treinador formará as equipes. Escolherá as pessoas certas, não necessariamente as melhores. Até que ponto o melhor é o certo para aquela função, para determinada estratégia? Até que ponto o melhor estará disposto a se preparar com rigor, a se doar ao projeto? O que é ser o melhor, efetivamente? Talento e virtuosismo não podem ser os únicos critérios de análise do treinador.

O treinador deverá ter em mente que será, carreira afora, um servidor, um instrumento da realidade de seus atletas. Não deverá ser, jamais, o protagonista: seu papel é o de possibilitar aos atletas se beneficiarem do potencial de cada um e da equipe, possibilitar-lhes fazer o melhor, individual e coletivamente. Ajudará constantemente o atleta a aprender, o desafiará, sempre, a fazer um melhor. Não será, nunca, conformista em relação ao atleta, “ah, esse é o nível a que ele pode chegar”. Não!!! Há sempre alguma coisa mais a ser feita.

O líder não vai apenas comandar a equipe; estará constantemente se atualizando, descobrindo o novo, novas maneiras de extrair mais dos comandos, de levá-los a fazer melhor. Aplicará os princípios de forma universal, mas não dará a todos, indistintamente, o mesmo tratamento: tratará pessoas diferentes de forma diferente. Quem tem mais talento, não terá, por isso, tratamento especial, mas será exigido de forma diferente. Quem tem menos talento será proposto, conforme a circunstância, não um duro desafio, mas algo cuja realização tenha reflexo imediato na melhora de sua auto-estima. Tudo sem rotular as pessoas. Às vezes, a aparente falta ou insuficiência de talento é apenas deficiência do líder em detectá-lo.

Não cabe ao treinador, em hipótese alguma, imaginar, muito menos proclamar, que um jovem atleta “não dá para isso”. Não dá mesmo ou há nele qualidades que não soubemos determinar? Ele até pode mostrar certa dificuldade de fazer algumas coisas, mas certamente é muito capaz de realizar outras. Será um erro encará-lo pela ótica negativa, destacar o que aparentemente não sabe fazer.

Se pusermos de lado alguns raros casos que se contam nos dedos das mãos, treinadores não são pais – passionais e parciais, segundo o juízo caricato. Mas terão de amar os seus atletas, mesmo aqueles com os quais não tenham muitas afinidades, bem como os dois ou três de quem eventualmente não “gostem” tanto. O amor do treinador é querer o melhor para seu atleta, o resultado sustentado, a evolução. Elogiar, reconhecer o mérito são manifestações desse amor, assim como, quando é necessário, endurecer, repreender, punir. A visão do treinador contempla objetivos lá na frente. Para mostrar o caminho, cuidar para que o foco não se perca, ele terá às vezes de intensificar exigências, tomar atitudes duras, propor medidas e desafios não inteiramente compreendidos naquele momento.

O treinador é o articulador de tudo, o inspirador dos seus jovens, o orientador. É, como dizem os americanos, o coach, o fio condutor, aquele que conduz (a palavra vem de stage coach, diligência, carruagem, condução nos Estados Unidos das travessias épicas). Se o coach perde as condições de conduzir a equipe, não se cumpre a viagem, não se chega ao objetivo.

Texto adaptado do livro "Cartas a um jovem atleta" (Capítulo 25: O Papel do Treinador) de Bernardo Resende (Bernardinho)

Um comentário:

Gino disse...

Grande Fernando, parabens e sucesso nesta no missão, fazer dos jovens,,,grande homens,,os atletas são consequencia. Continue a trilhar o caminho da humildade e simplicidade. Estou torcendo por todos vocês. Grande Abraço.

Gino Degane Tecnico Praia Clube